quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cassações de prefeitos e vices estão se tornando rotina em 2013




Até tempos atrás dizia-se que para cassar prefeito era muito difícil , que diante de processos contrários eles gastavam ordens faraônicas com advogados e que também por causa da morosidade da justiça iam ficando no poder e assim quando saísse a sentença já teriam cumprido tranquilamente o mandato. Mas, pelo andar da carruagem as coisas estão mudando, está havendo agilização na justiça nos âmbitos federal e estadual e prefeitos e vices têm sido cassados com frequência neste ano de 2013, em especial. Não foi porque foram diplomados após a vitória de 7 de outubro passado e tomado posse em 1º de janeiro que isso lhes garantiria o poder sem qualquer ameaça. Em 2013, todos os dias tem notícias de prefeitos, vices e até coligações inteiras cassados.

No dia de ontem 02 de julho a imprensa nacional divulgou vários processos de cassação:

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito e vice-prefeito de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, na tarde desta segunda-feira (1º). Os dois já foram afastados do cargo. Quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara Municipal, Antonio Cezar Creplive (PSDB).

A juíza Carmen Verônica Calafange, julgou procedente o pedido de cassação da prefeita de Equador no estado do Rio Grande do Norte, Noeide Sabino (DEM), e do vice-prefeito Joady Gomes (DEM), tendo em vista captação ilícita de votos e abuso de poder econômico nas últimas eleições municipais.

O prefeito de Monte Castelo, no Planalto Norte no Distrito Federal, Aldomir Rosskamp (PMDB) e seu vice Alcides Malikoski (PT) teve o mandato cassado pela Justiça, em primeira instância, na tarde desta terça-feira.

Marco Antônio Macedo Ferreira, juiz eleitoral da cidade de Itapagipe, MG – proferiu sentença no processo AIJE no qual condena o atual prefeito da cidade, Dirlei Barbosa e seu vice Marcos Vinicius (Quinha), ambos do partido de Aécio Neves o PSDB, a perda de seus cargos e direitos políticos. A sentença diz que o cartório eleitoral deve oficializar a decisão aos representantes partidários e que o segundo colocado deverá tomar posse imediatamente, Jerônimo Donizete, conhecido como Jero ou Jerominho do PR. O juiz acatou três acusações: compra de votos, condutas vedadas e abuso de poder econômico. Agora o presidente da Câmara de Vereadores de Itapagipe terá que dar posse imediatamente a Jero, conforme determinou o juiz eleitoral.

Aqui no Estado do RN a semana passada houve cassação na cidade de Lagoa Salgada, esta semana foi a cidade de Equador e será que ainda teremos mais? Só o tempo dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário