domingo, 31 de março de 2013

Diretor do Hospital de Cruzeta/RN morre em um acidente em PE




A população de Cruzeta acordou hoje com a noticia da morte, na noite deste sábado, (30), na cidade de Recife/PE, vítima de um acidente, do enfermeiro e atual diretor do hospital de Cruzeta, Aníbal Maia, de 40 anos e natural de Paulista-PE.

Aníbal trabalhava e residia na cidade de Cruzeta há vários anos e era bastante conhecido pelo seu lado humilde e solidário. Ele também chegou a trabalhar na cidade de Caicó. Informações preliminares dão conta que Aníbal se acidentou em uma moto que teria colidido com um caminhão, próximo a Paulista/PE, onde residia seus familiares e onde, provavelmente, ocorrerá seu sepultamento.

Comoção

O choque na cidade de Cruzeta foi geral. Segundo depoimentos de moradores da cidade, Aníbal era muito mais que um enfermeiro,ele conseguiu humanizar a saúde pública do município com seu estilo solidário e altruísta.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeta lamentou a morte do profissional.”Porque a gente nunca espera o que é esperado.Tantos planos, tantas ações….sem palavras pra tanta tristeza”, dizia a nota da Secretaria Municipal de saúde e de seus profissionais.

Sargento da PM é preso suspeito de estuprar uma jovem na Grande Natal


Um sargento da Polícia Militar, de 37 anos de idade e 21 de carreira, foi preso na madrugada deste sábado (30) suspeito de estuprar uma jovem de 30 anos no município de Macaíba, na Grande Natal. Segundo o delegado Pedro Paulo Falcão, um dos titulares da Plantão Zona Sul, o policial nega o crime, mas admite ter mantido relações sexuais com a vítima e afirma ter pago a ela R$ 50. De acordo com o comandante geral da corporação, coronel Francisco Araújo Silva, o sargento é lotado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, é casado e tem filhos.

Em depoimento, a jovem afirma que o crime aconteceu ainda na noite da sexta. Ela disse que estava caminhando pela rua Getúlio Vargas, no bairro Monte Castelo, em Parnamirim, quando o sargento se aproximou em um Gol de cor prata. De arma em punho, ele a obrigou a entrar no carro, seguindo com o veículo para Macaíba. Durante o trajeto, ainda de acordo com os relatos da vítima, o policial a forçou a fazer sexo oral. Em determinado momento, no acostamento da BR-304, ela acrescentou que o PM parou o automóvel e a estuprou ali mesmo, na beira da pista.

Após ter sido abusada sexualmente, a jovem contou que o policial a levou de volta para Parnamirim, a deixando em um posto de combustíveis na marginal da BR-101. O delegado revelou que a mulher conseguiu memorizar a placa do carro e chamou a polícia. Ela foi socorrida ao hospital e outra guarnição seguiu em diligências para localizar o suspeito.

O Gol prata, pertencente ao sargento, foi encontrado no bairro Bela Vista, também em Parnamirim, onde o sargento reside. Em casa, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Plantão Zona Sul, em Natal, onde a vítima reconheceu o sargento.

Segundo o delegado, o sargento negou ter estuprado a moça, mas admitiu ter tido relações sexuais com ela, pagando R$ 50 por um suposto programa. Contudo, diante das acusações e reconhecimento por parte da vítima, o policial foi autuado em flagrante por estupro e conduzido para o quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), onde permanece preso e à disposição da Justiça.

"Só temos a lamentar. Ele responderá criminalmente pelo estupro e administrativamente pelo desvio de conduta", acrescentou o coronel Araújo.

Fonte:G1 RN

Uma tentativa de homicídio foi registrada na tarde deste sábado, em Florânia


REVÓLVER APREENDIDO

Na tarde deste sábado, 30, por volta das 17h00 min., a PolícIa Militar da cidade de Florânia recebeu uma ligação dando conta de que teria havido uma tentativa de homicídio na Serra do Cajueiro, naquele município. Chegando ao local, conhecido como Bar do Edson, os Policiais obtiveram a informação de que, após uma rápida discussão, entre as pessoas de João de Melo Bezerra, vulgo Janjão, 33 anos e Raimundo Pedro da Silva Neto, vulgo Neto de Nengo, 25 anos, este último, teria deixado o bar, voltando em seguida, de posse de um revólver e desferido um tiro a queima roupa, no abdômen de João de Melo.

Após sofrer o disparo, a vítima teria corrido para o interior do bar, mas foi perseguida por Raimundo Pedro, que ainda conseguiu fazer mais um disparo, sendo que não acertou a vítima, uma vez que foi atrapalhado por um popular que segurou na arma, no momento do tiro. Ainda, de acordo com as informações repassadas à Polícia, a vítima, ainda consciente, entrou em luta corporal com o agressor, mas acabou sendo atingida com duas cutiladas de faca nas costas.

Após a agressão, Raimundo Pedro fugiu do local, deixando a arma, um revólver calibre 32, que se encontra apreendida. A Polícia Militar de Florânia, Tenente Laurentino e Santana do Matos fizeram várias diligências durante a noite, na tentativa de localizar e prender o acusado, porém não obteve êxito.

João de Melo foi socorrido às pressas para o hospital de Florânia, e logo foi transferido para Currais Novos, onde passou por precedimentos médicos e, em seguida, foi levado para o Hospital Walfredo Gurgel  em Natal, onde passou por cirurgia. Seu estado de saúde é considerado estável.

Confirmado mais um homicídio em Currais Novos


VÍTIMA


No último dia 28 de Marco, o corpo de José Vital Roberto, (Deca) de 49 anos, residente na Rua Chiquinho Batista, 218, foi encontro sem vida na própria casa. Segundo o médico legista Dr. José Fernandes, a vítima foi morta a pauladas, e quem o fez as efetuou tinha a intenção de matar, dadas as três perfurações no crânio.

O acusado é um cidadão conhecido por Abraão Victor, que mora na Rua 03 de Maio, no Bairro Gilberto Pinheiro, e que estava com Deca desde a tarde bebendo vinho na residência da vítima.

O acusado visitava a casa dos pais da vítima e inclusive jogava baralho com os familiares e ainda chamava a mãe de José Vital de madrinha.

A reportagem do Blog jotadantas.com esteve com a família de Deca, que está bastante sentida e espera que a justiça seja feita e quem tiver feito esse ato cruel seja punido. Os pais estão de posse de um caibro com prováveis marcas de sangue e devem levar para a DP de Currais Novos na próxima segunda-feira (01).

Na Rua existem várias testemunhas de que o acusado saiu tarde da noite da casa da vítima e chegou a passar em um espetinho no mesmo bairro, onde observaram muito nervosismo do mesmo. E também obtivemos informações de pessoas que viram a hora exata em que o mesmo saiu, onde ainda estava passando a novela das 09 da Globo, e depois disso se ouviu uns gemidos e na manhã do dia seguinte apareceu esta triste noticia.

AGORA É COM OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS.

sexta-feira, 29 de março de 2013

CURRAIS NOVOS - Grande quantidade de peixes mortos no açude dourado


Hoje (29) visitamos o açude dourado para saber a quantidade de água que o mesmo havia tomado, mas chegando lá ficamos surpresos com a quantidade de peixes mortos e outros morrendo na beira da água.
É necessário um estudo técnico para verificação se o que está ocorrendo é natural ou causa de algum tipo de veneno. Estivemos com um pescador e o mesmo nos falou que tem mais de 30 anos que pesca e até hoje nunca havia visto este fato acontecer na cidade de Currais Novos.


Agora veja as fotos que nós tiramos agora a pouco mais precisamente as 11 h:

Moto foi furtada nessa manhã na cidade de Cerro-Corá


ILUSTRATIVO

Por Sd PM J. Júnior
Por volta das 06h50 de hoje (29-03-13) uma moto Yamaha YBR ano 2007, de cor preta, de placas MXT-9824 pertencente ao senhor DAMIÃO RAIMUNDO DA SILVA foi furtada do centro da cidade de Cerro Corá. Segundo informações repassadas pela Polícia Militar o dono da moto parou no centro deixou a chave da ignição enquanto entrava num comércio e um desconhecido ligou a moto e saiu com sentido ignorado.
A Polícia está em diligência à procura do acusado e da motocicleta. Qualquer informação que leve ao paradeiro desse ladrão pode ser repassada para o 190.

Casal é executado a tiros dentro de casa em bairro da zona Oeste de Natal


A Polícia Militar do Rio Grande do Norte registrou quatro homicídios entre a noite de ontem e a madrugada desta sexta-feira (29) na região da Grande Natal. No bairro de Felipe Camarão, um casal foi executado a tiros dentro de casa. O crime, segundo a PM, aconteceu na rua Santa Helena. Os suspeitos são três homens que arrombaram a residência e depois fugiram em um carro preto. Vizinhos relataram que ouviram uma conversa e logo em seguida vários disparos.

As vítimas foram identificadas como Jackson Rafael Siva de Brito, de 17 anos, e Janiele de Morais Teixeira, de 21. A polícia desconfia que o crime tenha sido motivado por um acerto de contas e suspeita também que o casal tivesse envolvimento com o tráfico de drogas.

Ainda na zona Oeste de Natal, um homem foi morto a tiros no bairro de Cidade Nova. Fraterno Marcelino da Silva, de 33 anos, estava em um bar localizado na rua Solange Nunes Nascimento quando um homem em uma moto chegou e atirou à queima-roupa. A polícia não tem pistas do que motivou o homicídio.

O quarto crime, ainda segundo a PM, aconteceu em Parnamirim, no bairro Rosa dos Ventos. Suemerson Costa da Silva, de 17 anos, estava perto de casa com alguns amigos quando dois homens em uma moto se aproximaram e começaram a atirar. O adolescente correu para a residência de um vizinho, mas não conseguiu se esconder. Ainda não há informações do que pode ter motivado o crime.

Fonte:G1 RN

Reclamação do povo, Lâmpadas queimadas na Praça Cristo no Centro da cidade




Nosso Blog de Currais Novos recebeu várias reclamações do povo de Currais Novos, onde as fotos mostra um monte de lâmpadas queimadas no centro da cidade. O pessoal fala que existem dezesseis lâmpadas na Praça Cristo Rei, sendo que sete estão queimadas.


Pedimos a Prefeitura Municipal de Currais Novos as substituições das lâmpadas queimadas, para que a praça não continue as escuras.

Assaltantes invadem loja de doces e roubam ovos de Páscoa



Uma ação criminosa inusitada foi registrada pela polícia, na noite desta quinta-feira (28), no bairro de Lagoa Seca. Homens armados invadiram uma loja de doces e roubaram vários ovos de Páscoa. O roubo aconteceu por volta das 18h, quando o estabelecimento estava prestes a ser fechado.

De acordo com informações repassadas pela Delegacia de Plantão da Zona Sul, o assalto foi realizado por três pessoas. Logo que entraram na Docelândia, os bandidos já anunciaram o assalto e colocaram clientes e funcionários em um canto de parede, de forma que eles pudessem evitar algum tipo de reação.

Em seguida, o trio começou a recolher objetos pessoais das vítimas que estavam no interior da loja, como celulares e dinheiro. No entanto, o que chamou atenção da polícia é que eles recolheram dezenas de ovos de Páscoa.

Os bandidos chegaram a pedir que os funcionários da loja embalassem os ovos e colocassem em sacolas. Além disso, os assaltantes levaram uma quantia ainda não revelada do caixa da loja. A Polícia Militar foi acionada logo após o crime e ainda realizou várias diligências, no entanto, nenhum suspeito.

Fonte:Portal BO

Operação Sinal Fechado será julgado pelo mesmo juiz que condenou Carla Ubanara e George Leal


O processo da Operação Sinal Fechado será julgado por um novo magistrado. O juiz titular da 6ª Vara Criminal, Guilherme Newton do Monte Pinto, alegou suspeição no julgamento da ação judicial e os 500 volumes que compõem o processo serão encaminhados à 7ª Vara Criminal, cujo titular é o juiz José Armando Ponte Dias Júnior, o mesmo que condenou Carla Ubarana e George Leal à prisão na terça-feira, 26. A Operação Sinal Fechado foi deflagrada pelo Ministério Público Estadual em novembro de 2011 e levou à prisão 12 pessoas supostamente envolvidas num esquema de corrupção a partir da implementação da obrigatoriedade da inspeção veicular na frota em circulação no Rio Grande do Norte.

George Olímpio foi preso, ao lado de outras 11 pessoas

Originalmente, a denúncia oferecida à Justiça pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público foi distribuída, por sorteio, para a 5ª Vara Criminal. Entretanto, o magistrado por ela responsável alegou suspeição e o processo seguiu, por critério de substituição, para a 6ª Vara Criminal. Em 18 de novembro de 2011, a denúncia foi acatada pela juíza Emanuella Cristina Pereira Fernandes, que substituiu o juiz titular da 6ª Vara, Guilherme Pinto, enquanto ele esteve à disposição da Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), como juiz auxiliar.

Ao retomar as atividades no Fórum Miguel Seabra Fagundes, na titularidade da 6ª Vara Criminal, Guilherme Pinto analisou parte do conteúdo do processo e, no dia 12 de março passado, declarou suspeição por motivos de foro íntimo. Como consequência, um novo magistrado irá assumir o julgamento da causa. Questionado sobre o tempo que seria dispendido com a mudança de julgador, Guilherme Pinto esclareceu que a troca de juiz seria inevitável. Isto porque, com o seu retorno para a 6ª Vara, a juíza substituta Emanuella Cristina, passaria o caso para outro magistrado.


Ação investiga 34 pessoas por suspostas fraudes


O juiz Guilherme Pinto ressaltou que o processo da Operação Sinal Fechado é complexo e muito extenso. A peça judicial é composta por 500 volumes e, cada um deles, com aproximadamente 200 páginas. Ou seja, o processo poderá ter até 100 mil páginas. Um complicador, que atrasou o andamento da ação judicial foi a localização e intimação de, aproximadamente, uma centena de testemunhas arroladas pelos réus. Muitas delas, em diferentes estados brasileiros.

Entretanto, o processo deverá seguir para a 7ª Vara Criminal num estágio avançando de investigação e julgamento. Apesar da dificuldade apontada pelo juiz, segundo a secretaria da 6ª Vara Criminal, para a citação de todos os 27 réus do processo, todas as defesas prévias foram recebidas.

Caso o juiz titular da 7ª Vara Criminal acolha o processo, deverá marcar a audiência de instrução. Em um primeiro momento, o magistrado ouvirá as testemunhas arroladas; em seguida, os réus e, por fim, as alegações orais do MP. Entretanto, como o processo da Operação Sinal Fechado é considerado complexo, poderá ocorrer o pedido de alegações memoriais (por escrito). Isto ocorrendo, a sentença demorará um pouco mais para ser proferida.

Jardinense tem ônibus barrado na BR-406 por superlotação


Um ônibus da empresa Jardinense foi interceptado por Policiais Rodoviários Federais no quilômetro 294 da BR-406 por superlotação. Segundo fiscais da PRF, o veículo que saiu da rodoviária de Natal às 15h de ontem com destino a Caicó estava trafegando acima da capacidade de passageiros, com pessoas em pé e em outros casos com a numeração de poltrona igual para três pessoas.

Passageiros ficaram esperando outros ônibus da empresa para seguirem os seus destinos

De acordo com a passageira Cristina Augusta, crianças e pessoas chegaram a desmaiar com a superlotação. “Se o ônibus não fosse parado o trajeto da gente ia ser muito complicado”, disse a passageira. Cristina contou que o número de passageiros aumentou no conhecido posto do Dudu, em Parnamirim, onde muitos pegam os ônibus intermunicipais.

“A confusão”, contou ela, “começou no posto, quando um dos passegeiros disse que havia comprado passagem antecipada há 15 dias, mas estava sem poder sentar na poltrona escolhida porque ela estava ocupada por uma pessoas que tinha o mesmo bilhete. Eles [a empresa] continuaram a vender, mesmo sabendo que todo os lugares estavam ocupados”.

João Maria, que se identificou como fiscal da empresa, refutou a versão dos passageiros, dizendo apenas que o ônibus estava parada por causa de problemas mecânicos. “A bateria arriou e a marcha deu problema, mas não estamos irregulares”, disse ele. Sobre as denúncias de Cristina Augusta, João Maria disse que ela havia comprado passagem de estudante, mas não estava com a carteira para comprovar a condição.

Enquanto o ônibus estava parado em frente ao posto da PRF, os passageiros que desceram foram aos poucos sendo recolocados em outros veículos da linha. Dois ônibus foram deslocados para resgatar os passageiros, segundo o dono da empresa, José Baltazar. Às 17h30, vários passageiros ainda aguardavam a chegada do segundo veículo. O fiscal da empresa justificou o atraso pelo congestionamento na BR-406, no final da tarde, devido ao feriado da Semana Santa.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Onde anda os medicamentos da Farmácia Publica da Prefeitura de Currais Novos


Fui procurado em Currais Novos por um cidadão que estava p…da vida e eu diria que com toda razão.

Veja a receita onde consta o carimbo apenas no AAS.

O cidadão cujo nome me reservo o direito de preservar me apresentou uma receita na qual contem varias prescrições. Tais como; AAS infantil, Sinvastatina, Hidroclorotiazida, Losartana e Metformina.

Segundo o cidadão e conforme está marcado na receita, ele quase volta pra casa sem nada, em outras palavras, com as mão abanando, o único medicamento que ele conseguiu na farmácia da prefeitura de Currais Novos, foi o AAS INFANTIL, veja a receita.

Para quem não sabe, o Hidroclorotiazida e Lazortana são usados para o controle da pressão, a Metformina é para portadores do Diabetes, Sinvastatina é usado por pessoal quem tem problemas de entupimentos nas artérias e o AAS é usado para afinar o sangue.

Nisso fica uma pergunto direcionada a Secretaria de Saúde de Currais Novos, que vai acompanhada de uma afirmação, onde anda os medicamentos da Farmácia Publica da Prefeitura de Currais Novos, por que essa informação é real, eu fui até a Farmácia para constatar a veracidade da informação.

Testes de Direção em Currais Novos será nos dias 08, 09, 18 e 19 de Abril




A Subcoordenadoria de Trânsito do Detran/RN divulgou nesta quarta-feira(27) o cronograma de datas do mês de abril para a realização dos exames práticos de direção veicular no interior do Estado. Durante os 22 dias de operação, os candidatos dos Centros de Formação de condutores de 19 cidades serão atendidos.

Com os novos peritos examinadores que passaram a compor a equipe no mês de março, abriu-se a possibilidade de que os testes sejam aplicados em duas cidades simultaneamente. Este será o caso da primeira semana, momento em que uma parte dos peritos estará em Mossoró enquanto que outra turma percorrerá as cidades de São Paulo do Potengi, Ceará Mirim, Canguaretama, Goianinha e Passa e Fica.

Os novos examinadores foram capacitados gratuitamente pelo Detran/RN em parceria com o SEST/SENAT entre os meses de novembro de 2012 e janeiro de 2013. A Comissão de Exame de Direção Veicular passou a ser composta por 36 examinadores, um incremento de 40%. Também em virtude disso, as cidades que possuem maior demanda, como Caicó, Ceará Mirim, Currais Novos, Mossoró e Santa Cruz, foram contempladas com mais dias de operação. Destaque para Currais Novos e Mossoró, municípios onde a operação será desenvolvida durante quatro e cinco dias, respectivamente.

Segundo o Diretor-Geral do Detran/RN, Willy Saldanha, a perspectiva é que antes do meio do ano essa demanda reprimida esteja zerada. Ele salientou que a demanda sempre existirá, mas que permanentemente o Órgão vai levar sua equipe de examinadores para visitar as cidades do interior.

Neste mês de março, foram realizadas 4.200 provas de direção veicular em 19 cidades do interior, atendendo usuários de 28 centros de formação de condutores.

Cronograma Exame de Direção Veicular – Datas de Abril 2013

01 a 05- Mossoró

01 - São Paulo do Potengi

02- Ceará- Mirim

03- Canguaretama

04- Passa e Fica

05- Goianinha

08 e 09- Currais Novos

10- Tangará e Nísia Floresta

11- Nova Cruz

12- Santa Cruz

15 e 16- Caicó

17- Jucurutu

18 e 19- Currais Novos

22- Parelhas

23- Jardim do Seridó

24- Santa Cruz

25- Ceará- Mirim

26- João Câmara e Macau

29- Apodi

30- Pau dos Ferros


Fonte:Detran RN

Corpo de um homem é encontrado na manhã de hoje em Currais Novos



Por volta das 7 horas desta quinta-feira (28), o cidadão José Vital Roberto, (Deca) 48 anos, residente na Rua Chiquinha Batista, no Conjunto Gilberto Lins, no Bairro Paizinho Maria, foi encontrado morto em sua residencia.

Ainda é precipitado mencionar informações da causa morte, no entanto o ITEP foi acionado e dará o laudo. O corpo foi encontrado por moradores nesta manhã, e segundo populares, por volta das 21 horas de ontem, foi ouvido um barulho e em seguida gritos, sussurros.

A vítima havia bebido durante a noite com um cidadão conhecido por Vitor, que reside no bairro do Brejo.

Deca havia parado de beber há dois anos e voltou na noite de ontem. Ele era filho de uma família de pessoas simples e boas, que lamentam e muito a partida do mesmo.

Não foi possível ver se existe marcas de violência pelo corpo, contudo há suspeita de um homicídio e só posteriormente com a necropsia, será possível ter a conclusão exata do acontecimento.

A Policia Militar fez o isolamento, e encontra-se à espera do órgão competente.

Candidatos que não votaram nas três últimas eleições também devem regularizar título




Falta cerca de um mês para o fim do prazo – 25 de abril – para que os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições compareçam ao cartório eleitoral e regularizem sua situação junto à Justiça Eleitoral. A medida também vale para aqueles que pretendem se candidatar às eleições gerais de 2014. Quem não o fizer terá o título eleitoral cancelado.

O eleitor que não regularizar a sua situação eleitoral sofre uma série de restrições, entre elas, não pode se candidatar a cargo eletivo. De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), entre outros documentos, o pedido de registro de candidatura deve conter a certidão de quitação eleitoral.

A certidão de quitação eleitoral certifica a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e a apresentação de contas de campanha eleitoral.

Eleitores faltosos

Até esta segunda-feira (25), 20.860 (1,377%) eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições já regularizaram a situação junto à Justiça Eleitoral em todo o país, do total de 1.514.622 eleitores na mesma situação.

O eleitor que não regularizar a sua situação eleitoral sofre uma série de restrições, entre elas, não poder ser candidato a cargo eletivo, não poder tirar passaporte, realizar concurso público e nem se matricular em instituição de ensino público.

O eleitor que tiver o nome incluído na relação que a Justiça Eleitoral divulgou em fevereiro deste ano deverá comparecer ao cartório eleitoral até o dia 25 de abril para regularizar sua situação, portando documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

A Justiça Eleitoral ressalta que não será expedido qualquer tipo de notificação ao eleitor, seja de forma impressa (correspondência) ou eletrônica (e-mail), sobre a situação do título. O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013.

Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.

Os eleitores no exercício do voto facultativo – menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos – não serão identificados nas relações de faltosos. As pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso também não terão o título cancelado.

O eleitor no exterior que deseja regularizar a sua inscrição eleitoral deverá comparecer à repartição consular ou Embaixada do Brasil que atenda a sua localidade. O interessado deve portar documento oficial de identificação, ou comparecer a qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor, quando retornar ao Brasil.

A atualização cadastral acontece sempre no ano posterior às eleições – ou seja, nos anos ímpares – e é um dos primeiros passos para a depuração do colégio eleitoral brasileiro com vista à eleição seguinte.

Números por Estado

Maior colégio eleitoral do Brasil, o Estado de São Paulo registra o maior número de eleitores que poderão ter o título cancelado, um total de 372.441. Em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 145.867, e Bahia, quarto colégio eleitoral do país, com 132.503.

Entre os municípios, São Paulo (capital) também se destaca com o maior número de eleitores irregulares passíveis de cancelamento do título: 117.996 no total. Em segundo lugar está a cidade do Rio de Janeiro, com 46.462, e, em terceiro, Salvador, com 39.302.

As capitais com menos faltosos são Goiânia-GO e Aracaju-SE (4), Maceió-AL (5) e Curitiba-PR (7). Porto Velho não tem nenhum faltoso.

Eleições anteriores

A atualização cadastral ocorre sempre no ano posterior às eleições. Em 2011, 1.395.334 eleitores tiveram seus títulos cancelados por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições realizadas até 2010.

Em 2009, o total de títulos cancelados foi de 551.456, isso para os eleitores que completaram, nas eleições municipais de 2008, três eleições sem votar ou justificar a ausência. Em 2007, 1.640.317 documentos foram cancelados.

Em 2006, ano posterior ao referendo realizado em 2005, a Justiça Eleitoral retirou dos seus cadastros 569.899 títulos eleitorais. Já em 2005, foram cancelados 1.081.721 documentos, após o registro das ausências ao pleito de 2004.


Fonte:TRE RN

Em operação do Ipem-RN nesta quarta-feira, 18 veículos têm tacógrafos reprovados



Nesta quarta-feira (27), fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram uma operação de fiscalização em cronotacógrafos. O local da ação foi o Posto da PRF em São José de Mipibu, na Grande Natal, onde 75 veículos entre caminhões, ônibus e vans foram verificados. No total, 18 apresentaram irregularidades no instrumento.


O chefe de gabinete do Ipem, Alex Reginaldo, lembra que a verificação periódica dos tacógrafos é obrigatória. “Esse equipamento é importante pois, através dele, pode-se obter informações sobre a velocidade em que o veículo se encontrava no momento de um acidente, por exemplo”, explica.


De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o instrumento deve ser verificado a cada dois anos. Além das fiscalizações em rodovias, durante todo o ano o Ipem-RN realiza inspeções periódicas em garagens de empresas de transporte.


Os condutores dos veículos cujos tacógrafos estavam irregulares assinaram um termo de ocorrência, e as empresas responsáveis pelo transporte serão autuadas. Após o término de processo administrativo, elas poderão ser multadas e são obrigadas a regularizarem o instrumento.


TACÓGRAFO
O equipamento, que funciona como uma espécie de caixa preta do veículo, registra velocidade, tempo e distância percorrida pelo automóvel. Ao analisar essas informações, que são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo, é possível descrever o comportamento do motorista.


O instrumento passou a ter uma importância ainda maior com a Lei do Descanso dos Caminhoneiros, que determina que os condutores devem ter repouso de no mínimo 11 horas por dia, além do descanso de 30 minutos a cada quatro horas ininterruptas de direção.


A regra vale para motoristas que transportam carga maior que 4.536 quilos, profissionais de transporte escolar e de passageiros em veículos com mais de dez lugares. Por meio dos registros no tacógrafo do veículo, é possível verificar se realmente o condutor faz as paradas após os períodos determinados.


Fonte:IPEM RN

Policiais federais indicam outros crimes supostamente praticados por delegado condenado


O delegado da Polícia Federal Adauto Gomes da Silva Júnior, condenado a sete anos e seis meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, por vazamento de informações sigilosas, também é suspeito de outros crimes, de acordo com a fundamentação feita na sentença da juíza Cíntia Menezes Brunetta. Em depoimento à Justiça, duas testemunhas, incluindo outro delegado da PF, apontaram suspeitas de homicídio e de participação em grupo de extermínio.

Na sentença da juíza, no processo de número 0001791-59.2011.4.05.8401, consta como uma das fundamentações que uma testemunha, indicada como delegado da Polícia Federal que participou da apuração administrativa da conduta do acusado, afirmou em Juízo, “que várias pessoas da cidade de Mossoró e de Natal/RN já possuíam desconfiança da existência de condutas desabonadoras, incluindo suspeitas de homicídio e de participar de um grupo de extermínio, que seria também composto por Policiais Militares”.

A testemunha “ainda asseverou que há suspeitas de que a família do réu pratica agiotagem, sendo que o acusado utilizaria da sua condição de Delegado para atingir concorrentes de seus familiares”. Tais informações fizeram com que equipes da Polícia Federal levantassem desconfiança da presença do delegado Adauto Gomes em reuniões sobre investigações.

Outras declarações de uma testemunha, agente da Polícia Federal, “também apontam que ADAUTO não mantinha uma conduta adequada para o cargo que exercia, tendo afirmado que, em operações anteriores, os alvos muitas vezes visitavam o gabinete do acusado, e se referiam a este como sendo o ‘meu Delegado’. Relatou ainda que outro alvo de investigação chegou a querer marcar almoço com o réu. Prosseguiu aduzindo que os contatos que ele viu eram feitos na Delegacia, mas havia indícios de que eles (o réu e os alvos de investigações) se encontravam fora”.

A condenação do delegado Adauto Gomes, na Justiça Federal em Mossoró, foi referente ao vazamento de informações durante a Operação Serra Negra, em ação movida pelo Ministério Público Federal. Ele teria informado a informou Karla Micaelly Fernandes da Silva, através de um telefonema, no dia 15 de março de 2010, que a Polícia Federal iria realizar uma ação com objetivo desbaratar uma quadrilha de traficantes de drogas da região de Mossoró.

Durante as investigações e com quebra de sigilo telefônico, descobriu-se que, cinco minutos depois, Karla Micaelly repassou a informação ao investigado Ikaro Mikael da Silva Jácome, que era um dos principais alvos da operação. No telefonema, ela disse que teria recebido as informações de um “amigo”. O tal amigo, de acordo com o inquérito, era o delegado Adauto.

Fonte:Portal BO

Parnamirim terá segundo maior shopping do RN


O grupo Capuche detalhou ontem o projeto de construção de um shopping em Parnamirim, em parceria com o 5R Shopping Centers, e revelou que pretende construir até 2016 mais três centros comerciais na Grande Natal. 

Fachada projetada para o Praça das Dunas Shopping Center: Empreendimento deverá receber R$ 300 milhões em investimentos

O shopping que as empresas implantarão juntas, o Praça das Dunas, exigirá um aporte de R$ 300 milhões, como antecipou a TRIBUNA DO NORTE em entrevista com o presidente do grupo Capuche, Edson Matias, publicada em outubro do ano passado.

Ontem, o empresário afirmou que espera iniciar as obras no primeiro semestre de 2014. As empresas deram entrada no pedido de licença prévia na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Parnamirim ainda em 2012 e aguardam até o final deste ano ano o sinal verde para assentar os primeiros tijolos.

A previsão é concluir o empreendimento em 2016, um ano antes do previsto inicialmente. “O processo de licenciamento está bem adiantado”, justificou Maurício Medeiros, diretor jurídico da Capuche. O shopping Praça das Dunas, que entre os que operam no estado será menor apenas que o Midway Mall, é o primeiro empreendimento da 5R Shopping Centers na região Nordeste.

Em dois anos de atuação, a empresa já lançou nove shoppings - boa parte deles no Sul e Sudeste. A empresa estreou no Nordeste de olho no crescimento da região e na ascensão da classe C. Parnamirim foi escolhida principalmente pelo crescimento populacional. A localização do terreno - de propriedade da Capuche - segundo Felipe Fulcher, presidente da 5R também pesou a favor.

O Shopping será implantado em um terreno da Capuche, às margens da BR-101, em Emaús

O shopping é um dos maiores já lançados pelo grupo no país. Embora “ele já nasça de grande porte”, como afirma Felipe Fulcher, ainda há espaço para expansões. Dos 68.250 metros quadrados de área, só 42.345 metros quadrados serão ocupados inicialmente pela Área Bruta Locável - que corresponde à soma de todas as áreas disponíveis para a locação nos Shopping Centers, exceto quiosques e as áreas comerciais de propriedade de terceiros. A empresa paulista revela que está interessada em construir novos shoppings no país, mas diz não enxergar mais espaço no RN para empreendimentos de grande porte como o que vai ser construído.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Assalto Frustado aos correios de Tangará




Por volta dás 15h30min um popular informou um assalto na agência dos correios da cidade de Tangará/RN, de imediato o Tenente Rourese deslocou para o local chegando lá percebeu movimentação , fez o cerco em frente aos correios e determinaram que todas as pessoas saíssem de dentro , os assaltantes foram apontados por populares sendo : o menor de 17 anos J. P. M.S.CAMPOS vulgo (LOUÇÃO), ainda mandou que as outras pessoas saíssem da sala do cofre, sendo preso o assaltante RODRIGO RODRIGUES SALVIANO, que estava com uma funcionária dentro da sala, logos após a polícia apreendeu dois revolveres calibre 38 municiados que deixaram dentro da agência, uma dentro do congelador e outra em cima de uma cadeira e uma quantia de R$ 4.340,00 (QUATRO MIM, TREZENTOS E QUARENTA REAIS) foi apreendida dentro de uma sacola de papel, tendo sido retirada de dentro dos caixas pelos assaltantes.

Houve a informação que outros dois assaltantes davam apoio ao assalto, Tenente Roure entrou em contato com a Polícia Militar da cidade de Serra Caiada para interceptar´los, que fizeram barreiras e prenderam o menor de 17 anos de inicíais R. R.S e PAULO SERGIO DA PENHA, e um veículo tipo SIENA COR AZUL PLACA MYX-8129/RN, usado para dar apoio à ação criminosa. os mesmos bandidos foram reconhecidos por testemunhas de um outro assalto ocorrido a meses atrás aos correios da cidade de Serra Caiada.

Participaram desta Ação comandada pelo TENENTE ROURE, os soldados Freire e Gutenberg da cidade de Tangará/RN,SargentoAlbenizio , Soldados J. Medeiros e Wilismar da cidade de Serra Caiada.





Fonte:Blog Tangaraense

Homem é preso por manter adolescente em cárcere privado por nove meses



Policiais de João Câmara e da Delegacia da Mulher da zona Norte prenderam, na noite desta terça-feira (26), um homem considerado bastante perigoso e que matinha uma adolescente de 17 anos em cárcere privado, há nove meses. Emanuel Elício Carlos, um dos nomes apresentados pelo suspeito, também é investigado pelo desaparecimento da ex-mulher.

Ele morava com Ederlane Nunes Santos e mais três filhos, no município de Bento Fernandes. No entanto, há nove meses, ele se teria se relacionado com uma adolescente de 17 anos e fugido com ela para Natal. Emanuel estava morando em uma casa no conjunto Vale Dourado, na zona Norte de Natal, porém, não permitia que a adolescente saísse.

Além disso, ele cortou todas as comunicações da jovem com os familiares. A mãe da menina, Maria de Fátima, disse aoPortal BO que o suspeito chegou a ligar para ela, há dois meses, e disse que a filha dela estava morta. “Ele ligou e disse que minha menina tinha morrido no trabalho de parto e havia sido enterrada no Ceará, mas ele fez isso pra que eu deixasse de procurar por ela”, comenta.

Ederlane Nunes está desaparecida


Nesta terça-feira, porém, a adolescente entrou em trabalho de parto e teve que ser levada para um hospital. A moça conseguiu um aparelho celular na unidade e ligou para a conselheira tutelar de Bento Fernandes, informando que estava correndo risco e que precisava de ajuda. Com isso, policiais de João Câmara e da DEAM zona Norte foram até o local e prenderam o homem.

De acordo com Cléobulo Cortez, chefe de investigação da DP de João Câmara, a polícia nem mesmo sabe se Emanuel Elício é o nome verdadeiro do suspeito. Isso porque ele já usou nomes como Samuel, Moisés, Antônio e Janeilson.

“Inclusive, ele esteve na delegacia e registrou um boletim de ocorrência sobre a ex-mulher, Ederlane Nunes, afirmando que ela havia desaparecido e deixado os três filhos. Na ocasião, ele se apresentou como Janeilson. Diante das circunstâncias, a gente investiga a possibilidade de envolvimento dele nesse desaparecimento e até mesmo a hipótese de Ederlane ter sido assassinada”, explicou o policial civil.


Fonte:Portal BO

Queda de 42% no FPM cria dificuldades para prefeitos


O Fundo de Participação dos Município vai fechar março com uma queda recorde de 42,4% em relação ao mês anterior, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional. Para as cidades com até 10.188 habitantes, catalogadas pelo Tribunal de Contas da União como “município 0.6”, o repasse de março será de R$ 334 mil, já descontados os 20% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor praticamente é o mesmo de março do ano passado e o menor dos últimos cinco meses.

A queda já era esperada pelos prefeitos, mas não em patamar tão alto. “É a maior queda porcentual na comparação de um mês com o anterior dos últimos cinco anos”, disse ontem o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, prefeito da cidade de Lajes, no sertão potiguar. Em entrevista ao Panorama Político, da Rádio Globo Natal, ele enfatizou que a situação é preocupante porque as finanças municipais já vinham em desequilíbrio desde o ano passado em função da crise econômica que obrigou o governo federal a promover desonerações em alguns produtos integrantes do rol de cobrança de tributos que engrossam o bolo do Fundo de Participação, como é o caso dos automóveis e de eletrodomésticos da linha branca.

Esse desequilíbrio provocou uma série de medidas adotadas pelos gestores para adequar os gastos aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Em Parnamirim, terceira maior cidade do RN, com orçamento de mais de 300 milhões previstos para 2013, o prefeito reeleito Maurício Marques (PDT) adiou os projetos previstos para o primeiro trimestre deste ano e retardou a nomeação de cargos comissionados enquanto espera por dias melhores na arrecadação de tributos.

Reprogramação

A previsão do Tesouro Nacional para o próximo trimestre terá de ser refeita. Antes, quando estava projetada uma queda de 32% no FPM de março, a previsão para abril era de um aumento de 22%. “Dos 167 municípios do RN, 130 têm coeficiente 0.6 ou 0.8. Esses municípios têm como única ou principal fonte de arrecadação o FPM. Vai ocorrer é um arrocho tremendo.” Segundo ele, a queda vai comprometer até as obrigações básicas. “Conversei com prefeitos do interior e eles estavam muito preocupados. Em Serra Negra, o sistema da Caern entrou em colapso e o prefeito teve de assumir uma despesa de R$ 50 mil para abastecimento de água na zona urbana.”

A queda na arrecadação de março também ameaça o pagamento de salários nos municípios localizados na área da seca e sob situação de emergência. “O salário mínimo, o piso do professor sobem [todos os anos] e não baixam quando a arrecadação cai. É certo que os prefeitos devem se planejar para enfrentar os contratempos, mas uma queda nesse nível desequilibra total”.

Chuvas na região de Currais Novos

Vista da Rajada ontem

As chuvas foram generosas com a região de Currais Novos na tarde desta terça-feira (26), plena Semana Santa. Na cidade caiu uma chuva entre 7 e 10 mm.
Outras localidades:
Rau Alcino Salustino/por traz do posto Toscano 17mm
Rua Maranhão:18mm
Cerro-Corá/Centro:110mm
Posto Serrano/C.Corá:120mm
Trangola/Djalma Félix:64mm
Assentamento Boa Sorte/Acari:20mm
Sitio Ipueira/Cerro-Corá:82mm
Assentamento Acauã/Santana dos Mato;12mm
Namorados: 80 mm;
Trangola: 70 mm;
Serrote do Melo : 30 mm;
Totoró: 39 mm – com vento derrubando árvores;
Catunda: 11 mm, mas na área do rio a chuva foi forte, descendo com água para o açude Dourado;
Sítio Molambos: 24 mm;
Barro Branco /Serra de Santana: 41 mm.

terça-feira, 26 de março de 2013

No aniversário de 15 anos de Alcaçuz, presos são batizados



Nesta terça-feira (26), a Penitenciária Estadual de Alcaçuz Dr. Francisco Nogueira Fernandes, localizada em Nísia Floresta, completou 15 anos de fundação. Inaugurada em 1998, a unidade abriga, atualmente, 695 apenados. Para celebrar a data, os internos participaram de um culto e 57 deles foram batizados.



Foi o segundo batismo coletivo feito dentro da unidade prisional, o primeiro ocorreu em 2001. Dentre os participantes, homens novos e velhos que cometeram diversos delitos. Familiares e outros internos puderam participar da celebração e do batismo. A Igreja Evangélica Verbo da Vida realiza um trabalho de evangelização em Alcaçuz nas terças-feiras e no sábado fazem um treinamento bíblico.

No momento da celebração, muitos choraram, outros seguraram as lágrimas. Mas todos se comoveram. O evento foi marcado por palmas e louvores. O tempo todo, durante os batismos sucessivos, os presos acompanhavam os cânticos e reforçavam o coro dos pastores No final, todos foram presenteados com uma bíblia e um kit de higiene pessoal.

O pastor e agente penitenciário, Raul Moreira, destaca a importância da evangelização nas unidades prisionais. “O amor de Deus é o único caminho para a transformação do ser humano. O evangelho proporciona a mudança no coração e no comportamento destes homens”.

Para a diretora de Alcaçuz Dinorá Simas este dia é de celebração e meditação. “Estamos sempre de portas abertas para este tipo de trabalho. Acreditamos que a religião pode confortar e transformar as pessoas. O acesso à assistência religiosa é um direito constitucional dos detentos”.

O apenado Dante afirma que conheceu a palavra de Deus dentro do presídio: “Tinha um Novo Testamento, daqueles distribuídos de graça jogando em um canto e eu resolvi ler todo, começando da primeira página. Lá dizia que a palavra de Deus era o caminho, minha vida mudou depois disso. Vivia fugindo da Polícia, mas depois que me converti aceitei que precisava mudar tudo. Acredito que quando sair daqui serei um homem melhor”.

Participaram do evento o coordenador de Administração Penitenciária, Mairton Castelo Branco; os diretores da Penitenciária, Dinorá Simas e Cleibson Câmara; o ouvidor da Secretaria de Justiça, Irapoã Nóbrega.

Fonte:Portal BO

Possível perseguição a Cícero das Bancas na Feira Livre de Currais Novos.


Mais um caso de possível perseguição que estamos registrando no Blog de Currais Novos, desta vez contra uma pessoa humilde, simples e trabalhadora mais conhecido por Cícero das Bancas.

Seu Cícero conversando com Inácio de Colombita

Hoje (26) fomos convocados por Cícero das Bancas e conversamos com o mesmo o senhor Cícero Bento Alexandrino (Cícero das Bancas), uma pessoa simples, humilde, que sempre trabalhou na feira livre de nossa cidade. Nosso amigo de longa data, que está triste com a situação que vem vivenciando pela possível perseguição que vem sofrendo da atual administração da Prefeitura do Município de Currais Novos, o mesmo tem uma quantidade de bancas que aluga aos feirantes e ele presta este serviço a mais de 45 anos, o mesmo ainda relata que, “entra prefeito e sai prefeito e nunca tinha mexido com ele”, porém hoje a coisa mudou e toda a família e amigos feirantes estão aborrecidos com o fato de estarem fazendo está injustiça com ele uma pessoa que não faz o mal a ninguém e vive trabalhando, dia a dia para o sustento de sua família.

Senhor Cícero trabalha a mais de 
45 anos na feira livre

Ele relata que a prefeitura chegou a prender o um carrinho, lonas e as próprias bancas que ele tem na feira livre de Currais Novos. Em outro momento chegou a levar as bancas para o bairro Silvio Bezerra de melo, onde o mesmo teve que pagar um transporte para trazer de volta, e ainda falaram mais, que estão pensando de levar para a mina Brejui para dificultar o trabalho dele. Seu Cícero ainda fala sobre o local que as bancas estão e os mesmos estão querendo tira do local que estão e levar para um local de difícil acesso.


Seu Cícero já procurou a promotora de Currais Novos, onde ele aguarda uma solução pacífica para o seu caso, já que o mesmo nunca foi de está lutando na justiça com quem quer que seja. A família está horrorizada com o que vem acontecendo com seu Cícero, onde todos veem que ele está recebendo traços firmes de injustiça da atual Administração do município de Currais Novos.


Ele comentou com nossa equipe que deseja um diálogo com o responsável, para tentar amenizar a situação que ele vem sofrendo.


Amigos analisem vocês mesmos, se uma pessoa como está trabalhadora, humilde e cumpridor do seu dever como cidadão merece este tipo de injustiça, por qualquer que seja o prefeito da cidade, conhecemos seu Cícero de longa data e sabendo da índole do mesmo na cidade. E logo, que sabemos da situação que ele vinha vivenciando ficamos a disposição do mesmo para que ele pudesse relatar o caso dele para o conhecimento do povo de Currais Novos.

Suspeito de matar o próprio pai é detido por força de mandado de pisão


Gol usado no dia do homicídio.

O principal suspeito do assassinato de Abeane Vale, de 67 anos, no dia 19 deste mês de março, no Tirol, está preso. Trata-se do filho da vítima, identificado como Abeane Luiz Vale. Ele se apresentou na Delegacia de Homicídios, nesta terça-feira (26), e ficou preso por força de mandado de prisão.

As informações foram confirmada pela assessoria de comunicação da Polícia Civil. Os policiais que investigam o caso descobriram o carro usado no dia do assassinato, um Gol, de placas MXZ-5484, estava sendo usado pelo filho da vítima, o que levantou a suspeitas.

Além disso, depoimentos de testemunhas e familares reforçaram a suspeita, que resultou em um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Abeane Luiz Vale foi levado ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), onde realizou exame de corpo delito. Uma das suspeitas para o homicídio é vingança, tendo em vista que o idoso Abeane Vale havia matado uma ex-mulher, mãe de Abeane Luiz, em 1999.


Aposentado Abeane Vale foi morto com quatro tiros, dentro de um carro, no Tirol.

Fonte:Portal BO

Reunião do Comitê da Seca será realizada em Currais Novos

25 03 2013 reunião da seca fot1 Vivian Galvão


Durante a primeira reunião do Comitê de Combate à Seca com a presença dos novos secretários de Agricultura, Júnior Teixeira e, de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, ficou definido que o grupo envolvido irá realizar uma reunião no município de Currais Novos, em data a ser definida. A proposta aprovada pela governadora Rosalba Ciarlini, na ocasião, tem o objetivo informar aos representantes da região sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas para amenizar os efeitos da estiagem no Estado.

Segundo o secretário de Agricultura, Júnior Teixeira, todos os órgãos que integram o Comitê e outros como o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) serão convocados a participar a fim de esclarecer os trabalhos realizados por cada área. “A ideia é que sejam feitas reuniões itinerantes em todo o Estado para que as demais instituições e prefeituras participem da dinâmica das discussões”, pontuou o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape).

Durante a reunião, o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, informou que, desde que assumiu a pasta, foi dada a autorização para perfuração de 50 poços. Segundo dados apresentados pelo secretário, no último semestre foram recuperados 149 poços e instalados outros 59. Além disso, 71 poços estão em fase de instalação e mais 251 foram perfurados e instalados, o que resulta em um total de 530 poços.

De acordo com Leonardo Rêgo, a Semarh está firmando convênios com as prefeituras para a instalação e perfuração de mais 250 poços. Nos municípios de Tangará, Campo Redondo e Francisco Dantas, o convênio já está em prática. Também será iniciada a construção de 2.385 cisternas, além dos 54 municípios que serão contemplados para a construção de barreiros.

“Estamos pleiteando um empenho junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a perfuração e instalação de mais 847 poços tubulares. A carta-consulta que foi apresentada está aprovada, mas este ainda é um pleito que será levado ao Governo Federal através de uma articulação política da governadora junto à bancada federal. Vale salientar que o Rio Grande do Norte tem, atualmente, 1,1 mil poços que estão perfurados e não instalados. Com a demanda que está sendo executada juntamente com a pleiteada conseguiremos zerar este número”, explica o titular de Recursos Hídricos.

Sobre as obras estruturantes, a governadora também abordou a Barragem de Oiticica, que terá o convênio assinado na próxima segunda-feira (1), a Barragem de Umarizeira, no município de Umarizal, que já tem recursos assegurados e a perspectiva existente em relação à Barragem de Poço de Vara, no município de Coronel João Pessoa, que beneficiará além do próprio município, Venha Ver, São Miguel, Doutor Severiano e Encanto.

Fonte:Portal RN

Carla Ubarana e George Leal são presos em Natal



Condenada a 10 anos de prisão, Carla foi detida nesta terça em Natal (Foto: Fernanda Zauli/G1) 

A ex-chefe da Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte Carla de Paiva Ubarana Araújo Leal e o marido dela, George Leal, foram presos na manhã desta terça-feira (26) em Natal. Os dois foram condenados por fraudes na divisão de Precatórios do TJRN. Segundo a denúncia do Ministério Público, Carla encabeçava um esquema que desviou, de acordo com a sentença, R$ 14.195.702,82 do TJ.

Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz da 7ª vara Criminal de Natal, José Armando Ponte Dias Junior.

Pela sentença de José Armando Ponte, publicada na manhã desta terça no site do Tribunal de Justiça, Carla Ubarana foi condenada a 10 anos, 4 meses e 13 dias, mais 386 dias-multa em regime fechado. George Leal pegou pena de 6 anos, 4 meses e 20 dias, mais 222 dias-multa em regime semiaberto. Os dois foram condenados por peculato.

José Armando Ponte, ainda na sentença, manda que todos os bens apreendidos em nome de Carla e George sejam leiloados e que o dinheiro arrecado nesses leilões seja depositado em conta a ser definida pelo Tribunal de Justiça. Essa mesma conta deve receber o dinheiro em espécie - moeda nacional e estrangeira - apreendido com o casal.

Os demais réus - Cláudia Suely Silva de Oliveira Costa, Carlos Eduardo Cabral Palhares de Carvalho e Carlos Alberto Fasanaro Júnior - foram absolvidos. O juiz José Armando Ponte já determinou que todos os bens deles que estão apreendidos sejam devolvidos. Essas absolvições atendem a pleito formulado pelo próprio Ministério Público na denúncia.

As prisões de Carla e George foram confirmadas pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo.

"Recebemos o pedido para ajudar no cumprimento de dois mandados, que envolvem essas duas pessoas. Nós fizemos a nossa parte", disse Araújo. 

O delegado de Capturas (Decap), Ben-hur Cirino de Medeiros, confirmou que Carla e George serão conduzidos à sede da Decap. "Já entrei em contato com meus superiores para saber onde eles vão ficar, pois têm curso superior", frisou.

Na sentença, o juiz José Armando Ponte diz que "era Carla Ubarana, com sua inteligência aguçada, quem comandava, com maestria, rigidez e desenvoltura, as ações praticadas por George Leal e pelos 'laranjas'".

Sobre o marido de Carla, ele diz: "George Leal mostra-se orgulhoso das condutas criminosas que praticou, as quais detalha com especial soberba, especialmente quando detalha, em minúcias e pormenores, o passo a passo da construção e reforma da sua casa praiana em Baía Formosa, enfatizando a qualidade do material utilizado e o bom gosto arquitetônico". 

Carla e George evitaram falar com a imprensa nesta

terça-feira (Foto: Fernanda Zauli/G1) 

Fonte:G1 RN

segunda-feira, 25 de março de 2013

Partido Popular Socialista-PPS realiza mais uma importante reunião com os seus filiados


O PPS de Currais Novos realizou na noite desta segunda-feira (25) mais uma reunião entre os seus filiados, aonde foi feito uma avaliação dos trabalhos realizados no inicio deste ano em curso, foi discutidos vários projetos em benefício da população de Currais Novos.


O PPS na ultima ELEIÇÃO elegeu dois vereadores para o Poder Legislativo Municipal, o partido segue uma linha de união a onde todos tem vez de falar, ao final da reunião foi comemorado a Páscoa entre todos os presentes.


Participaram da reunião o vereador Adaílson Pereira e a vereadora Zefinha Moura junto com o presidente desta legenda Carlos Magno e demais filiados.

Presos da maior penitenciária do RN serão batizados nesta terça-feira


Sessenta detentos que cumprem pena em Alcaçuz serão batizados (Foto: Fred Carvalho/G1 RN)

Esta marcada para às 9h, desta terça-feira (26), a celebração que irá batizar 60 detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior penitenciária do RN, localizada na Grande Natal. Pastores de Igrejas Evangélicas irão conduzir o batismo, mergulhando cada um dos cristãos, em sinal de confirmação pública da fé. Para isso, as Igrejas irão instalar duas piscinas de plástico no pátio interno da unidade. A solenidade acontece no mesmo dia em que a penitenciária completa 15 anos.

"É um bom presente de aniversário para Alcaçuz. A intensão é que com fé em Deus eles possam repensar o comportamento. Além de ajudar na ressocialização", indicou Dinorah Simas, diretora da unidade.

Para ser batizado, o grupo participou de encontros religiosos na unidade. "Eles foram evangelizados. Toda terça e quinta eles tinham um encontro marcado com a religião, um direito deles assegurado pelo sistema prisional do RN", explicou a diretora.

Ainda segundo a direção, a última vez que houve batismo evangélico em Alcaçuz foi em 2001. "Há muito tempo eles estão pedindo a celebração. Depois que eles foram evangelizados a Igreja marcou para esta terça-feira [26]", disse Dinorah.

"Para os evangélicos o batismo representa a mudança de vida. A passagem de uma vida mundana para a vida com Deus. Espero que este sentimento ajude na recuperação de cada um deles", finalizou Dinorah Simas.

Fonte:G1 RN

Vereador Adailson Lembra o Dia Mundial da Água e a falta de chuvas na Região


 
 Vereador Adailson Pereira-PPS

Na sessão do dia 21 de março deste ano, o Vereador Adailson Pereira (PPS), Currais Novos, falando sobre o Dia Mundial da Água que se comemora no dia 22 de março. Ressaltou a importância do racionamento e destacou a prioridade que a mesma tem em nossas vidas. O Vereador Adailson Pereira também mencionou a angústia e dificuldade enfrentadas atualmente pelo homem do campo, relatou que, se construída em Jucurutu, a Barragem de Oiticica será de grande valia para o município de Currais Novos. Concluiu seu discurso afirmando que: “todo dia é dia da água, sem ela, não haveria vida na terra. Reflitam sobre isso!”

Pescador captura tambaqui de 20 quilos em açude de Ouro Branco/RN



Apesar de estarem enfrentando escassez de chuvas no sertão Potiguar, alguns açudes do Seridó ainda são procurados por pescadores em busca de peixes para a Semana Santa. O pescador ourobranquense Mazinho pegou na manhã desta segunda-feira (25) um tambaqui de 20 quilos. O peixe foi pescado no açude de Zezinho Medeiros, localizado entre os municípios de Ouro Branco/RN e Várzea/PB.

Garota de 18 anos comete suicídio em Caicó




Uma notícia triste corre na imprensa caicoense nesta manhã. Exatamente às 10:30 horas de hoje (25), a jovem Vanessa Luara, 18 anos, residente no bairro Acampamento, cometera suicídio por enforcamento.

Segundo os informes repassados ao blog, a jovem vinha enfrentando problemas psicológicos a algum tempo, e que já teria tentado suicidar-se em outras duas oportunidades, o que somente ocorreu na manhã de hoje.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Caicó esteve no local para tentar reanimar a vítima, mas a encontrou sem sinais vitais. Agora uma equipe do Itep de Caicó está se dirigindo ao local para transladar o corpo para autópsia.

Problemas que o lixo causa a saúde de todos os seres vivos e do planeta em si


O lixo que o ser humano produz e joga no planeta todos os dias é um risco muito sério à saúde de todos os seres vivos e do planeta em si.

São bilhões de pessoas morando no planeta Terra. Dê uma olhada na lixeira da sua cozinha. Repare o quanto aquele lixo aumenta todos os dias. Depois, tente imaginar que cada uma das famílias do mundo (esses bilhões de pessoas) faz a mesma coisa, diariamente. Dá para imaginar o tamanho do lixo?!

Veja alguns dos problemas que o lixo pode causar:
Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.

Acidentes aéreos: lixo acumulado perto de aeroportos causam acidente (o avião se choca com um urubus ou outra ave grande). Pode causar morte de pessoas, além, claro, da morte do pássaro, que poderia ter sido evitada.

Chorume: é um líquido mal-cheiroso e nojento que o lixo acumulado produz quando vai se decompondo. O chorume é dez vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque, além de conter matéria orgânica apodrecida, ele tem substâncias químicas e metais muito tóxicos. O chorume contamina o solo e pode chegar aos lençóis freáticos (espécies de rios subterrâneos que existem por toda a Terra e que jogam sua água nos mares, lagos, mangues e rios). Quanto mais o chorume se espalha, mais vai poluindo.

Poluição do ar: o lixo – queimado ou não, produz gases que fazem mal à saúde dos seres vivos e do planeta, como o gás metano e o gás sulfídrico. Esses gases poluem o ar e podem causar doenças respiratórias. O lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver em grandes quantidades. Se a gente se lembrar que o ar do planeta já está cheio de gás carbônico por causa dos carros e das fábricas…

Inundações: garrafas de PET, sacos plásticos e outros lixos são levados pelas águas numa chuva forte. Eles acabam entupindo bueiros e até impedindo os rios de correrem por seus leitos. Isso causa inundações terríveis. A água suja das inundações estraga as casas das pessoas, mata animais domésticos e causa mais doenças na população.

Governo do Estado entrega mais uma viatura de polícia a Jardim do Seridó





Aconteceu neste sábado (23) nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores a entrega de uma nova viatura para a Polícia Militar de Jardim do Seridó. A Caminhoneta Ford Ranger que chegou ao município foi um pleito do comandante do 6º Batalhão de Polícia, Major Walmery Costa e do comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Jardim do Seridó, Capitão Aderlan Bezerra de Araújo, junto ao Governo do Estado.

“Conversamos pessoalmente com o comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva e mostramos a importância da aquisição deste veículo de ponta para a 2ª CPM deste município que conta com um grupo especial. Se mostrando sensível à solicitação, ele prontamente atendeu ao nosso pedido. Quero também agradecer o apoio do deputado Vivaldo Costa que reforçou a essa conquista”, disse o Major Costa.

Na oportunidade, o vice-prefeito de Jardim do Seridó, Dr. Anchieta Moura (PT), representou o Prefeito Padre Jocimar (PMDB) e em nome do Chefe do Executivo agradeceu as autoridades militares por mais esse benefício chegado ao município e falou do trabalho preventivo que será realizado com a viatura. “Assim como na saúde, o trabalho preventivo executado pela Polícia Militar é de primordial importância para se combater os crimes contra a sociedade”, destacou Dr. Anchieta.

Já o deputado estadual Vivaldo Costa (PR) ao fazer uso da palavra enfatizou que todo governo necessita investir em segurança pública. “O governo que quer cumprir o seu papel perante a população precisa investir maciçamente na segurança do Estado e dar condições de trabalho para a nossa gloriosa Polícia Militar do RN, corresponder com as expectativas do povo”, ressaltou.

Antes de encerrar a solenidade o Major Costa convidou o vereador José Justino Neto (PDT), líder da situação naquela Augusta Casa para receber a chave da viatura e posteriormente repassar para o comandante da corporação, capitão Aderlan. Ainda marcaram presença ao evento, o presidente da Câmara Municipal, Anchieta Júnior (PSD), os vereadores: José da Noite (PR), Francisco José (PMDB) e Iron Júnior (PSD); além da população em geral.

Popular fotografa ônibus da Jardinense quebrado na BR 427



Um popular que passava no final de semana passado pela BR 427, entre Jardim do Seridó e Caicó, fotografou outro ônibus da empresa Jardinense quebrado.

O local era próximo a entrada do Campal da Barra.


A empresa enfrenta uma série de problema por causa da falta de estrutura. Mais recentemente o juiz de Caicó, André Melo Gomes Pereira, determinou através de decisão judicial a suspensão das atividades da Jardinense. Eles recorreram.


Vejam as fotos feitas por um popular que não quis se identificar