sábado, 28 de setembro de 2013

UERN e Governo do Estado irão conceder 300 bolsas de estágio remunerado


Será assinado neste sábado (28), por ocasião da Assembleia Universitária, um convênio entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Governo do Estado, através da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), para a cessão de bolsas de estágios remunerados e não-obrigatórios para os estudantes da UERN devidamente matriculados e com efetiva frequência, oriundos de todos os cursos de graduação.

Inicialmente serão disponibilizadas 300 bolsas de estágios no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte. O edital de seleção com especificações sobre os órgãos onde serão realizados os estágios ainda não foi publicado. A expectativa é de que sua publicação ocorra em breve.

Fonte:Portal RN

Assalto a mão armada em Jardim do Seridó


Foto do veiculo 

Por volta de meio dia desta sexta feira (27) um veiculo do tipo Ford F4000 de placas HUK-0496 e de cor Amarela pertencente aos filhos de FRANCISCO VICENTE DE MELO que era mais conhecido como Branco de 68 anos, residentes na Rua Serra Negra, 220, Bairro JK, Currais Novos que morreu em um acidente na RN-041 que liga Currais Novos a Lagoa Nova no dia 28/08/2013, ela foi tomado de assalto na cidade de Jardim do Seridó, 2 indivíduos ambos armados anunciaram o assalto e mantiveram o motorista Vicente de Paula dentro do veiculo e só as 18:00 horas o libertaram próximo a Santa Maria.
Os assaltantes usaram um veiculo Siena branco no assalto, durante o assalto os indivíduos passaram em uma barreira Policial nas prossimidades do Aeroporto de Currais Novos.

Governo do RN pede que hospital alvo de operação forneça informações


Documentos foram apreendidos no Tarcísio Maia
(Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) solicitou à direção do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, na região Oeste potiguar, que forneça as informações pedidas na investigação sobre possíveis fraudes em plantões. A unidade hospitalar foi alvo de uma operação da Polícia Civil nesta sexta-feira (27), quando foram apreendidos documentos. A operação Ponto Final investiga pagamentos indevidos em plantões no hospital.

De acordo com o delegado Fabio Montanha, da 1ª Delegacia de Polícia de Mossoró, as investigações começaram em maio deste ano após denúncias de que servidores estariam recebendo o pagamento por plantões que não foram cumpridos. O delegado informou que ainda não é possível precisar quantos servidores teriam recebido os valores referentes aos plantões sem cumprí-los e nem o valor pago indevidamente.

Em nota, a Sesap diz estar atenta a qualquer ato ilícito no quadro da rede de saúde e informa que vem trabalhando de maneira responsável e transparente para facilitar a disponibilização das informações solicitadas pelos órgãos de fiscalização da gestão pública.

A Sesap esclarece ainda que o Hospital Regional Tarcísio Maia possui autonomia administrativa e financeira, sendo de sua responsabilidade a gestão de todo o pessoal de seu quadro efetivo, ou temporário, quanto ao cumprimento de escalas de plantão, jornada diária de trabalho, férias e licenças diversas, e tudo que se refere à vida funcional dos servidores ali lotados, como a contratação e até o desligamento por aposentadoria, transferência e afastamentos diversos.

Segundo a secretaria, o controle do ponto eletrônico foi regulamentado em Portaria Interna e que o uso dos referidos equipamentos é de responsabilidade de cada unidade, incluindo manuseio, conservação e emissão de relatórios ao final de cada mês, além do envio de faltas e ausências não justificadas para desconto pelo nível central da Sesap.

Fonte:G1/RN

Curraisnovense capota veículo na RN 087





Um currais-novense identificado apenas por Kennedy que conduzia um veículo Fiat Pálio de placas MYP-4313/Currais Novos capotou na RN 087, aproximadamente 07Km de São Vicente. Ele participou das festividades da cidade e quando retornava para Currais Novos na companhia de outras três pessoas perdeu o controle numa reta e capotou. Todas as vítimas tiveram escoriações leves e foram socorridas antes da chegada da Polícia Militar.

IPI de produtos da linha branca e móveis irá subir a partir de outubro



O Ministério da Fazenda anunciou hoje (27) que as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca e móveis irão subir a partir do dia 1º de outubro. Segundo o secretário de Política Econômica do ministério, Márcio Holland, a recomposição foi definida com base no atual desempenho da economia.

"Estamos observando que a economia no segundo semestre está apresentando bom comportamento. Vendas estão indo bem nestes setores, a produção está regular e o nível de utilização da capacidade instalada está regular", disse.

A alíquota para o fogão passará de 3% para 4%; da geladeira, de 8,5% para 10%; do tanquinho, de 4,5% para 5%, da máquina de lavar, permanecerá em 10%; e de móveis e painéis, subirá de 3% para 3,5%.

O secretário ressaltou que alíquotas valem até o dia 31 de dezembro.

Originalmente, o IPI da linha branca correspondia a 4% para os fogões, 10% para os tanquinhos, 15% para as geladeiras e 20% para as máquinas de lavar. Em abril de 2009, as alíquotas foram reduzidas, mas voltaram ao normal em fevereiro de 2010.

Em dezembro de 2011, a linha branca teve nova desoneração. As alíquotas foram novamente reduzidas e estão sendo gradualmente recompostas desde fevereiro deste ano.

Os móveis e painéis originalmente pagavam 10% de IPI e estão com a tributação reduzida desde novembro de 2009. As alíquotas também começaram a ser reajustadas em fevereiro.

Roubo, apreensão de entorpecente, brigas, lesão corporal, arrombamentos, nas festividades dessa sexta-feira em São Vicente


VALDOMIRO (ACUSADO DE AGREDIR UM ENFERMEIRO)
FRANCISCO VINICIUS (ACUSADO DE ROUBAR EMPRESÁRIO CURRAISNOVENSE)
NALDO E BINHO (EX-PRESIDIÁRIOS COM VÁRIAS PASSAGENS ALTERANDO DENTRO DO EVENTO)
ENTORPECENTE APREENDIDO

Uma sexta-feira muito movimentada na pacata cidade de São Vicente que comemora os festejos de seu padroeiro. Três residências foram arrombadas em ruas próximas a praça onde era realizado show com duas bandas musicais.
O empresário Durval Dantas de Currais Novos mais uma vez foi vítima de violência e teve cordões de ouro, pulseira e um relógio roubados no meio do evento. Um suspeito foi detido pela Polícia Militar no momento que trocava de camisa e com ele foi apreendido alguns dos objetos furtados do empresário. Trata-se do cigano, FRANCISCO VINICIUS FERREIRA DE 26 ANOS, residente na Rua Vila Lobos, s/n, Bairro da Penha, Tangará.
Duas pessoas foram feridas, uma com uma garrafada na cabeça e um enfermeiro foi espancado por várias pessoas no meio do evento, ambas foram encaminhadas para Currais Novos com cortes, escoriações e ficaram internadas em observação.
Um vendedor ambulante que comercializava bebidas também foi preso junto com o próprio filho comercializando Loló. Com eles foi apreendido aproximadamente 45 frascos do entorpecente e ambos foram conduzidos para Caicó e autuados em flagrantes.

Outras pessoas foram detidas, ouvidas e liberadas (Segue fotos acima).

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Acidente foi registrado no centro de Currais Novos na noite desta quinta-feira



O blog Jota Dantas.com flagrou um acidente, no momento exato do acontecido, na Avenida Teotônio Freire, por volta das 18h15min, desta quinta-feira (26), quando um motociclista perdeu o controle de sua moto, após receber uma fechada de outros motoristas. Logo em seguida, o SAMU foi solicitado e prestou socorro a vítima, identificada apenas por Manoel de Almeida.


Após o acidente, com a viatura do SAMU parada no meio da Avenida para prestar socorro, um caminhão fez uma manobra muito imprudente e arriscada, ao passar entre a viatura e uma calçada, onde com isso, chegou a tocar de raspão na viatura que estava estacionada. E isso poderia ter acontecido algo mais grave, devido a pressa de um motorista que não teve a paciência de esperar uma pessoa ser socorrida. lamentável.

Adailson Pereira visita o São Sebastião nesse final de semana.



Aproveitando esse próximo final de semana, o vereador Adailson Pereira vai fazer uma visita a comunidade do São Sebastião, onde vai passar o sábado e o domingo retornando a cidade na segunda feira pela manhã.

O parlamentar vai aproveitar para dedicar o final de semana completo aquela localidade para conversa com os moradores e procurar saber como está a situação do abastecimento d’Água.

Como já é de rotina, sempre aos finais de semana o parlamentar do PPS, faz visita as comunidades rurais se inteirando de como está a situação d’água e tentando viabilizar soluções junto ao poder publico para sanar a situação.

Mesmo sendo um parlamentar da base de oposição ao Prefeito Vilton Cunha, mas realizando um trabalho com coerência e respeito, o executivo vem sempre atendendo as solicitações do Edil.

Prefeitos de Barauna e de Marcelino Vieira recorrem de cassações ao TRE


Prefeito Luizinho, de Carnaubais, poderar recorrer no cargo


O prefeito Luiz Gonzalves Cavalcante Dantas, do PSB de Carnaubais, conseguiu liminar no Tribunal Regional Eleitoral nesta quinta-feira, 26, para ficar no cargo de prefeito enquanto recorre das decisões da Justiça Eleitoral de Assu que cassou seus direitos politicos.

Já prefeito Isoares Martins, do PR de Baraúna, deu entrada no TRE, atraves do advogado Marcos Lanuce, no mesmo sentido. Ele teve o seu registro de candidatura cassado pelo juiz Herval Sampaio Junior, da Justiça Eleitoral de Mossoró.

O mesmo fez os advogados do prefeito José Ferrari, do PR de Marcelino Vira, que assim como o gestor de Carnaubais e de Baraúna, teve seu registro de candidatura cassado em processo que o acusou de compra de votos na eleição de 2012.

O advogado Marcos Lanuce disse que aguarda conseguiu a lminar para o prefeito Isoares Martins parmanecer no cargo, alegando o advogado especialista em direito eleitoral que as provas no processo são mais suposições do que provas reais.

Marcus Lanuce destacou que retirar o prefeito quando existe uma possibilidade muito forte da decisão de cassação ser revertida gera uma instabilidade administrativa muito forte no município, ocasionando um prejuízo a população. "Isto não pode acontecer. É injusto", diz o advogado.

O mesmo pensa os advogados do prefeito José Ferrari, de Marcelino Vieira. Em Carnaubais, as expectativas quanto a posse do presidente da Câmara na Prefetura já acabou ou foi adiado. O cenário agora permanece nas cidades de Baraúna e Marlino Vieira.

Carro bate em poste, pega fogo e motorista morre carbonizado em Natal


Veículo bateu em um posto e motorista morreu queimado na zona Sul de Natal (Foto: Jorge Talmon/G1)

Um motorista ainda não identificado morreu carbonizado após o carro conduzido por ele bater em um poste e pegar fogo na avenida Prudente de Morais, na zona Sul de Natal. Segundo informações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o acidente aconteceu por volta das 5h desta sexta-feira (27) próximo ao Batalhão do Corpo de Bombeiros, no bairro Tirol. O motivo do acidente ainda é desconhecido.

O Corpo de Bombeiros foi ao local para tentar apagar as chamas. Mas de acordo com o sargento Adelino, o motorista já havia morrido. "O carro colidiu no poste e ele não conseguiu sair porque as portas estavam travadas", revelou.

O carro é do tipo fusca de cor cinza. De acordo com os bombeiros, o fato do tanque ficar localizado na frente do veículo pode ter facilitado o vazamento de combustível.

Colisão aconteceu na av. Prudente de Morais, uma das mais movimentadas de Natal (Foto: Jorge Talmon/G1)

Fonte:G1/RN

Governo Rosalba Ciarlini mostra situação financeira e detalhamento do pagamento dos funcionários


O RN tem atualmente 101.265 servidores

Em entrevista coletiva realizada na Escola de Governo na tarde desta quinta-feira, 26, cinco secretários do Governo do Estado detalharam os números do balanço financeiro do Rio Grande do Norte no mês de setembro (veja apresentação detalhada apresentada à imprensa no arquivo em anexo). A coletiva teve a participação do Controlador Geral do Estado, Anselmo Carvalho, dos secretários de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, Administração, Alber Nóbrega, Saúde, Luiz Roberto, do consultor Geral do Estado, José Marcelo Ferreira, e do presidente do Ipern, José Marlúcio Diógenes.

No balanço, foi detalhada a frustração de receita vivenciada pelo RN, que em dois anos acumula queda de R$ 500 milhões apenas do Fundo de Participação dos Estados, composto basicamente por tributos federais como Imposto de Renda e IPI. Em cerca de 20 estados da federação, o cenário é o mesmo. Em alguns, já foram tomadas medidas mais radicais, como extinção de secretarias e demissão de cerca de 4 mil pessoas.

CALENDÁRIO DE SETEMBRO

Diante das frustrações de receita, o Governo do RN anunciou, na coletiva que os servidores da educação, saúde, segurança, que envolve a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ITEP, efetivos da UERN e Defensoria, e órgãos de arrecadação própria como Detran, IPERN, Idema, receberão os salários integrais na segunda-feira (30). Isso corresponde a 92% do total de servidores ativos e inativos.

No dia 10 de outubro, terão seus salários creditados os demais servidores que recebem acima de R$ 3 mil. O RN tem atualmente 101.265 servidores e o total da folha líquida de pagamento é de R$ 297.819.006,00.

BPChoque prende cinco homens com armas e munições na avenida Roberto Freire



Cinco homens foram detidos pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, na tarde desta quinta-feira (26), após serem flagrados em atitude suspeita e de posse de duas pistolas. A abordagem foi feita na avenida Engenheiro Roberto Freire, no bairro de Capim Macio.



O sargento Pedro, oficial do BPChoque, informou que os policiais visualizaram dois veículos parados com cinco homens. Quando a PM se aproximou, um dos suspeitos tentou jogar uma arma embaixo de um dos carros, um Prisma. No entanto, os policiais perceberam e apreenderam a arma, uma pistola calibre 380.

Além disso, durante a revista nesse mesmo carro, foi apreendida outra pistola, também calibre 380. Diante do flagrante, os cinco homens foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul. O BPChoque apreendeu ainda munições e uma chave que, de acordo com o sargento Pedro, pode ser usada para abrir caixas eltrônicos.

"Inclusive, nós suspeitamos que esse grupo possa ser o mesmo que atuou no prédio da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, levando armas dos guardas patrimoniais, mas isso ainda é suspeita e será investigado", explica o sargento Pedro.

Os presos foram identificados como: Carlos Antônio Cassiano da Silva, de 26 anos; Jairo Manuel Carvalho da Silva, de 32 anos; Salatiel Clemente, de 29 anos; Victor Alexandre Siqueira Magalhães Barros, de 34 anos; e Wilame da Silva, de 24 anos. Jairo e Victor, de acordo com a PM, já respondem a processos por outros crimes, como assaltos e latrocínios. Salatiel já foi preso por receptação.


Fonte:Portal BO

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Noticia urgente: mais um assalto foi registrado nesta noite em Currais Novos




A Policia Militar já tem pista do nome dos dois indivíduos, que acabaram de tomar de assalto, por volta das 19 horas, desta quinta-feira (26), de uma estudante do IFRN, que teve a bolsa escolar levada pela ação criminosa.

O local é escuro, e dois indivíduos magros, de bermuda, mostraram uma arma branca e conseguiram render a estudante.

A Policia encontra-se com todo o efetivo de serviço na busca, e deverá ter novidades em breve, segundo o Sargento Moura, já tem nomes dos acusados.

Estado de São Paulo abre nesta quinta inscrições para concurso publico com 59 mil vagas para professores


O governo paulista vai abrir nesta quinta-feira (26) as inscrições para um concurso público que vai selecionar 59 mil novos professores. As inscrições poderão ser feitas até 16 de outubro no sitewww.educacao.sp.gov.br. A prova será realizada no dia 17 de novembro em 91 municípios do estado de São Paulo.

A prova terá 80 questões objetivas e duas questões dissertativas e o conteúdo se refere à formação básica do professor e à formação específica de cada disciplina.

A bibliografia e conteúdo cobrados foram divulgados no dia 15 de agosto (veja no Saiba Mais ao lado).

Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, já no início do próximo semestre letivo, já serão chamados 20 mil profissionais. A pasta afirma que este será o maior concurso de professores da história do magistério paulista. O governador Geraldo Alckmin havia anunciado em julho a abertura dessas 59 mil vagas para professores na rede estadual.

A rede estadual tem 181,5 mil professores efetivos e estáveis. De acordo com a secretaria, o salário inicial de um professor que leciona para classes de anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, com jornada de 40 horas semanais em 2014 será de R$ 2.415,89.

A prova apresenta mudanças na convocação dos profissionais com o objetivo de tornar mais rápido o ingresso dos professores em salas de aula do ciclo 2 e do ensino médio. Anteriormente, os recém-aprovados no concurso passavam por um curso na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Estado de São Paulo antes de começarem a lecionar.

A partir de agora, o curso de formação acontecerá simultaneamente ao estágio probatório. Os novos ingressantes também não precisarão mais cumprir os três anos de atuação obrigatória na unidade de ensino para só então participarem do processo de remoção.

Senac reabre processo seletivo para 513 vagas gratuitas no RN


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (Senac/RN) reabre nesta quinta-feira (26) o processo seletivo para os cursos do Programa Senac de Gratuidade (PSG) com início em outubro. Ao todo, são oferecidas 513 bolsas de estudos, distribuídas nos municípios de Assu, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim.

As inscrições seguem até o dia 2 de outubro pode ser feitas exclusivamente através do site www.rn.senac.br/psg. Operador de Computador, Massagista e Auxiliar Administrativo são alguns dos 16 cursos disponibilizados pela instituição nesta etapa do programa.

A seleção para as vagas de outubro havia sido temporariamente cancelada em virtude de uma falha identificada no sistema de inscrições. O problema já foi corrigido, segundo o Senac.

Seleção

Para participar do processo, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atenda aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade selecionada.

A seleção dos candidatos ocorre de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac. Os processos seletivos para cursos inseridos no programa são lançados mensalmente. Dessa forma, os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.

O PSG tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. Até dezembro, a expectativa do Senac é atingir o total de 7.100 matrículas por meio do Programa.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-1000 e pelo site www.rn.senac.br.

Cursos Disponíveis

Assu: Manicure/Pedicure.

Caicó: Auxiliar de Recursos Humanos, Operador de Computador e Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho.

Macaíba: Auxiliar Administrativo, Massagista, Gestão do Salão de Beleza e
Promotor de vendas.

Mossoró: Auxiliar de Pessoal, Garçom e Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho.

Natal: Almoxarife, Balconista de Farmácia, Garçom, Operador de Computador, Programador de Sistemas, Técnico em Secretariado e Web Designer.

Parnamirim: Auxiliar Administrativo, Promotor de Vendas e Vendedor.

Fonte:G1/RN

O VI congresso estadual das novas comunidades foi uma benção disse o vereador Adailson Pereira



O vereador Adailson Pereira participou ativamente do VI congresso estadual das novas comunidades, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro.
O parlamentar que faz parte de um dos grupos do Terço dos Homens que existe nas Igrejas católicas currais-novenses, participou não só como assistente, mas, como um dos coordenadores do evento religioso.

O vereador disse que o encontro foi uma graça muito grande, que aconteceu em nossa cidade, além de ter sido uma grande benção em nossas vidas.

Juiz nega insanidade mental de PM acusado de matar advogada de Parelhas a pauladas



O soldado da Polícia Militar, Gleysson Alex de Araújo Galvão, acusado de espancar e matar a pauladas a sua ex-namorada, a advogada Vanessa Ricarda Medeiros, de 27 anos, em motel na Cidade de Santo Antônio, no agreste potiguar, teve o pedido de insanidade mental negado pelo juiz Ederson Solano, durante audiência de instrução, nesta quarta-feira (26), no município onde o crime ocorreu.
Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do RN, o julgamento tem expectativa de ser realizado em até 20 dias.
Até lá, o militar ficará detido no quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
A Advogada Vanessa Ricarda era natural da cidade de Parelhas onde reside toda sua familia.

Fonte: Blog do BG via Edmilson Sousa

TCU manda suspender supersalários do Senado


Auditoria do TCU apontou 464 servidores do Senado com supersalários (Arthur Monteiro/Agência Senado)

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, nesta quarta-feira, que o Senado interrompa o pagamento de salários acima do teto constitucional (28 059,29 reais) e que servidores devolvam as quantias recebidas a mais nos últimos cinco anos – cerca de 200 milhões de reais, no total. Segundo a Agência Brasil, os servidores podem recorrer da decisão ao próprio TCU. Caso o recurso seja negado, eles ainda podem apelar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma auditoria realizada pelo TCU identificou que 464 servidores do Senado recebem salários acima do teto, que é estabelecido de acordo com os vencimentos dos ministros do STF.

“O Brasil precisava fazer isso há muito tempo. Não podemos continuar com salários diferenciados, pessoas ganhando salários de marajás e pessoas recebendo salário mínimo”, disse o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, acrescentando que levará a decisão para o presidente do Senado, Renan Calheiros, na manhã desta quinta-feira.

O relator da matéria, ministro Raimundo Carreiro, chegou a defender que os valores a mais foram recebidos de boa-fé e, portanto, não precisariam ser devolvidos pelos servidores. No entanto, a maioria dos ministros acompanhou o posicionamento do ministro Walton Alencar, que argumentou que os pagamentos eram irregulares e, por isso, teriam de ser devolvidos aos cofres públicos.

Câmara – A mesma decisão foi tomada pelo TCU no dia 14 de agosto com relação aos servidores da Câmara dos Deputados. A diferença é que não houve determinação para que os valores pagos a mais fossem devolvidos. Uma auditoria identificou na folha de pagamentos da Casa 1 100 funcionários recebendo salários acima do teto do funcionalismo.

Segundo Nardes, a estimativa de economia com os salários que deixarão de ser pagos na Câmara e no Senado é 3,3 bilhões de reais em cinco anos.

Fonte:Veja

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Festa de São Francisco no Parque Dourado instituirá terceira paróquia de Currais Novos



A edição 2013 da Festa de São Francisco, no bairro Parque Dourado, em Currais Novos, terá início no próximo sábado (28), e marcará a instituição da terceira paróquia do município, que atualmente conta com as de Sant’Ana e Imaculada Conceição.

Com o tema “Francisco, um jeito sempre jovem de viver a Fé”, a festa se estenderá até o dia 06 de outubro e contará com uma extensa programação, com novenários, bênção dos animais, leilão, jantar comemorativo e a tradicional procissão.

“Agradecemos à Deus e a todos que têm colaborado com essa obra, tornando realidade um antigo sonho dos moradores do Parque Dourado de ver erguida a Matriz de São Francisco de Assis”, disse o padre Sandoval Matias.

Desde o início deste mês a Prefeitura está realizando a pavimentação da rua Rita Pereira, principal acesso para a futura matriz de São Francisco. A obra está sendo realizada com recursos próprios do município e irá beneficiar toda a população do bairro.

Aconteceu: Telexfree dos Estados Unidos liberada para cadastros no Brasil, revela líder



Um dos maiores líderes da Telexfrre brasileira,Renato Alves, pessoa da mais alta confiança do diretor Carlos Costa, acaba de divulgar um vídeo narrando que estão liberados os cadastros para a Telexfrre Americana (INC / LLC).

Depois da repercussão do 15º plantãotelexfree, que foi ao ar na noite noite de ontem (24), produzido pela própria empresa no brasil e apresentado pelo seu diretor, Carlos Costa, dando ênfase à discórdia da justiça brasileira em não admitir o pagamento aos seus divulgadores, era justo e esperado esse anúncio.

Nas redes sociais o assunto gerou satisfação para uns, àqueles que já estão cadastrados na rede internacional, mas gerou destreza àqueles que aguardam uma decisão favorável da justiça, porém esta está longe de acontecer.

Segundo o líder "Marco Almeida", brasileiro que há anos mora na cidade americana de New Jersey, o óbvio aconteceu, "A INC e LLC que cuidam da Telexfrre naquele país, já estão preparadas para receber todos os brasileiros que estão ansiosos para retomarem as atividades com o Marketing Multinível, inclusive ele revela que lá há uma segurança muito grande com relação ao MMN, tendo em vista a legalidade escrita em lei", revelou.

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice em Marcelino Vieira


O juiz João Afonso Morais Pordeus, da 60ª Zona Eleitoral de Marcelino Vieira, cassou nesta quarta-feira o mandato do prefeito José Ferrari (PR) e da vice prefeita Tâmisa Tébita (PSD), do município de Marcelino Vieira (região do Alto Oeste do RN), por compra de votos e abuso de poder econômico durante a campanha de 2012.

Veja decisão na INTEGRAL

Na decisão, além de afastar Ferrari e Tâmisa, o magistrado determina que a presidente da Câmara assuma interinamente a prefeitura, enquanto realiza-se uma eleição suplementar conforme determina a Lei Eleitoral para os casos de anulação de mais de 50% dos votos, além de aplicar uma multa ao prefeito e a vice.

O município que possui 59 anos de emancipação política, deverá ser administrado interinamente, pela 1ª vez, por uma mulher, a presidente da Câmara Municipal a vereadora Verônica Rodrigues(PP).

Disse a presidente: “Vamos aguardar a notificação da Justiça e se necessário iremos assumir a administração municipal. O jogo não acabou, vencemos a primeira batalha, que é super importante, o interessante é a decisão do apito final, digo, trânsito em julgado.”

O prefeito cassado pode recorrer da decisão e caso consiga uma liminar, responder o processo no cargo.

Ex-prefeito e agentes públicos de Pau dos Ferros são condenados por improbidade


O juiz Cleanto Fortunato da Silva, da 1ª Vara Cível de Pau dos Ferros, condenou o ex-prefeito daquele município, Leonardo Nunes Rêgo, juntamente com mais quatro agentes públicos e uma empresa de propaganda nas penas previstas na Ação Civil de Improbidade Administrativa e na Ação Popular, ambas movidas pelo Ministério Público Estadual.

O Ministério Público afirma que recebeu representação de vereadores do Município de Pau dos Ferros acerca de possíveis irregularidades no processo de licitação para contratação de serviços de publicidade na prefeitura daquele ente público, sendo então instaurado o Inquérito Civil nº 08/2005 para apurar os fatos.

O Ministério Público disse que o Inquérito Civil indica que a licitação foi “montada”, tendo havido favorecimento da empresa Erick Wanderley Gurgel ME. Afirmou que a documentação apresentada por esta empresa foi trocada pelos membros da Comissão Permanente de Licitação na sede da prefeitura.

Os réus defenderam a inocorrência de ato de improbidade e a empresa sustentou a inconstitucionalidade da Lei nº 8.429/92 na esfera da administração municipal e a imprestabilidade do inquérito civil para fins de prova e do art. 17, § 6º, da LIA e no mérito a inocorrência de ato de improbidade.

Para o juiz, “diante dos elementos demonstrados, ficou configurada a irregularidade no processo de licitação, demonstrado ainda o dolo genérico na conduta de todos os réus, constituído na consciência e vontade de agir ao arrepio da lei, falseando documento que instruiu o procedimento administrativo”.

O magistrado considerou à gravidade da conduta provada, levando em conta inocorrência de enriquecimento ilícito no caso concreto, a inocorrência de dano ao Erário, asseverando ainda o grau de reprovabilidade da conduta. Assim, entendeu suficiente e adequada a aplicação aos réus das sanções prevista na legislação pertinente.

Bando invade prédio da Sejuc pra arrombar caixa do BB e rouba armas de PMs



Criminosos invadiram o prédio da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), na madrugada desta quarta-feira (25), renderam os guardas patrimoniais, que é são policiais militares da reserva, roubaram as armas deles e também arrombaram um caixa eletrônico.

A ocorrência foi registrada por volta de 1h30, quando quatro homens armados entraram no Centro Administrativo, em veículos não identificados e foram até a Secretaria de Justiça. Eles renderam os guardas patrimoniais e tomaram três pistolas.

Em seguida, usando maçarico, os criminosos conseguiram arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil. No entanto, ainda não há informações se os bandidos conseguiram levar dinheiro da máquina.

A quadrilha fugiu do local deixando no prédio da Sejuc o maçarico e ainda um botijão de gás usado na ação. Para tentar despistar a ação, eles chegaram a usar uma lona preta, que também foi deixada no local.

Fonte:Portal BO

Prefeito consegue liminar para ficar no cargo enquanto recorrer de sua cassação


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) emitiu liminar na tarde desta terça-feira, 24, para que o prefeito Luiz Gonzava Cavalcante Dantas, Luizinho, do PSB, e o vice-prefeito João Liberalino de Oliveira Junior, do PSC, de Carnaubais, permaneçam no cargo enquanto recorrem da sentença que cassou seus mandatos semana passada por por compra de votos e abuso de poder econômico durante a campanha de 2012.

Em Assu, a Justiça Eleitoral cassou os registro de candidatura de Luizinho e Junior Liberalino por compra de votos com combustíveis e kits de bebê em três processos, sendo que dois movidos pela coligação Avança Carnaubais, liderada pelo empresário Dinarte Vieira Diniz, do DEM, e uma ação movida pelo Ministério Público Eleitoral, que foi na prática que deu o flagrante na distribuição de combustíveis pago com dinheiro público durante a campanha.

MP recomenda anulação de pregão para coleta de lixo na cidade de Alexandria


O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Alexandria, recomendou ao Município a anulação de pregão realizado para a contratação de empresa que será responsável pela coleta de lixo da cidade.

Segundo a recomendação, faltou coerência entre o objeto da licitação e a descrição de alguns dos serviços. Em um dos itens do edital, por exemplo, faz referência a equipamentos, como aspirador de pó e enceradeiras, que não são próprios da limpeza pública, mas sim da limpeza de prédios públicos.

Outras irregularidades encontradas no edital dizem respeito à não previsão do destino final do lixo não reciclável e do início da coleta seletiva.

O representante do MP Estadual também recomenda ao Município que realize novo pregão para a mesma finalidade. O Promotor de Justiça Shidharta John Batista da Silva recomendou que o novo pregão contemple a especificação detalhada dos serviços a serem executados, a discriminação das ruas a serem cobertas pelos serviços de varrição além do dimensionamento da quantidade de pessoas envolvidas no serviço, de acordo com os padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A recomendação esclarece ainda que o pregão diz respeito, apenas, à coleta de resíduos não recicláveis, já que os resíduos recicláveis serão coletados por cooperativas de catadores ou coleta seletiva da própria empresa, e, posteriormente, esse material reciclável devidamente repassado aos catadores.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Policia Militar de Currais Novos flagrou menores pichando prédios no centro da cidade



A Policia Militar de Currais Novos em mais um patrulhamento de rotina, surpreendeu dois adolescentes, praticando pichações em prédios na Avenida Coronel José Bezerra, no centro de Currais Novos. A ação foi tão rápida que ainda foi pego na mãos dos menores, os frascos de spray, que é usado com este fim.

Ambos foram liberados em seguida, tendo em vista continuar a greve dos agentes de Policia Civil e também, por trata-se de menores, o que não acarretava absolutamente nada para os mesmos.

Dias antes, a própria Policia Militar deteve dois adolescentes com o produto de um assalto, onde foi recuperado parte do dinheiro e foram reconhecidos pelas vitimas, e mesmo assim, já estão gozando da liberdade. E vale salientar, que um deles é acusado de outros assaltos, tentativas e homicídio.

Assalto frustrado na agência dos correios de Várzea/PB terminou em intenso tiroteio


Na Foto: Portão atingido pelos tiros

Um assalto frustrado devido a falta de dinheiro terminou em uma intensa troca tiros no final da manhã de hoje (terça-feira) na Agência dos Correios da cidade de Várzea no sertão do Estado da Paraíba que fica na divisa com a Região do Seridó.

De acordo com informações, dois ou três homens chegaram aos Correios de Várzea em um veículo modelo Astra de cor prata e após anunciar o assalto constataram que não tinha dinheiro na agência.

Quando os criminosos saíram do local avistaram uma viatura da Policia Militar e passaram a efetuar vários disparos de arma de fogo em direção aos Policiais e a viatura que estava em frente a uma residência. Os PM's revidaram e houve uma intensa troca de tiros onde aparentemente ninguém saiu ferido.

Os bandidos fugiram do local no veículo Astra de cor prata com placas de Natal em direção a Região do Seridó do Rio Grande do Norte. A PM do RN foi acionada e ajuda nas buscas aos bandidos.

Filiados do PPS de Currais Novos se reúnem para fazer uma avaliação do atual momento que passa a politica



O Diretório Municipal do Partido Popular Socialista PPS de Currais Novos e alguns dos seus filiados se reuniu mais uma vez na noite desta segunda-feira, aonde foram debatidos assuntos da politica local, estadual e até a nível de Brasil.


Onde na politica local foi mostrado o ótimo trabalho que os vereadores desta legenda Adailson Pereira e Zefinha Moura vem fazendo na Câmara Municipal, trabalhando sempre a serviço do povo.


Foi discutido entre os membros um fortalecimento desta legenda a nível de município aonde futuramente estará realizando um ato de filiação.

Currais Novos e Acari discutem economia e racionamento de água em reunião na AMSO


gargalheiras tribuna


Você já parou para pensar como seria difícil a sua vida sem água? Foi com essa preocupação que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN em parceria com a 9ª DIRED realizaram na manhã desta segunda-feira (23) no auditório da AMSO, reunião para discutir a economia de água nas cidades de Currais Novos e Acari.

Diante da situação preocupante de armazenamento de água no açude Gargalheiras, que conta com 20% da sua capacidade, a secretaria municipal de educação de Acari iniciou um projeto de reeducação e conscientização sobre o uso correto da água junto aos alunos do município. “É preciso reeducar a população, e através das escolas poderemos fortalecer estas ações”, afirmou o professor e secretário de educação de Acari, Josias Ivo.

O encontro contou com a participação de Ivânia Torres, diretora da 9ª DIRED; Francisco Moreira, secretário de meio ambiente, agricultura e abastecimento de Currais Novos; Izaías Cabral, prefeito de Acari; José Nilson de Araújo, gerente regional da CAERN; Adelson Sebastião dos Santos, gerente do escritório da CAERN em Acari; José Eudes, chefe do escritório da CAERN em Currais Novos; vereadores, representantes de escolas, instituições, e sociedade. Francisco Moreira parabenizou a iniciativa e afirmou que com a ajuda das escolas e dos alunos, a reeducação será importante para a melhor utilização da água.

TSE determina recontagem de assinaturas de apoiadores do Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva


A Rede informou que 867 mil assinaturas de apoiadores

A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que seja feita a recontagem das assinaturas de apoiadores do partido Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva. Segundo o Ministério Público Eleitoral, a Rede tem 20% das assinaturas necessárias para obter registro no tribunal. Para disputar as eleições do ano que vem o partido precisa ser aprovado pelo TSE até o dia 5 de outubro. A ministra atendeu ao pedido do vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão. Na sexta-feira (20), em parecer enviado ao TSE, Aragão disse que a legenda da ex-senadora validou na Justiça Eleitoral apenas 102 mil assinaturas de apoiadores em todo o país.

No pedido de registro do partido, protocolado no dia 26 de agosto no TSE, a Rede informou que 867 mil assinaturas de apoiadores foram colhidas em todo o país. No entanto, das 640 mil assinaturas que foram entregues à Justiça Eleitoral, 304 mil foram certificadas pelos cartórios eleitorais e cerca de 220 mil ainda precisam ser analisadas.

Justiça determina que grevistas da segurança fiquem longe do Centro Administrativo


Grevistas voltaram a realizar manifestação, nesta segunda-feira.

As greves dos servidores do ITEP e policiais civis ganharam novos contornos, nesta segunda-feira (23). As categorias, que mais uma vez foram para a Governadoria tentar diálogo com a governadora Rosalba Ciralini, receberam a notícia, durante a tarde, que o desembargador Claudio Santos determinou limites para as movimentações dos grevistas.

O desembargador acatou pedido formulado pelo Estado do Rio Grande do Norte e determinou que diretores e sindicalizados do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado do RN (Sinpol-RN) deverão manter uma distância mínima de 200 metros do Centro Administrativo, delegacias de plantão, Degepol e ITEP.

Além disso, Cláudio Santos estabeleceu que os grevistas não podem criar qualquer obstáculo, dificuldades ou embaraços ao acesso de quaisquer pessoas, cidadãos ou mesmo servidores públicos a esses órgãos, sob pena de multa ao Sindicato, no valor de R$ 50 mil por cada obstáculo ou embaraço criado.

A medida é uma das várias determinadas pelo magistrado, após petição do procurador geral do Estado. De acordo com a decisão, os grevistas têm “perturbado ou obstado o normal funcionamento de algumas repartições públicas, bem como o funcionamento do serviço de remoção de cadáveres”, fazendo-se necessária “a adoção de medidas mais eficazes para compelir o Sindicato recalcitrante a obedecer a ordem jurídica posta”.

Em sua petição, o Estado alega que o Sinpol-RN não cumpriu e tem manifestado que não cumprirá decisão judicial que determinou a garantia de um efetivo mínimo de 70% de agentes, escrivães e funcionários do Itep, durante o período de paralisação da categoria, iniciado em 6 de agosto. “Esse gesto irresponsável, de prepotência, além de caracterizar crime de desobediência à decisão judicial (…) representa graves sinais premonitórios de que há um solene desprezo, pelo Sindicato, ao Poder Judiciário e à democracia”, assinala o procurador geral do Estado, Miguel Josino.

Medidas
Além da restrição sobre a distância mínima a ser observada pelo Sinpol, o desembargador Cláudio Santos determinou - sob alegação de que os policiais civis andam armados e de que os dirigentes sindicais querem o confronto - a proibição de qualquer manifestação armada, sob pena de multa de R$ 50 mil ao Sindicato, e proibiu que os servidores do ITEP deixem de recolher os cadáveres, sob pena de multa de igual valor.

Claudio Santos aplicou ainda uma multa pessoal a todos os diretores do Sinpol-RN, no valor de R$ 5 mil por dia de descumprimento, até o limite de R$ 50 mil, enquanto perdurar a greve. Além disso, por medida de cautela, autorizou “a retenção da contribuição sindical descontada de cada servidor contribuinte, viabilizando o adimplemento da execução da decisão judicial”.

Finalmente, o membro da Corte de Justiça assinala que “embora pareça desnecessário, considerando a deliberada e consciente desobediência pública às ordens judiciais, ratifico o chamamento à sensatez a todos os funcionários e policiais em greve, para que atendam imediatamente ao Estado-juiz, ora representado na autoridade deste Desembargador, subscritor da presente Decisão, inclusive em respeito ao Estado Democrático de Direito, alertando-os das graves e inevitáveis consequências que poderão advir do comportamento assumido até presente, haja vista a supremacia do interesse público da população à segurança pública, e, mais ainda, por parte de servidores que encarnam tão honrosa função pública”.

*Com informações do TJRN

Fonte:Portal BO

Governo do Estado e MDA entregarão mais 131 caminhões pipa para municípios do RN


Dando prosseguimento às ações de combate e convivência com esta que é considerada a maior seca dos últimos 50 anos, o Governo do Estado entregou 18 caminhões pipa para prefeitos potiguares na manhã desta segunda-feira (23). Além destes, outros 131 veículos de mesmo porte serão entregues nas próximas semanas. Recursos federais na ordem de R$ 37 milhões, ao todo, foram investidos para a aquisição destes 149 equipamentos.

De acordo com o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo da Costa Sobrinho, a entrega dos caminhões pipa vem para complementar o trabalho já iniciado com a entrega de 163 retroescavadeiras, 149 motoniveladoras, 80 caminhões caçambas e 36 pá carregadeiras. “São ações integradas, uma vez que os equipamentos entregues possibilitaram a melhoria das estradas pelas quais os caminhões pipa agora vão trafegar. Então, aquelas áreas em que não se imaginava que poderiam receber água pelo caminhão pipa agora podem. Precisamos continuar dialogando com as comunidades rurais para encontrarmos mais formas de minimizar os efeitos da estiagem e é isso que estamos buscando”, explica o delegado do MDA no RN.

Raimundo da Costa Sobrinho enfatiza que todos os caminhões pipa já estão comprados e que, por isso, o tempo para a entrega pode ser reduzido. Segundo ele, a meta do Governo Federal é de realizar a entrega dos veículos até o próximo mês de fevereiro. Porém, a intenção do Governo do Estado e do MDA no RN é antecipar este prazo para até dezembro deste ano. “Como todos os equipamentos já estão comprados, estamos dependendo agora apenas da entrega do fabricante. Como são cerca de 2 mil caminhões pipa para todo o semi-árido brasileiro, a entrega tem sido feita de forma escalonada e ainda teremos mais três lotes para o Rio Grande do Norte”, completa.

Fonte:Portal RN

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Polícia Militar de Currais Novos volta a apreender crack nessa segunda



Por Sd PM J. Júnior
Fotos: J. Júnior
Por volta das 08h30 dessa segunda-feira (23/09/13) a Polícia Militar apreendeu na feira livre de Currais Novos dois menores de 15 e 16 anos com 07 pedras de crack.
Os adolescentes são velhos conhecidos da Polícia e viciados em crack, ambos com inúmeras passagens por furtos, posse de entorpecentes, entre outros.

Os menores alegaram que iriam consumir o entorpecente, mas a Polícia acredita que eles estariam entregando a mando de algum traficante. Eles foram conduzidos para delegacia para os procedimentos cabíveis.

Leitor envia foto em outro ângulo e acredita que viatura da PRF não cometeu infração no centro de Currais Novos


O Blog do Marcos Dantas recebe do leitor Heddy Souza a seguinte foto abaixo. Trata-se de outro ângulo da viatura da PRF estacionada supostamente de forma irregular, no centro de Currais Novos, cuja polêmica foi destacada neste Blog. Para sustentar de que a viatura não estaria cometendo nenhuma infração, Heddy diz que o trecho estava interditado com um palanque armado a poucos metros da viatura. 



Segue o email:

Caro Marcos Dantas, existe uma outra foto da mesma viatura só que de outro ângulo, nela pode-se ver um palanque a frente da viatura que interdita toda a via tornando as faixas proibitivas sinalizatórias meramente faixas, e a proibição de estacionar naquele espaço, em tese, estaria "temporariamente" sem efeito uma vez que, repito,a via está interditada devido a um evento realizado recentemente no centro da cidade.


Prefeito de Florânia valoriza a segurança pública



Preocupado em valorizar cada vez mais a segurança pública no município de Florânia, o prefeito JÚNIOR DE JANUNCIO vem valorizando o trabalho da Policia Militar, dando condições adequadas para que os policiais possam exercer suas funções e garantir a integridade dos cidadãos.
Desde o inicio de sua gestão, a Prefeitura Municipal tem garantido as refeições para os Policiais lotados na Delegacia de Polícia de Florânia. Também foi disponibilizado o acesso a internet e nos próximos dias será doado um computador com impressora, logo após a conclusão do processo licitatório para aquisição de material de informática.O prefeito também não interfere na atuação dos policiais, para que tenham autonomia e possam desempenhar suas funções conforme determina a Lei.

Adolescente de 16 anos é apreendido suspeito de matar jovem na zona Norte



A Polícia Militar conseguiu apreender um adolescente de 16 anos suspeito de ter praticado um homicídio, neste domingo (22). O crime aconteceu na Travessa da Paz, no Vale Dourado, na zona Norte de Natal, tendo como vítima Alysson Silva de Andrade, de 19 anos.

O jovem foi morto a tiros, após, segundo testemunha, ter se envolvido em uma briga e ter sido ameaçado de morte. Alysson e o suspeito, que é o adolescente de 16 anos, teriam entrado em luta corporal e, então, o adolescente afirmou que iria matá-lo.

O primo de Alysson contou para a polícia que os dois não acreditaram que o suspeito seria capaz de praticar o homicídio. No entanto, por volta das 12h deste domingo, esse jovem teria passado por Alysson e o primo em uma moto Traxx e efetuado vários disparos.

Em seguida, ele fugiu. O adolescente teria sido identificado por testemunhas, que relataram o caso para a polícia. Com isso, policiais militares do 4º Batalhão foram até a casa onde o suspeito estava.

O adolescente de 16 anos estava na residência com mais duas pessoas. No local, os policias apreenderam arma que teria sido usada no crime, um revólver calibre 38. Outras duas pessoas estavam na casa, mas apenas o adolescente foi apreendido e reconhecido por testemunhas oculares do homicídio.

Fonte:Portal BO

Cidadão resolveu dar tiros para cima em Currais Novos e acabou preso pela Policia Militar



A Policia Militar de Currais Novos conseguiu mais uma vitória contra o crime, ao tirar de circulação, mais um revolver calibre 38 com 04 munições intactas e 01 deflagrada, que estava de posse de um jovem de 17 anos, que simplesmente resolveu dar um tiros para cima, na Rua Francisco Valdivino, Conjunto IPE, no Valfredo Galvão. Populares ligaram para a Policia Militar dizendo que ele efetuou um disparo e tentou outras vezes, no entanto o revolver não disparou.

Rapidamente foi montado um cerco e localizou esse jovem, que foi encaminhado para Caicó, onde deverá responder por porte ilegal de arma e disparo em via pública.

Parabéns ao Sargento Moura e aos soldados Gardiel, André e Marcelo, que atuaram com pericia, onde ninguém saiu ferido, e a tranquilidade das famílias que residem na rua foi restaurada.

Baleias encalham no litoral do RN; sete morrem


Baleias encalharam na praia de Upanema neste domingo (22) (Foto: Divulgação/PM)

Cerca de 30 baleias da espécie falsa-orca encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca, na manhã deste domingo (22). A maioria dos animais foi recolocada no mar pela população local, mas sete delas já morreram, de acordo com a Polícia Militar. Biólogos consultados pelo G1 ainda não sabem informar o que ocasionou o encalhe dos animais. Areia Branca fica na Costa Branca do Rio Grande do Norte, distante 327 quilômetros de Natal.

Inicialmente, biólogos informaram ao G1 que as baleias eram da espécie piloto. Às 17h, o especialista Flávio José de LIma Silva entrou em contato para corrigir a informação. Na verdade, as baleias são da espécie falsa-orca.

De acordo com o tenente João Almeida, do Pelotão Ambiental da Policia Militar de Mossoró, os policiais foram avisados do encalhe por volta das 5h. "De imediato acionamos a equipe do pelotão ambiental e ainda o projeto Cetáceos, mantido pela Petrobras e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Eles coordenaram a população na tentativa de resgatar os animais, reinserindo-os ao mar", falou o oficial.

O policial informou que não há mais baleias vivas encalhadas na praia. No entanto, algumas baleias que foram colocadas de volta ao mar continuam próximas à orla e podem encalhar novamente. Por isso, uma embarcação da Marinha do Brasil está no local para tentar assustar essas baleias vivas para que retornem ao fundo. Mesmo com o salvamento da maioria das baleias, sete delas morreram - inclusive um filhote, segundo a PM.

As seis primeiras baleias morreram ainda pela manhã. Por volta das 16h, o biólogo Flávio José Lima Silva, do projeto Cetáceos da Costa Branca, confirmou a morte do 7º animal. "Essa baleia havia sido recolocada no mar, mas acabou sendo atacada por tubarões e morreu. O mar arrastou o corpo dela no final da tarde novamente na praia".

De acordo com biólogos, a baleia falsa-orca não é costeira. Ela habita zonas tropicais e temperadas e alimenta-se de peixes. Uma das principais características é que vivem em grupos que variam de várias dezenas a centenas de indivíduos de todas as idades.

Filhote de baleia morreu ao lado da mãe na praia de Upanema (Foto: Divulgação/PM)


Fonte:G1/RN

sábado, 21 de setembro de 2013

Vereador Adailson Pereira-PPS através das redes sociais confirmou a sua presença na ultima sessão de quinta-feira(19)


O vereador Adailson Pereira confirmou nas redes sociais que esteve presente na ultima quinta-feira(19) na sessão da Câmara Municipal de Currais Novos, e que por falta de quorum não foi possível realiza a sessão.

Veja na integrar o comentário que o Vereador Adailson Pereira fez, na página pessoal de Inácio de Colombita


"Eu chequei as 19h e 13min., mas só apareceu mais 04 vereadores, às 19h e 30 MIN, a sessão foi a aberta esperou-se mais 20 min. pois é o que o regimento manda, como não apareceu mais nenhum vereador a sessão foi encerrada, o número minimo para realização de uma sessão é de 06 vereadores, eu também lamento o que aconteceu".

MP potiguar encaminha inquéritos de multiníveis para outros estados


Alexandre Cunha Lima é um dos promotores que
abriu os inquéritos (Foto: Leonardo Melo)

Instaurados em julho para investigar a formação de esquemas de pirâmides financeiras, os inquéritos do Ministério Público do Rio Grande do Norte foram encaminhados aos órgãos ministeriais das cidades onde ficam sediadas as empresas de maketing multinível investigadas. Dos seis inquéritos abertos contra Telexfree, NNEX, BBom, Multiclick, Cidiz e Priples, quatro já foram remetidos às promotorias dos municípios de origem das empresas.

Ao G1, o promotor de Defesa do Consumidor Alexandre Matos Pessoa da Cunha Lima explica que a decisão foi tomada após encontro realizado em Brasília, onde estiveram reunidas promotorias de Defesa do Consumidor de todo o país, Polícia Federal, Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e a Procuradoria da República. "A decisão foi tomada por uma questão de celeridade e objetividade nas investigações", afirma.

No Rio Grande do Norte, os processos abertos contra as empresas Telexfree, NNEX, BBom e Multiclick já foram encaminhados para Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, respectivamente. No caso da Cidiz, o promotor Alexandre Matos conta que ainda fará uma análise para saber se já existe algum procedimento aberto em Recife, onde fica a sede da empresa.

O único inquérito que tem permanência confirmada no RN é o da Priples. No estado de origem, Pernambuco, existe apenas uma investigação criminal da Polícia Civil sobre a empresa. Portanto, o inquérito civil instaurado permanece no RN.

Todas as empresas foram ouvidas pelo G1 na época da abertura dos inquéritos. Elas negaram as acusações e afirmaram legalidade nos negócios. Em julho deste ano, juízes do Acre e de Goiás, bloquearam as contas da Telexfree e da BBom. As determinações valem para todo o país e impedem que as duas empresas paguem divulgadores ou aceitem novos cadastros.

Fonte:G1/RN

Policia Militar de Currais Novos prendeu dois acusados de assaltar posto de gasolina na noite de sexta-feira(20)



A Policia Militar de Currais Novos vem a cada dia mostrando a sua força no combate ao crime. E nesta sexta-feira (20), localizou dois jovens, acusados de assaltar o Posto Toscano, por volta das 20 horas, e subtrair dinheiro dos frentistas. Eles chegaram em uma moto vermelha, mostraram a arma e saíram com aproximadamente R$ 600.00.


E logo em seguida começou o trabalho da PM, com investigação e abordagem até chegar aos acusados, que confessaram o crime. “Não tem emprego nessa cidade, então a gente tem que meter a mão e levar”, disse um dos acusados que tem uma extensa ficha de crimes, apesar de apenas 16 anos. Homicídio, várias tentativas de homicido, outros assaltos, roubos e tráfico de drogas, pesam contra esse jovem que poderia estar curtindo a juventude. Com eles foi encontrada cocaína, maconha, parte do dinheiro do assalto e uma balança de precisão.


A Policia Militar mais uma vez teve que deslocar uma guarnição até caicó para registrar a ocorrência, na expectativa de os mesmo ficarem, pelo ao menos, em um centro de abrigo para menores infratores, tendo em vista o grau de periculosidade.

Bancários fecham 7.282 agências no segundo dia de greve



A greve dos bancários ganhou força hoje (20) com o fechamento de 7.282 agências e postos de atendimento em todo o país. Foram 1.143 agências a mais que na véspera, o que equivale a crescimento de 18,5% em relação às 6.145 unidades fechadas no primeiro dia de greve.

O balanço foi divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), no início da noite, depois de os sindicatos regionais avaliarem o movimento de adesões nesta sexta-feira. De acordo com o Comando Nacional da categoria, a greve está se ampliando rapidamente em todo o país. Além de capitais e regiões metropolitanas, os bancários também pararam em cidades do interior do país.

De acordo com Carlos Cordeiro, presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, o aumento de adesões nos dois primeiros dias de greve “reflete a insatisfação da categoria com a postura intransigente dos bancos”, que insistem em dar reajuste de apenas 6,1%, que é a reposição da inflação nos últimos 12 meses, enquanto os bancários pedem 11,93% – índice que inclui a inflação e 5% de ganho real.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, a greve paralisou 70% das agências e postos de atendimento bancário de instituições públicas e privadas no Distrito Federal, no primeiro dia do movimento. Segundo ele, as paralisações atingiram 85% e, enquanto a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) “se fingir de morta”, a categoria seguirá ampliando a greve. “Quanto maior o descaso e a intransigência dos bancos, maior será nosso movimento”, disse.

A Fenaban informou, por meio de nota, que tem uma prática de negociação pautada pelo diálogo com as lideranças sindicais, resultando em uma valorização constante da Convenção Coletiva do Trabalho. “Nos últimos anos, porém, tem sido recorrente que as lideranças sindicais tenham um calendário próprio para deflagração de greve, independente dos espaços de negociação. A Fenaban lamenta essa posição dos sindicatos, que causa transtorno à população, e reitera que a maioria das agências e todos os canais alternativos, físicos e eletrônicos, está funcionando. Os bancos respeitam o direito à greve, entretanto, farão tudo que for necessário e legalmente cabível para garantir o acesso da população e funcionários aos estabelecimentos bancários”, informou a nota.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Nota de esclarecimento sobre o Programa do Leite


O governo do Estado do RN esclarece que o início do repasse do pagamento do Programa do Leite já começou desde a semana passada e que estão havendo reuniões sistemáticas, tanto com as entidades representativas dos produtores, quanto com os representantes das indústrias processadoras, para estabelecer um cronograma de regularização do pagamento.

O leite, que custava R$ 0,93 (noventa e seis centavos), passou para R$ 1,15 (um real e quinze centavos) e houve fornecimento adicional não previsto pela Secretaria de Agricultura, o que onerou o orçamento. Mais de 50 milhões de reais do cofre estadual são repassados por ano ao Programa do Leite para complementação alimentar das famílias assistidas.

Com a retomada das chuvas e a distribuição de forragem e torta de algodão para o rebanho, a produção foi se restabelecendo, o que provocou um aumento nos valores da folha de pagamento do Programa em 18%, ou seja, mais de R$ 600 mil. A média paga por quinzena chega a R$ 3,3 milhões.

Segundo dados da Coordenação do Programa do Leite, em São Gonçalo do Amarante existem 36 postos de distribuição e três laticínios que beneficiam o produto. Pela prestação de contas entregue à Emater-RN, até a segunda quinzena de agosto, a distribuição do leite esteve regularizada no município. As informações referentes a setembro ainda não foram repassadas à instituição.

Fonte:Portal RN

Prefeito da região do Seridó está sem “crédito na praça”



Uma fonte contou ao blogue que já tem prefeito na região do Seridó, “atolado em dívidas”. A Prefeitura vem enfrentando sérios problemas, principalmente no quesito pagamento dos fornecedores.

O gestor já está perdendo o “crédito na praça”.

Quem será?

Jiboia de 4 metros foi encontrada no sítio Quinturaré no município de Frei Martinho/PB


Na tarde de ontem(19) no Sitio Quinturaré, mas precisamente na propriedade do Ex-Vice-Prefeito João Bosco e Dona Miminha, a mãe natureza resolveu nos presentar com a rara visão mostrada nas fotos abaixo, trata-se pela aparência de uma jiboia de aproximadamente 4 metros, mas que em nossa região pode receber outros nomes. A mesma foi encontrada pela jovem senhora Joana Darc Dantas, ex-conselheira tutelar ao caminhar pela estrada do referido sitio, mesmo com a resistência de alguma pessoas impulsionadas pela cultura de matar qualquer cobra que seja vista, a maioria dos presentes no momento não permitiu, Joana nos informou que uma pessoa a levou para o sitio de bastiãozinho, já mostrado nesse blog. O sítio localiza-se aos pés da serra da Timbaúba, como bastiãozinho é um exímio amante da natureza, acredita-se que ela será solta para viver livre.