domingo, 30 de junho de 2013

Policia encontra arma usada na morte de advogado


O Setor de Inteligncia da Delegacia de Homicdios de Natal, que investiga o assassinato do advogado Antnio Carlos de Souza Oliveira, morto em um bar na zona Oeste em 9 de maio, encontrou a arma de fogo que foi utilizada no crime. Uma pessoa foi presa.

A operao comandada pelo delegado Raimundo Rolim localizou e prendeu em flagrante de delito na quinta-feira (27), por volta das 17h, o vigia Djalma Manoel dos Santos, de 61 anos, quando se dirigia para o seu trabalho em uma bicicleta.


A abordagem policial aconteceu na avenida Olinto Meira, no bairro do Alecrim, prximo ao Lava Jato onde o assassino confesso de Antnio Carlos, identificado como Lucas Daniel, vulgo Lukinha, havia sido preso. O vigia Djalma Manoel estava de posse de um revlver, marca Taurus, calibre 38, munido com seis cartuchos e intactos do mesmo calibre. Porm, a arma usada para matar Antnio Carlos s foi encontrada em seguida.

Djalma Manoel revelou aos policias que tinha outra arma de fogo em sua residncia, e que esta tinha sido comprada a Lukinha. Em sua residncia, o vigia informou que a arma estava guardada na casa ao lado, o que levou os policiais a revistarem o imvel com a autorizao da moradora. O revlver, marca Taurus, oxidado, cabo de borracha preta, calibre 38 Special, foi encontrado em uma gaveta de um dos guarda-roupas da casa. 

Ao encontrar as arma, o vigia revelou que teria pago R$ 1,5 mil a Lukinha pela aquisio da arma, mas quando soube pela televiso que ele tinha sido preso por suspeita de ter assassinado o advogado, Djalma preferiu esconder a arma, com medo de que ela tivesse ligao com o crime. 

O vigia foi conduzido Delegacia Especializada de Homicdios, sendo autuado em flagrante de delito e foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo. Em seguida, ele foi recolhido para o CDP de Pirangi, onde permanecer disposio da Justia.

De acordo com a polcia, Djalma Manoel dos Santos ja havia sido preso anteriormente e responde a dois processos na Justia, um deles por tentativa de homicdio.

URGENTE:06 perigosos presos fogem do CDP de Currais Novos



CABECINHA (Assaltos, homicidio e trafico de drogas)
NEGO NEM (Tentativa de homicidio, assalto e fugitivo de Caic)
GASPARZINHO (Homicidio, tentativa de homicidio e suspeito de envolvimento no trafico de drogas)
DARIO
FELIPE DOUGLAS (Furtos e baleou um passageiro durante tentativa de assalto a um taxista)
WANDERSON (Trafico de drogas)

Por Sd PM J. Jnior
Seis perigosos presos que cumpriam pena no CDP (Centro de Detento Provisoria) de Currais Novos fugiram por volta das 20h00 de ontem (29/06/13) cerrando uma das entradas de ar de uma das celas novas, recem construida.
A fuga so foi percebida na manha de hoje durante a passagem de servico dos Agentes Penitenciarios que fizeram a recontagem dos presos e perceberam a fuga. A Policia Militar ja foi acionada e esta com todo o efetivo de servico nas ruas, alem de Policiais extras a procura dos detentos.
Fugiram: CABECINHA, DARIO, GASPARZINHO, NEGO NEM, WANDERSON E FELIPE DOUGLAS, todos considerados pela Poilcia como elementos de alta periculosidade.
A Policia conta com a ajuda da populacao para prender esses individuos, inclusive na noite de ontem, houve uma tentativa de assalto proximo ao IFRN em que um dos elementos chegou a efetuar vraios disparos contra um veiculo que passava no local e acredita-se que ja tenha sido ao desses individuos que fugiram.
CABECINHA E NEGO Nem participaram do assalto ao bar das Primas e podem esta armados. Na ocasiao foram vistos 05 revolveres pelas vitimas e a Policia apreendeu apenas um deles.

Qualquer informao que leve a priso desses elementos pode ser repassada para 190 da Polcia Militar ou 3405-3209 Polcia Civil ou o prprio CDP 3431-2509 e sua identidade ser mantida em sigilo.


Telexfree terá chance de derrubar liminar que bloqueia pagamentos na segunda (1º)



Os advogados da Telexfree, suspeita de ser uma pirâmide financeira, apresentaram recurso contra a decisão que, no último dia 24, manteve suspensos os pagamentos e cadastros de novos colaboradores . O pedido pode ser analisado na segunda-feira (1º) pela 2º Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC). “Apresentamos um agravo de instrumento que deverá ser analisado já na primeira sessão da Câmara [ que ocorre na segunda-feira ]“, disse ao iG Horst Fuchs, um dos advogados da empresa.

O recurso é a segunda tentativa da defesa de derrubar a liminar obtida no dia 18 de junho pelo Ministério Público do Acre (MP-AC), que obrigou a Telexfree a suspender os pagamentos aos seus associados – chamados de divulgadores –, bem como o registro de novos interessados em participar da rede da empresa. Os bens de Carlos Costa e Carlos Wanzeler, sócios administradores, foram bloqueados. Diferentemente do primeiro recurso apresentado pelos advogados, que foi analisado individualmente pelo desembargador Samoel Evangelista em 24 de junho, o atual será analisado pelo colegiado da 2ª Câmara Cível do TJ-AC. Evangelista é o presidente da câmara.

sábado, 29 de junho de 2013

Hospital Regional Dr. Mariano Coelho de Currais Novos ganha um novo "Auto Clave" para o centro cirurgico




Segundo publicacao na sua pagina do facebook de Josean Dantas o hospital regional de Currais Novos acabou de recebe um importante equipamento para aquela unidade de saude, um novo "Auto Clave" para o centro cirurgico do hospital, com apoio do governo do estado, e empenho do ex-prefeito Geraldo Gomes, do diretor do IPEM-RN Carlson Gomes, e aos "Novos" diretores do referido hospital.





Na ultima segunda-feira (24 de julho) em reuniao na secretaria estadual com
o Secretario de saude, ele deixou claro que a Governadora Rosalba Ciarline tem o objetivo de investir no hospital Regional de Currais Novos com isto foi solicitado um autoclave novo e moderno pois ja se faz necessario devido as cirurgias que acontecem, o secretario prontamente atendeu a solicitacao e autorizou o pedido que neste sabado o equipamento chegou ao hospital.

O autoclave um equipamento esterilizador horizontal para esterilizacao por vapor saturado automatico e da marca Baumer. O equipamento custou mais de R$ 115.000,00 ao governo do estado e a mais de 10 anos nao chegava um equipamento novo deste porte de grande importancia ao hospital de Currais Novos.

Popularidade de Dilma cai 27 pontos após protestos



A Folha de S. Paulo, em sua edição de hoje, publica mais uma pesquisa de intenção de votos do Instituto Datafolha. Se comparada com a pesquisa anterior, aplicada há três semanas, a avaliação positiva do governo de Dilma caiu 27 pontos percentuais. “Hoje, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima”, segundo a Folha. “Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.

A queda de Dilma, informa o jornal, “é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada”. Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).

Em relação a pesquisa anterior feita há três semanas, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8. Neste mês, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.

Roupeiro do Alecrim morre após ser baleado ao reagir a assalto em Parnamirim



Um jovem de 19 anos, identificado como Franklin Rodrigo Duarte do Nascimento, foi morto a tiros, na madrugada deste sábado (29), em Parnamirim, e a polícia afirma que ele teria sido vítima de um latrocínio, que é roubo seguido de morte. A vítima, que era roupeiro do Alecrim Futebol Clube, ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

As informações foram confirmadas ao Portal BO pelo tenente Madeiro, do 3º Batalhão da Polícia Militar. Ele informou que Franklin Rodrigo estava próximo à linha do trem do Parque Industrial, quando teria sido abordado por um assaltante. O jovem teria reagido e acabou sendo baleado.

“Uma das nossas viaturas que fazia patrulhamento no bairro encontrou o jovem ainda com vida e o levou para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. No entanto, ele não resistiu e acabou morrendo”, declarou Madeiro.

O policial militar disse que, durante a madrugada, estava sendo realizado o Arraiá do Afrânio, festa tradicional no bairro do Parque Industrial e que reúne centenas de pessoas. Por esse motivo, a polícia teve dificuldades em localizar algum suspeito.

Fonte:Portal BO

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vereador Adailson Pereira-PPS, um mandato participativo



Adailson Pereira usando a tribuna da Camara Municipal


O vereador Adailson Pereira, que tem tido uma atuao exemplar na Cmara Municipal de Currais Novos, com propostas inteligentes e sempre com a preocupao maior que seja do interesse coletivo, e nunca particular.

Sendo o Parlamentar um homem muito dedicado a famlia, sempre visita famlias e comunidades rurais de Currais Novos, visitas que sempre faz acompanhado de sua esposa e seus filhos.

O parlamentar Sempre aos finais de semana visita uma comunidade diferente, onde procura saber das necessidades de cada localidade com o interesse maior de levar cada problema em forma de requerimento ao conhecimento do Legislativo para que depois de aprovado pelos seus pares seja encaminhado em seguida o requerimento devidamente aprovado ao conhecimento do executivo para que cada situao seja resolvida.


Ipem-RN participa de Feira de Negócios em João Câmara



O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) está participando da 6ª Feira de Negócios do Mato Grande e Litoral Norte, que está sendo realizada desde esta quinta-feira (28), na Praça Monsenhor Freitas, em João Câmara. O evento, que segue até sábado (29), é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), e dá início ao calendário de Feiras de Negócios que acontecerão em diferentes regiões do RN.

No stand do Ipem-RN, que conta com uma unidade móvel de fiscalização, os visitantes da feira podem obter informações sobre a atuação do Instituto por meio de folders, cartilhas, vídeos, instrumentos e objetos colocados à mostra para orientação do público. “O objetivo da nossa participação é estar mais próximo à população, para que ela entenda nosso papel, que é de suma importância para a harmonia nas relações de consumo em sociedade. Também comerciantes e empresários podem se inteirar das normas determinadas pelo Inmetro para a oferta de seus produtos e serviços”, conta o diretor do Ipem, Carlson Gomes.

A expectativa é de que 20 mil pessoas dos visitem a Feira, que conta com 91 expositores dos segmentos de construção civil, indústria, supermercados, ensino, artesanato, comércio, além de prefeituras e órgãos do Governo do Estado. De acordo com a organização do evento, a Feira de Negócios é a melhor oportunidade para os empreendedores locais realizarem parcerias comerciais, fortalecerem o relacionamento entre produtor e cliente e ampliarem a atuação de mercado.

Fonte:IPEM/RN

Por meio de “nota das oposiçoes” DEM, PPS e PSDB criticam realização de plebiscito


Os partidos de oposição ao governo federal – Democratas, PPS e PSDB – estão firmemente empenhados em buscar soluções e respostas para os problemas e anseios que os brasileiros têm manifestado nas ruas, de forma democrática e pacífica.

Por esta razão, ofereceram ao amplo debate uma agenda propositiva, que há tempos defende, com medidas práticas e factíveis de curtíssimo prazo, nos campos do imprescindível combate à corrupção, ampliação da transparência na área pública e fortalecimento das políticas nacionais de saúde, segurança, educação, infraestrutura e combate à inflação.

Os partidos de oposição denunciam e condenam a estratégia do governo federal de, ao ver derrotada a tentativa golpista de uma constituinte restrita, buscar, agora, multiplicar a polêmica em torno da realização de plebiscito sobre a reforma política. Se tivesse, de fato, desejado tratar com seriedade esta importante matéria, a presidente já teria, nesses dois anos e meio, manifestado à nação a sua proposta para o aperfeiçoamento do sistema partidário, eleitoral e político brasileiro.

PMDB expulsa Natan e Marcos Donadon


O PMDB de Rondônia expulsou dos seus quadros o deputado federal Natan Donadon condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos, quatro meses e dez dias de prisão por desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição. O deputado estadual Marcos Donadon, irmão de Natan, também foi expulso do partido por ter sido condenado pela Justiça.

Em nota, o diretório estadual do partido diz que a decisão foi pautada "no respeito ao devido processo legal, no qual foi assegurado aos acusados o amplo direito de defesa, da mesma forma, respeitando o preceito constitucional que estabelece que somente será considerado culpado aquele que cujos processos tiverem concluído com o trânsito em julgado”.

Ontem (27), servidores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados tentaram duas vezes, sem sucesso, notificar Natan Donadon sobre o processo de cassação de seu mandato aberto na comissão. Como o parlamentar não foi encontrado para assinar o documento, nova tentativa de notificá-lo será feita amanhã (28), às 10h. Se fracassar a tentativa, a notificação será publicada no Diário Oficial da Câmara e no Diário Oficial da União.

Se a publicação sair segunda-feira (1º), a partir do dia seguinte, terça-feira, Donadon terá prazo de até cinco sessões ordinárias da Câmara para apresentar sua defesa na CCJ, para que o relator do processo, Sergio Zveiter (PSD-RJ), possa elaborar o parecer que será votado pela comissão e depois pelo plenário da Câmara. Para que Donadon perca o mandato, são necessários, no mínimo, 257 votos favoráveis à cassação.

Mesmo antes da conclusão do processo, o deputado Natan Donadon pode ser preso e ir para a cadeia como deputado federal.

Curraisnovense tem motoneta furtada em Natal



O Curraisnovense Damio Carlos Pereira de Morais teve sua motoneta furtada na noite da ultima tera-feira (25) na Capital do Estado, A Moto tipo Kasinski Soft 50 de cor Vermelha, Modelo 2011, de Chassi: 93fstjxjbcm012480, segundo o mesmo o primo dele entrou em uma Avenida e foi abordado por dois indivduos, Armados, que tomaram a Motoneta e se evadiram do local, e no mais foram visto.

Juiz anula decisao e julgamento sobre validade de concurso da PM retorna ao 1 grau no RN


A Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Rio Grande do Norte (TJRN) anulou nesta quinta-feira (27) sentena proferida pela 4 Vara da Fazenda Pblica de Natal, que havia fixado o dia 10 de janeiro de 2011 como prazo mximo para validade do concurso pblico de soldado da Polcia Militar. A deciso dos magistrados foi no sentido de acolher pedido do Ministrio Pblico. Agora, o processo retorna para primeira instncia e aguardar uma nova sentena do juiz responsvel.

O relator do processo no TJRN, o desembargador Amlcar Maia, chegou a promover uma audincia entre as partes (MP e Governo do Estado) na tentativa de um acordo, mas no obteve xito. Executivo e Ministrio Pblico recorreram de sentena de primeiro grau, proferida pelo Juzo da 4 Vara da Fazenda Pblica de Natal. De acordo com a deciso do juiz, a partir de janeiro de 2011 no mais seria possvel nomear aprovados no concurso realizado em 2005.

Pedido

Enquanto o processo permaneceu em segunda instncia, representantes do Poder Executivo requereram a compreenso do Ministrio Pblico para nomear os 824 candidatos aprovados, com a garantia de que no houvesse, no futuro, qualquer ao de improbidade contra os atuais agentes pblicos do Estado.

O promotor do Patrimnio Pblico presente na audincia realizada pelo desembargador Amlcar Maia, Jann Polacek Melo Cardoso, entendeu que no seria pondervel, nesta fase do conflito, realizar uma conciliao. Ele destacou que preferia aguardar o desfecho do processo pela via judicial.


Adolescentes assaltam onibus usando facao e acabam apreendidos




Um adolescente de apenas 13 anos e outro de 16 realizaram um assalto a nibus, na noite desta quinta-feira (27), mas acabaram apreendidos pouco tempo depois. Os suspeitos estavam em uma mobilete e um deles usou um faco para amaar as vtimas. O crime aconteceu por volta das 20h.





O soldado Wilson, do 9 Batalho da Polcia Militar, disse aoPortal BO que a viatura estava em patrulhamento quando se deparou com os dois adolescentes na motocicleta. Ao serem abordados, eles estavam com o faco e com o dinheiro que havia sido roubado do nibus, cerca de R$ 50.

O flagrante foi feito no Bom Pastor e a dupla tinha realizado o crime no KM 06. Os dois aproveitaram que o nibus estava parado e um dos suspeitos, o adolescente de 16 anos, entrou no veculo com o faco. Ele ameaou cortar o pescoo do motorista e da cobradora caso algum reagisse.

O outro adolescente de 13 anos ficou na mobilete para agilizar a fuga. O nibus assaltado da linha 08, da Guanabara, que faz o percurso Mirassol-Redinha. Aps a apreenso, os adolescentes foram levados para a Delegacia de Planto da Zona Sul, bem como as vtimas foram registrar o Boletim de Ocorrncia.

A cobradora Janete Silva chegou a chorar assustada com a situao. Ela disse ao Portal BO que este o terceiro assalto sofrido por ela. J o motorista Cludio Santos comentou que j foi assaltado cinco vez e que no aguenta mais. Inclusive, ele declarou que ir pedir demisso do trabalho.

Fonte:Portal BO

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Pau de Sebo será a atração na programação do Maior São João do Mundo



Nesta sexta-feira (27) e no sábado (28), a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, estará realizando a tradicional brincadeira do “Pau de Sebo”, que, em virtude do solo e das chuvas que caíram na cidade, não teve como acontecer no último final de semana no Parque do Povo.

Desta vez, o evento acontecerá nos dois dias, às 17h, mas no Parque da Criança. As inscrições serão feitas momentos antes no local, sem custo algum, e terá premiação em dinheiro para quem conseguir alcançar o topo, com quatro metros de altura.

A atividade, típica das festas juninas, promete atrair um grande número de participantes e também de curiosos, já que na maioria das vezes não se consegue o prêmio, mas sim muita sujeira e “melação”.

É uma diversão para todos que desejem participar, ao contrário de antigamente, quando apenas homens poderiam concorrer ao prêmio. Esta manifestação folclórica foi trazida pelos colonizadores portugueses ao Nordeste do Brasil.

Ainda não foi ontem a Telexfree retomou suas atividades, mas é uma questão de tempo



Ainda não foi ontem que a empresa de marketing multinível Telexfree retomou suas atividades, mas com o intenso trabalho da sua assessoria jurídica muitos acreditam que será uma questão de tempo.

- Tenha paciência tudo tem o seu momento e sua hora. Para a empresa de marketing multinível Telexfree também é uma questão de tempo. Não se resolve tudo do dia para a noite. Na Justiça Comum é assim mesmo, mas acredito que, nos próximos dias, a Telexfree retomará suas atividades.

O trecho acima é a opinião de mais um jurista consultado pelo blogue sobre a situação da Telexfree no Brasil.

Abono pode ser sacado até amanhã


Os trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep têm até amanhã, dia 28, para retirar o dinheiro. O último balanço do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta que mais de um milhão de trabalhadores ainda não fizeram o saque do benefício, referente ao período 2012/2013, no valor de um salário mínimo (R$ 678).

Mais de 1 milhão de trabalhadores precisam sacar o dinheiro

O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, para os cadastrados no PIS – Programa de Integração Social - e no Banco do Brasil, para aqueles que possuem inscrição no Pasep - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Para sacar o abono, é preciso estar com documento de identificação com foto e o número de cadastro no programa em mãos. Quem tem Cartão Cidadão e senha cadastrada também pode sacar o valor em caixas eletrônicos, lotéricas ou postos do Caixa Aqui.

Ministério Público vai investiga contratação de garis pela prefeitura municipal de Currais Novos



O Ministério Publico da cidade de Currais Novos RESOLVE INSTAURAR, de ofício, com fundamento no inciso I do art. 2º da Resolução nº 23/2007 do CNMP e art. 6º, inciso I da Resolução nº 02/2008-CPJ/MPRN, o INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO, de registro cronológico nº 06.2013.00003219-7, a fim de apurar suposta prática de ato de improbidade administrativa, por parte do Exmo. Prefeito de Currais Novos-RN, consistente na contratação temporária de Garis para viabilizar os serviços públicos de limpeza urbana a cargo do ente Municipal, para atender às unidades da Administração Direta, e, ato contínuo, DETERMINA a adoção das seguintes providências:

I - Registre-se este feito como Inquérito Civil Público em livro próprio e no sistema SAJE, respeitada a ordem cronológica;

II – O efetivo cumprimento das diligências determinadas no Despacho existente nos autos.

Encaminhe-se ao CAOP respectivo, por meio eletrônico, a presente portaria (art. 11, Resolução nº 002/2008-CPJ).

Afixe-se no local de costume, bem como encaminhe-se para publicação no Diário Oficial (art. 9º, VI, Resolução nº 002/2008-CPJ).


Veja abaixo a publicação no Diário Oficial do Estado:



MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Currais Novos

Ref.: IC - Inquérito Civil nº06.2013.00003219-7

PORTARIA Nº 0005/2013/1°PMJCN

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por intermédio da Promotoria de Justiça Substituta em exercício na 1ª Promotoria da Comarca de Currais Novos-RN, no uso de suas atribuições conferidas pelo art. 129, inciso III, da Constituição Federal de 1988, combinado com o art. 26, inciso I, da Lei Federal n° 8.625/93, e ainda
CONSIDERANDO que é função institucional do Ministério Público, prevista no art. 129, inciso II, da Constituição da República de 1988 "zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição, promovendo as medidas necessárias à sua garantia";
CONSIDERANDO que é função institucional do Parquet, estampada no art. 129, inciso III, da Carta da República de 1988, "promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos";
CONSIDERANDO que o art. 37, caput, e incisos I e II, da Constituição Federal de 1988 dispõe sobre os princípios aplicáveis à Administração Pública, quais sejam, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, bem como sobre a necessidade de concurso público para provimento de cargos na Administração Pública, ressalvadas "as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração";
CONSIDERANDO  que o inciso IX do artigo 37 da Magna Carta prevê que a lei disporá sobre "os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público";
CONSIDERANDO, ainda, que o art. 10, inciso II, da Lei nº 8.429/92 dispõe ser ato de improbidade administrativa, que causa prejuízo ao erário, "permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie";
CONSIDERANDO, ademais, que aportou nesta Promotoria de Justiça cópia do Projeto de Lei nº 013/2013, de 28.05.2013, protocolado pelo Município de Currais Novos-RN na Câmara de Vereadores no dia 03.06.2013 e que dispõe sobre a contratação temporária de pessoal para atender às necessidades por tempo limitado de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX, da Constituição Federal, notadamente para viabilizar a contratação de 60 (sessenta) garis pela edilidade;
RESOLVE INSTAURAR, de ofício, com fundamento no inciso I do art. 2º da Resolução nº 23/2007 do CNMP e art. 6º, inciso I da Resolução nº 02/2008-CPJ/MPRN, o INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO, de registro cronológico nº 06.2013.00003219-7, a fim de apurar suposta prática de ato de improbidade administrativa, por parte do Exmo. Prefeito de Currais Novos-RN, consistente na contratação temporária de Garis para viabilizar os serviços públicos de limpeza urbana a cargo do ente Municipal, para atender às unidades da Administração Direta, e, ato contínuo, DETERMINA a adoção das seguintes providências:
I - Registre-se este feito como  Inquérito Civil Público em livro próprio e no sistema SAJE, respeitada a ordem cronológica;
II – O efetivo cumprimento das diligências determinadas no Despacho existente nos autos.
Encaminhe-se ao CAOP respectivo, por meio eletrônico, a presente portaria (art. 11, Resolução nº 002/2008-CPJ).
Afixe-se no local de costume, bem como encaminhe-se para publicação no Diário Oficial (art. 9º, VI, Resolução nº 002/2008-CPJ).
Autue-se. Registre-se. Cumpra-se.
Currais Novos/RN, 25 de junho de 2013.
Hayssa Kyrie Medeiros Jardim
Promotora de Justiça Substituta


Clique aqui e veja a publicação no Diário Oficial do Estado

Cidades de Caicó e Currais Novos ficam sem Policia de transito a partir de segunda-feira



A partir da próxima segunda-feira as duas maiores cidades do Seridó, sendo elas; Caicó e Currais Novos, que juntas tem hoje uma população superior a Cem Mil Habitantes e uma frota de veículos que, segundo o DETRAN, chega a 44 mil veículos, ficarão sem a presença por completo da Policia Rodoviária Estadual em seus perímetros urbanos.

Seguindo recomendação do Ministério Público do RN assinada pelo Promotor Wendell Beetoven Ribeiro Agra, a Policia Rodoviária Estadual estará a partir da próxima segunda-feira se dedicando ao patrulhamento nas Rodovias Estaduais do RN e parando de atuar em ocorrências de pequenas colisões e controle de trânsito dentro das cidades.

O objetivo, segundo o promotor, é para que o CPRE dê mais atenção ao patrulhamento das rodovias estaduais. Na opinião de Wendell Beetoven, a maioria das rodovias estaduais está sem patrulhamento, enquanto que o CPRE atua em um serviço que deveria ser feito pelas secretarias municipais de trânsito de cada cidade, no caso específico, atuação dos chamados Amarelinhos em Caicó e Currais Novos.

Com essa recomendação do Ministério Público, o Comando do 3º Distrito de Policia Rodoviária Estadual com atuação em Caicó e Currais Novos, recebeu ordens do Comando Geral da PM/RN e do CPRE, determinando que as guarnições passem a atuar somente nas rodovias e não mais façam o trabalho de controle de transito e registro de pequenos acidentes em Caicó e Currais Novos.

O trabalho que era feito pelos Policiais de transito organizando as principais ruas e avenidas do centro de Caicó e Currais Novos ficarão sem ninguém para fazer este trabalho o que pode acarretar em sérios problemas principalmente em dias de grande movimentação.

Em Caicó e Currais Novos o 3º DPRE só irá atender ocorrência de acidentes de transito em que houverem vitimas com lesões graves, ao contrário disso o fato não poderá ser registrado em Boletim de Ocorrência de transito, pelo menos até que o transito seja municipalizado e sejam implantados os chamados amarelinhos que são agentes de transito municipais.

Governo do Estado paga primeira parcela do 13º no dia 29 de junho




O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da secretaria de Planejamento e Finanças, informa que todos os servidores estaduais terão a primeira parcela(40%) do 13º salário creditada em suas contas no próximo sábado, dia 29 de junho. Já os vencimentos relativos ao mês de junho serão pagos nos dias 27 e 28 do corrente mês. Amanhã recebem os servidores com matrículas de 0 a 5. Na sexta recebem os servidores com matrículas de 6 a 9. A folha de pagamento do mês de junho, que consta de 101 mil 278 servidores, entre ativos, inativos e pensionistas, ultrapassa o valor de R$ 272 milhões, que somados aos R$ 121 milhões da parcela de 40% do 13º salário, representam um montante total de R$393,5 milhões injetados na economia do Rio Grande do Norte.

Fonte:Portal RN

Senado aprova projeto que transforma corrupção em crime hediondo


O plenário do Senado aprovou hoje (26) projeto de lei que inclui as práticas de corrupção ativa e passiva, concussão, peculato e excesso de exação na lista dos crimes hediondos. Com isso, as penas mínimas desses crimes ficam maiores e eles passam a ser inafiançáveis. Os condenados também deixam de ter direito a anistia, graça ou indulto e fica mais difícil o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão do regime de pena. O projeto agora segue para a Câmara.

O autor do projeto, senador Pedro Taques (PDT-MT), justifica que esses crimes são delitos graves praticados contra a administração pública que “violam direitos difusos e coletivos e atingem grandes extratos da população”. “É sabido que, com o desvio de dinheiro público, com a corrupção e suas formas afins de delitos, faltam verbas para a saúde, para a educação, para os presídios, para a sinalização e construção de estradas, para equipar e preparar a polícia, além de outras políticas públicas”, diz o autor do projeto.

O texto original de Taques, contudo, previa a qualificação como hediondo apenas para os crimes de corrupção ativa e passiva e de concussão (obter vantagem indevida em razão da função exercida). O relator do projeto, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), incluiu em seu parecer também os crimes de peculato (funcionário público que se apropria de dinheiro ou bens públicos ou particulares em razão do cargo) e excesso de exação (funcionário público que cobra indevidamente impostos ou serviços oferecidos gratuitamente pelo Estado).

“Sem a inclusão do peculato e do excesso de exação, a proposição torna o sistema penal incoerente, pois não há razão justificável para considerar crimes hediondos a corrupção e a concussão e não fazê-lo em relação ao peculato e ao excesso de exação”, alega Dias.

O relator também acatou emenda do senador José Sarney (PMDB-AP) para incluir homicídio simples cometido de maneira qualificada na categoria de crimes hediondos. Sarney alegou que um crime praticado contra a vida está entre os mais graves e não poderia ficar fora da lista.

Foi aprovada ainda emenda do senador Wellington Dias (PT-PI) que aumenta a pena do crime de peculato em até um terço quando ele for considerado qualificado, ou seja, cometido por autoridades e agentes políticos.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O prefeito Wilton Cunha sanciona projeto do Vereador Adailson Pereira (PPS)




O vereador Adailson Pereira (PPS), que apresentou projeto solicitando ao prefeito José Wilton Cunha, para que seja incluída no calendário oficial das datas comemorativos do município a semana de prevenção de acidente.

Quando levado para votação, o edil solicitou aos seus pares que aprovassem o projeto, e falou sobre o alto índice de acidentes domésticos com vítimas fatais que vem ocorrendo ao longo dos anos.

Projeto que foi aprovado por todos os vereadores presentes na sessão ordinária da Câmara Municipal de Currais Novos, para sua seu contentamento e alegria de todos o mesmo foi sancionado pelo o prefeito José Wilton da Cunha.


Juiz cassa mandato de prefeito de Lagoa Salgada e convoca segundo colocado para assumir prefeitura


O juiz eleitoral Marcos José Sampaio de Freitas, cassou o mandato do prefeito de Lagoa Salgada Osivan Sávio Nascimento Queiroz e seu vice Janilson Dantas Freire, da Coligação Vitória do Povo ( PSB, PDT, PV, DEM, PMN, PSD, PHS e PT) por compra de votos ainda ficaram inelegíveis por 8 anos.

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa Salgada dará posse ao segundo colocado Osivan Nascimento (PMDB) e sua vice Geyse Novaes que tiveram 3.445 Votos da coligação PMDB.

Para jurista reabertura da TelexFREE é questão de tempo



Uma fonte do poder judiciário que tem uma larga experiência de trabalho contou ao blogue que os investidores da TelexFREE fiquem tranquilos que a empresa de marketing multinível voltará suas atividades normais muito em breve.

- Eu não vejo enxergo motivos consistentes para a decisão de suspender as atividades da TelexFREE. Não existe crime. Não existe prova de que o investidor não esteja recebendo seu retorno financeiro. Não existe queixa. Então qual o motivo para a empresa fechar? Indagou. O risco é do investidor. Se ele acha que deve colocar o seu dinheiro numa bolsa de valores, ele é livre para tal. Se a bolsa despencar e ele perder o seu capital é problema dele. Então, eu não vejo a coisa de maneira diferente. Sei que – medindo as devidas proporções – a comparação pode ser até injusta. Mas, enfim, o dinheiro é seu e você investe onde achar que deve aplicar, disse.

E ainda apimentou: o jogo do bicho é uma ilegalidade. No entanto, as pessoas continuam jogando. Ganhando ou perdendo. Problema delas, concluiu.

O jurista pediu para não ser identificado e disse em tom irônico: não coloque meu nome no blogue. Isso é apenas uma opinião pessoal.

TCE condena ex-prefeito de Lagoa Nova a restituir 13 mil reais


O Tribunal de Contas do RN, através da Segunda Câmara, condenou Erivan de Souza Costa, ex-prefeito de Lagoa Nova, a ressarcir aos cofres públicos o valor de R$ 13.216,53. No processo nº 4369/1997, após análise dos subsídios do prefeito e vice-prefeito, ficou comprovado que ambos receberam quantias superiores ao legalmente permitido entre o período de janeiro a dezembro de 1995.

O Decreto Legislativo 002/92 permitiu a atualização da remuneração dos referidos gestores por meio de índices inflacionários. Entretanto, no entendimento do relator do processo, conselheiro Tarcísio Costa, “a utilização desses índices se afigura irregular, uma vez que os ditos índices inflacionários não se prestam à revisão de remuneração dos servidores públicos, sobretudo depois de instituído o plano real. A remuneração dos servidores públicos está vinculada as revisões gerais, nos termos da Constituição Federal”.

Ainda segundo o relator, “no caso vertente, o próprio responsável reconhece a irregularidade da matéria na medida em que apresenta requerimento de parcelamento do débito, antes de proferido qualquer julgamento”.

Em razão da incidência do intuito da prescrição, no seu voto o conselheiro Tarcísio Costa deixou de aplicar multas de natureza administrativa. Porém, atendeu o pedido de parcelamento do débito que será atualizado após o trânsito em julgado.

Manifestantes querem passar aos parlamentares responsabilidade por mudanças



Depois de ocupar as ruas em protesto por melhorias nos serviços públicos e contra a corrupção, um grupo de manifestantes pretende hoje (26) passar simbolicamente aos parlamentares a responsabilidade pelas mudanças exigidas pela população. Para isso, voluntários posicionam, desde o início desta manhã, 594 bolas de futebol no gramado em frente ao Congresso Nacional.

De acordo com o presidente da organização não governamental (ONG) Rio de Paz, responsável pelo ato, Antônio Carlos Costa, as bolas representam os 594 deputados e senadores.

"A ideia é passar a bola para o Congresso, saber o que ele vai fazer a partir de agora. Queremos um Legislativo que fiscalize o Executivo, mas não o boicote, que desengavete projetos de lei de grande interesse popular e que não se sujeite a lobbies que visam apenas ao interesse próprio e não da nação", explicou Costa.

Ele disse ainda que entre as reivindicações do grupo está o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do cargo até que o Supremo Tribunal Federal (STF) se pronuncie sobre as acusações que ele sofre de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso, além de compromissos mais concretos por parte das autoridades em relação à segurança pública.

Costa ressaltou que as 594 bolas, que receberão cruzes pintadas em vermelho ao longo do dia, também simbolizam o número de assassinatos que ocorrem no país. Segundo estimativa da entidade, 550 brasileiros morrem dessa forma a cada quatro dias.

"Estamos vivendo um momento histórico no Brasil, em que, pela primeira vez, o fator medo está sendo observado nos governantes. Eles estão com medo do povo e é preciso aproveitar este momento para promovermos uma reforma profunda no país, no modo de fazer política", destacou. "Queremos um Brasil padrão Fifa", acrescentou.

Ainda como parte da mobilização, está previsto para as 17h30 um chute coletivo das bolas posicionadas no gramado em direção ao Congresso.

Ato semelhante foi feito no sábado passado (22) no Rio de Janeiro, quando 500 bolas foram fincadas, também por voluntários ligados à ONG, na Praia de Copacabana, na zona sul.

Supremo determina prisão imediata do deputado Natan Donadon


O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) na Câmara
(Foto: Leonardo Prado / Agência Câmara)

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26), por oito votos a um, pela prisão imediata do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO). Ele foi condenado em 2010 a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime fechado pelos crimes de peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração) e formação de quadrilha, mas aguardava o julgamento dos recursos em liberdade.

Donadon será o primeiro deputado em exercício a ser preso por determinação do Supremo desde a Constituição de 1988. Ainda não há informações sobre o momento exato em que a prisão será cumprida.

Há dúvida sobre a questão da perda do mandato parlamentar, que não foi definida pelo plenário do Supremo nesta quarta. O tema deve ser decidido pelo Congresso, uma vez que, durante o julgamento de Natan Donadon em 2010, os ministros não discutiram a questão. No caso do processo do mensalão, porém, o STF decidiu pelas cassações dos mandatos dos quatro parlamentares condenados.

Donadon já teve o primeiro recurso negado em dezembro do ano passado. Ao julgar um segundo recurso do deputado nesta quarta, o Supremo entendeu que os embargos de declaração (tipo de recurso contra condenações) era meramente protelatório e decidiu que ele deveria ser preso.

Fonte:G1

Dupla assalta estúdio de banda de forró na Ribeira



Dois homens armados invadiram e assaltaram um estúdio de gravação de uma banda de forró, localizado na Duque de Caxias , no bairro da Ribeira. O fato aconteceu no final da tarde desta terça-feira (25), no momento que apenas duas funcionárias se preparavam para concluir os trabalhos do expediente. De acordo com a polícia, os criminosos realizaram o arrastão e,em seguida, trancaram as vítimas dentro de uma das salas do estúdio.

Segundo o tenente Gonçalves, oficial do 1º Batalhão, a dupla chegou se passando por cliente agendando, inclusive, uma data para uma suposta gravação, mas ao sair anunciou o assalto. Apenas um dos criminosos estava armado com um revólver calibre 38 e era exatamente este que ameaçava as vítimas enquanto o outro recolhia dinheiro, celulares e outros pertences das funcionárias.

"Eles demoraram pouco mais de cinco minutos no local. Eu conversei com uma das vítimas e ela me revelou que além de levarem todos os bens os assaltantes ainda tomaram as chaves dos veículos de cada uma delas", disse.

Os dois suspeitos fugiram a pé deixando as funcionárias trancadas em uma das salas do estúdio e não foram localizados nem identificados. A policia ainda realizou diligencias em toda a área, mas nenhuma pessoa com as mesmas características foi detida. O caso será investigado pela 1º Delegacia de Polícia, no bairro Cidade Alta.

Fonte:Portal BO

#RevoltadoBusão confirma novo protesto nesta sexta-feira em Natal


Manifestantes da #RevoltadoBusão fazem reunião no Campus central da UFRN (Foto: Iano Flávio Maia)

Um novo protesto do movimento #RevoltadoBusão está confirmado para esta sexta-feira (28) em Natal. A concentração para o ato ocorrerá a partir das 15h na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, zona Leste da capital potiguar.

A manifestação foi marcada após plenária realizada durante a tarde e noite desta terça-feira (25) no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A informação foi confirmada pela Comissão de Comunicação do movimento.

Com a nova manifestação marcada para sexta, os protestos por melhorias no transporte público de qualidade chegarão ao 10º ato em Natal.

Na última manifestação, que levou milhares de pessoas às ruas da cidade, além dos protestos contra a má qualidade do transporte público da capital potiguar, os manifestantes trouxeram reivindicações relacionadas a diversos temas, como educação, saúde, insegurança, o Projeto de Emenda à Constituição 37 (PEC 37), entre outros assuntos.

Fonte:G1RN

Vereador Adailson Pereira(PPS)- UM MANDATO PARTICIPATIVO




Como vereador neste município fui o primeiro a me manifestar contrariamente a PEC 37, onde na oportunidade apresentamos MOÇÃO DE REPUDIO, pela a aprovação da mesma, a nossa moção foi aprovada por todos os vereadores da câmara municipal de Currais Novos, correspondências foram enviadas aos senhores deputados e senadores solicitando a reprovação da mesma, como também participamos de audiência pública que ocorreu no plenário da câmara de Currais Novos com os presidentes de câmaras municipais e membros do Ministério Público de todo o seridó. HOJE POSSO DIZER QUE VALEU A PENA TER PARTICIPADO DESSA LUTA , POIS, A CÂMARA FEDERAL ACABA DE REPROVAR A PEC 37. Parabéns o Ministério Público e o povo brasileiro.

Depois de pressão popular, Câmara rejeita PEC 37



A pressão das manifestações populares das últimas semanas, em todo o país, resultou ontem (25) na derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limitava os poderes de investigação do Ministério Público. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e na comissão especial que analisou o mérito, a proposta foi rejeitada por 430 votos a favor, 9 contrários e 2 abstenções. Com a rejeição, a PEC vai ao arquivo.

Logo após a rejeição da PEC, as centenas de pessoas que acompanharam a sessão das galerias da Câmara, cantaram um trecho do Hino Nacional. Os manifestantes, em sua maioria representantes do Ministério Público e agentes da Polícia Federal, aplaudiram todos os encaminhamentos favoráveis à rejeição da proposta.

A derrubada da PEC 37 era uma das principais bandeiras dos movimentos populares que têm tomado às ruas de várias cidades brasileiras e do exterior. Por definir que o poder de investigação criminal seria restrito às policias Federal e Civil, a proposta foi considerada como “PEC da impunidade”.

Por duas vezes, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), apelou para que a rejeição fosse unânime a fim de que a Casa ficasse em sintonia com o clamor das ruas. Autor da PEC, o deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) foi o único a defender a aprovação da proposta. Segundo ele, “um erro de percurso”, em referência às manifestações, fez com que a PEC fosse considerada “nefasta”.

terça-feira, 25 de junho de 2013

PPS/MD quer derrubar, hoje, PEC que retira poder de investigação do Ministério Público


Rubens Bueno: Retirar função do MP é um retrocesso para a democracia 


A bancada do PPS/MD quer derrubar, ainda hoje, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 37) que retira o poder de investigação do Ministério Público. Na avaliação do líder do partido, deputado federal Rubens Bueno (PR), essa será uma primeira resposta do Congresso Nacional às reivindicações dos manifestantes que tomam conta das ruas do país. “Para combater a corrupção precisamos de um Ministério Público forte e não há qualquer cabimento retirar deles o poder de investigação”, ressaltou o parlamentar, que apresentou a proposta durante reunião com o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB). A proposta foi aceita e vai entrar na pauta desta terça-feira (25).

Na avaliação do partido, a PEC é uma afronta à sociedade e, se aprovada, terá consequências desastrosas para o combate à corrupção e outros crimes no Brasil. “A retirada do poder de investigação do MP representa um retrocesso e é um prejuízo incomensurável para a própria democracia", afirma Rubens Bueno.

Para a bancada do PPS/MD, deixar o poder de investigação como atribuição somente das polícias Civil e Federal é perigoso. “Trata-se de uma tentativa de esvaziamento das funções importantíssimas que exerce o MP no regime democrático. O partido reafirma a defesa do trabalho independente que a instituição, tão essencial à democracia, exerce no país”, reforça o líder, citando nota divulga pela legenda ainda no ano passado.

Os deputados do partido lembram ainda que pouquíssimos países democráticos em todo o mundo tomam semelhante atitude. Na avaliação deles, o Brasil definitivamente não pode se juntar àqueles que limitam o poder do Ministério Público.

A bancada ressalta também que graças ao MP ações como a que desbaratou o esquema do mensalão foram julgadas pelo Supremo Tribunal Federal.

O Ministério Público autônomo foi uma das grandes conquistas do povo brasileiro na Constituição de 1988, com significativa colaboração do PCB que, agora, como PPS/MD, conclama a sociedade e o Congresso a defendê-lo.

Fonte:Portal PPS

Agente penitenciário estadual é executado a tiros em Mossoró



A Central de Operações da Policia Militar registrou no final da manhã de terça-feira, 25 de Junho de 2013, mais uma morte violenta em Mossoró.

Ronilson Alves da Silva, 35 anos de idade, agente da Penitenciária Mário Negócio, foi encontrado morto por disparos de arma de fogo, dentro de seu veiculo tipo corsa, placa NOA 2640, no conjunto Santa Helena em Mossoró. No interior do carro foi encontradas algumas capsulas de pistola.



Segundo informações elementos armados tomaram de assalto uma kombi de um supermercado e disseram ao motorista que usariam o veículo para assassinar uma pessoa. segundo o motorista os elementos usavam fardamento do supermercado. Logo após o assalto a policia foi informada que havia um corpo cravejado de bala dentro de um veiculo abandonado.

A Policia Militar esta no local fazendo o isolamento da área até a chegada da equipe do Instituto técnico e cientifico de policia que fara a pericia no local e remoção do corpo para a sede do órgão.

Fonte:O câmera

Juíza de Jucurutu manda Prefeitura e Câmara Municipal cumprir “Transparência Pública” e liberar informações



Fac-simile do despacho da juíza Marina Melo Martins Almeida


A juíza Marina Melo Martins Almeida deferiu a Ação Civil Pública Transparência na gestão municipal, contra o prefeito George Queiroz e a presidente da Câmara, vereadora Paula Torres. O Ministério Público de Jucurutu foi o autor da ação.

No documento, se questionou a “falta de transparência”, em relação a dados que deveriam constar no “Portal de Transparência”, tanto da Prefeitura como da Câmara Municipal de Jucurutu. Informações solicitadas pelo vereador Márcio Soares, e não entregues. “Defiro o pedido pelo Ministério Público fls. Cumpra-se com urgência”, diz trecho da sentença da juíza de Jucurutu.

Acidente em Nova Parnamirim mata dois adolescentes



Um grave acidente na avenida Olavo Montenegro, em Nova Parnamirim, tirou a vida de dois adolescentes, na noite desta segunda-feira (24). Uma das vítimas tem 12 anos e a outra 16, de acordo com informações repassadas pela polícia. O jovem de 16 anos, identificado como Paulo Jean de Medeiros Júnior, estava dirigindo o veículo que capotou e bateu em um muro.

De acordo com a polícia, os dois adolescentes tinha ido jogar futebol no conjunto da Cophab e estavam voltando para casa. Informações preliminares dão conta que eles moravam no condomínio Bertioga, também em Nova Parnamirim.

Em determinado trecho da avenida Olavo Montenegro, que é a RN 066, o motorista teria perdido o controle do veículo Sandero, de cor branca e placas NOA-9994, batido no canteiro e, sem seguida, chocado-se contra um muro.



Com o impacto da colisão, o carro ficou bastante danificado e os adolescentes ficaram presos às ferragens. A primeira equipe a chegar ao local foi do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que conseguiu retirar o adolescente de 12 anos, identificado como João Vitor da Costa Souza.

Houve uma tentativa de socorrido ainda no local, porém, ele não resistiu. Já o adolescente de 16 anos, que morreu na hora da colisão, ficou preso e o Corpo de Bombeiros teve que ser acionado. Eles tiveram que usar um desencarcerador, que é uma máquina que corta o carro para retirar a vítima. A morte do jovem também foi confirmada pela polícia e pelo SAMU. Eles foram identificados como João Vitor e Jean.

O sargento Carlos, do Corpo de Bombeiros, participou do resgate e disse ao Portal BO que, pela forma como o carro ficou, pressupõe-se que o veículo vinha em alta velocidade. Já o auxiliar de enfermagem Paulo Sérgio revelou que as vítimas tiveram várias fraturas, inclusive no pescoço.


Fonte:Portal BO

Comunidade Joaquim Barbosa presidente crescendo no Facebook


Página no Facebook

As recentes – e históricas – manifestações que estão acontecendo Brasil afora também ajudaram a bombar a página do Facebook que pede a candidatura de Joaquim Barbosa à Presidência da República.

Desde o início dos protestos as páginas “curtidas” saltaram de uma média de 567 por semana para 13 698, chegando a um total de 48 148. E as “pessoas falando sobre isso” pularam de 6 950 para 235 548.

Por Lauro Jardim

Escola de GoveRNo está com inscrições abertas para cursos de graduação e especialização




Os cursos originados do convênio entre Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), através da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) já tiveram seus editais publicados no Diário Oficial do RN do último dia 22 de julho.

O Edital 001/2013 traz as normas do processo seletivo para ingresso no curso superior de Tecnologia em Gestão Pública que está com inscrições abertas também no site da EGRN, até o dia 25 de julho.

Já o Edital nº02/2013 versa sobre o curso de Especialização em Direito Administrativo que está com inscrições abertas até o dia 18 de julho.

O Edital nº 03/2013 traz o regulamento para o processo seletivo no curso de especialização em Gerenciamento de Serviços de Saúde, cujas inscrições estão abertas até 18 de julho.

Ambos os editais estão disponíveis no site da Escola de Governo, através da aba cursos. As inscrições também serão realizadas, somente por via digital, através do site da EGRN.

Fonte:Portal RN

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mais uma tentativa de homicídio a faca hoje em Currais Novos



Tentativa de Homicídio na Rua Professora Nair Costa, N°46, Iranilson Medeiros da Silva de apenas 18 anos, levou pelo menos 3 cutiladas de faca, efetuadas por um menor de Inicial ''P'', segundo a tia da Vitima, os dois deram inicio a uma luta corporal na frente da casa da mesma, quando apartada a briga, ''P'' correu pra casa, pegou uma faca e voltou para a residência da mesma, entrando lá desferiu pelo menos 3 Facadas em Iranilson. O Mesmo foi encaminhado para o Hospital Mariano Coelho.
Em menos de 24 horas, no Município de Currais Novos teve 1 Homicídio por arma de fogo e duas tentativas de homicídio a faca.

Acusado de esfaquear adolescente em Currais Novos deu a sua versão para o ocorrido



Por Sd PM J. Júnior
Foto: J. Júnior
Nossa reportagem conversou na tarde de hoje (24/06/13) com o feirante, DAMIÃO HILDEBRANDO DA SILVA, CONHECIDO POR DAMIÃOZINHO DE 28 ANOS acusado de esfaquear o adolescente A.J. DE 14 ANOS por volta das 12h40 na feira coberta de Currais Novos.
Damiãozinho nos revelou que o adolescente teria furtado vários objetos de sua banca e que o procurou para conversar e tentar recuperar os produtos, mas o adolescente, que estaria sob efeito de drogas, não quis conversa e o teria atacado com uma faca e chegou a atingi-lo na altura da coxa esquerda. Ele acrescentou que tinha levado uma faca porque tinha medo do adolescente e para se defender reagiu a agressão e acabou atingindo o menor com uma cutilada na altura do pescoço.
A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender Damiãozinho e apreender a faca usada na agressão. A faca usada pelo o menor também foi apreendida.Damiãozinho foi conduzido para a delegacia onde se encontra a disposição da Justiça e o menor continua internado em estado grave.

Dilma propõe plebiscito para Constituinte da reforma política




Na abertura da reunião com governadores e prefeitos, a presidenta Dilma Rousseff disse que vai propor a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política.

"O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está", disse a presidenta.

Dilma Rousseff propôs ainda uma nova legislação que considere a "corrupção dolosa [quando há intenção] como crime hediondo", com penas mais severas. A presidenta pediu ainda agilização na implantação da Lei de Acesso à Informação.

A presidenta defendeu ainda pacto de responsabilidade fiscal, com o objetivo de manter a estabilidade da economia e o controle da inflação.

"É muito bom que o povo esteja dizendo tudo isso em alto e bom som. Cabe a cada um de nós - presidenta, ministros, governadores, governadoras, prefeitas e prefeitos - cumprir essa nova e decisiva dimensão da vontade popular. Nós todos sabemos onde estão os problemas. Nós todos sabemos que podemos construir soluções, mas também sabemos das incontáveis dificuldades para resolvê-las", disse.

"Junto com a população, podemos resolver grandes problemas. Não há por que ficarmos inertes, acomodados ou divididos", acrescentou. Ela disse ainda que "país deixou de ser governado para um terço da população".

Ônibus escolar é incendiado em Santa Cruz



Criminosos atearam fogo em um ônibus escolar da Prefeitura de Santa Cruz, no final da noite deste domingo (23), e provocaram medo na população, devido ao ato de vandalismo. O crime aconteceu no bairro Paraíso e, até o momento, a polícia ainda não identificou quem teria queimado o veículo.

De acordo com o que foi repassado por populares para a polícia, o fogo teria começado por volta das 23h45, mas rapidamente tomou conta de todo o ônibus. Um carro pipa chegou a ir ao local tentar conter as chamas, porém, não obteve sucesso.

Segundo informações do blogueiro José Alves, o ato de vandalismo causou medo na população de Santa Cruz, tendo em vista que as pessoas sabem que os ataques são provocados por criminosos que vêm praticando vários delitos na cidade, como assaltos e até homicídios.

Ainda não se sabe, porém, o que teria motivado o ataque contra o ônibus escolar. O caso deverá ser investigado pela delegacia de Santa Cruz, que começará a ouvir testemunhas já nesta segunda-feira (24).

Fonte:Portal BO

Prefeitura de São Vicente corta alimentação da PM após irmão do Prefeito ser preso por embriagues ao volante; PM’s sofrem ameaça de transferência


Na Foto: Destacamento da PM em São Vicente

Passado poucas semanas do ocorrido, a Associação do Policiais Bombeiros Militares do Seridó, foi notificada de um ocorrido constrangedor e que trouxe revolta. No dia 10 de maio de 2013, segundo os policiais da cidade de São Vicente/RN, a guarnição composta pelos soldados Hélio e Ubiraci estavam resolvendo uma ocorrência de um som de um carro na praça da cidade, onde o irmão do prefeito e um colega que o acompanhava, se dirigiam para uma festa, mas que na ocasião, estavam com som automotivo de forma abusiva na praça daquela cidade.
A GU já havia abordado os mesmos e pedido para quebaixassem o som, tendo em vista que lá em São Vicente, o juiz, determinou que som de carro na praça era proibido, por sua vez, o irmão do prefeito, juntamente com alguns colegas estavam descumprindo essa determinação judicial. Quando a guarnição voltou a praça, pelo mesmo motivo, o cidadão citado passou em alta velocidade com o carro pela viatura e aumentou o som tentando demonstrar em que poderiam está acima da lei devido sua influência econômica e política, saindo em disparada, mais sendo interceptados pela viatura que conseguiu pará-los depois que o condutor do veiculo colidiu na viatura da policia.
Na abordagem foi solicitado que os mesmos saíssem do carro onde foram revistados e convocado o trânsito da cidade de Currais Novos, que detectaram embriaguez do irmão do prefeito que conduzia o veiculo. A partir deste momento os Policiais que atenderam a ocorrência relatam que houve tentativa de intimidação com ameaças de transferência e xingamentos aos policiais que estavam cumprindo seu papel constitucional. Para surpresa da Associação e dos policiais, no dia seguinte aos fatos, a prefeitura cortou, sem explicação, a alimentação dos policiais que era subsidiada pela prefeitura local.
Perguntando ao presidente, Aderlan Medeiros, sobre quais providencias seriam tomadas, o mesmo informou que “a Associação está alerta para qualquer tentativa de transferência dos policiais da cidade, e que se isso acontecer a justiça será acionada. Quanto a cortar as refeições, a APBMS é contra as Prefeituras fornecerem alimentação aos policiais, justamente por esse tipo de expediente grosseiro e eleitoreiro, mas que diante das circunstâncias, fica obvio a falta de compromisso da gestão municipal com a sua população.
A população continua perdendo com a decisão do Prefeito de cortar a alimentação porque os Policiais estão indo se alimentar em Florânia e Currais Novos, deixando assim, a cidade desguarnecida e vulnerável para ações criminosas”. Finalizou Aderlan Medeiros, Presidente da APBMS.

Fonte: APBMS via blog do Edmilson Sousa

Repórter da Sidys Tv a Cabo sofre acidente entre C. Novos e Cerro Corá


Renato Araújo


Por volta do meio-dia deste domingo (23/06) o repórter da Sidy’s Tv a Cabo Renato Araújo (36 anos) e sua esposa seguiam para a cidade de Cerro Corá pela RN 042 em uma moto Honda Bros 150 (placas NNQ 6728 – Currais Novos/RN) e ao se aproximar de uma curva perdeu o controle e saiu da pista chegando a cair numa ribanceira, mas por sorte a mata impedio que o acidente fosse mais grave.



A Equipe de socorristas voluntários do Esquadrão Resgate rapidamente foram acionados, porém Renato e sua esposa foram socorridos por populares que passavam no momento do acidente e conduziram as vítimas com escoriações até o Hospital Regional de Currais Novos onde foram medicados e liberados em seguida.

A guarnição do 2º GPRE (Sd. Nildon, Sd. Francieldo) esteve no local realizando os procedimentos cabíveis.


Novo ato da #RevoltadoBusão será definido nesta terça em Natal


Protesto da #RevoltadoBusão, em Natal,
percorre a BR-101 (Foto: Fabiano de Oliveira/G1)

Está marcada para esta terça-feira (25) a plenária que deve definir a data do novo protesto do movimento #RevoltadoBusão em Natal. O encontro ocorrerá a partir das 17h no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com a manifestação da última quinta-feira (20), quando milhares de pessoas foram às ruas da capital potiguar, os protestos por melhorias no transporte público de qualidade chegaram ao 9º ato.

Na última manifestação, além dos protestos contra a má qualidade do transporte público de Natal, os manifestantes trouxeram reivindicações relacionadas a diversos temas, como educação, saúde, insegurança, o Projeto de Emenda à Constituição 37 (PEC 37), entre outros assuntos. Ao G1, o integrante da Comissão de Comunicação, Tiago Aguiar, opinou que é importante manter o foco na pauta do transporte público.

"Lógico que as pessoas estão indignadas por várias coisas, mas acho que é mais interessante ter foco. Vai chegar a hora de pedir educação e saúde. Estamos conseguindo avanços reais, como foi a redução da passagem, e é importante manter o foco", explica. Para Aguiar a adesão de pessoas de vários níveis sociais é bem vinda nos protestos. "Temos muito a conquistar. A volta de linhas de ônibus, serviço de transporte 24 horas, bairros mais interligados. Está no começo, assuntos não faltam para conquistar", diz.

Fonte:G1RN

Registrado um homicídio na noite de São João em Currais Novos

ZECA URUBÚ


Por volta das 22h15min, da noite de hoje, 23 de Junho do ano de 2013, teve fim a vida de um cidadão conhecido como de alta periculosidade em Currais Novos. Vinicius Rodriguez da Silva, conhecido como Zeca Urubu, de 20 anos, que tinha alguns homicídios ligado a sua pessoa, foi morto por vários disparos de arma de fogo. Ele estava possivelmente vendendo drogas, já que foi morto com pedras de crack nas mãos, quando foi surpreendido de forma mortal.

A Policia Militar já tem o nome do suspeito deste crime de morte, que é menor de idade, e desfruta também de um histórico de crimes, ou atos infracionais bastante intenso.

O crime aconteceu na Travessa 13 de Maio no Bairro paizinho Maria, quando Zeca Urubu estava comemorando o São João. Infelizmente é a realidade de pessoas que vivem no sub mundo do crime.