terça-feira, 31 de março de 2015

Segurança privada poderá usar armas não letais à base de óleos alimentícios


A Coordenadoria-Geral de Controle de Segurança Privada do Departamento de Polícia Federal autorizou hoje (31) o uso de arma não letal à base de óleos vegetais, de graduação alimentícia, em atividade de segurança privada como vigilância patrimonial, de transporte de valores, escolta armada, segurança pessoal e atividades de ensino em cursos de formação. A autorização está publicada no Diário Oficial da União.

A arma não letal de que trata a portaria vem em solução líquida, espuma ou gel, em embalagem de até 70 gramas, e é composta por óleos essenciais de menta, cânfora e gengibre, por exemplo.

Para o uso da arma não letal à base de óleos vegetais, a portaria esclarece que foram ouvidos o Exército e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pão terá reajuste de 10% a 20% no RN, diz Sindicato da Panificação


Pão francês terá aumento de até 20% nas padarias
do RN (Foto: Reprodução/EPTV)

O pão francês deve ficar de 10% a 20% mais caro no Rio Grande do Norte no próximo mês. Um dos motivos do reajuste é o preço da farinha de trigo. Metade da farinha usada no Brasil vem do exterior e o dolár está em alta.

Nas padarias de Natal, o preço do pão francês varia entre R$ 8 e R$ 12 o quilo. Nem todos os estabelecimentos devem repassar logo o aumento ao consumidor, depende de fatores como o tamanho da empresa, por exemplo. Comércios menores não conseguem segurar o preço por muito tempo sem ter prejuízo. "Se a farinha continuar subindo da forma que está, ninguém sabe se todo mundo vai conseguir segurar ou se, infelizmente, terá que repassar o preço", disse Tennyson Brito, presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Natal (Sindepan).

Além do pão francês, os preços de itens como biscoitos, bolos e tortas também devem ser afetados pela alta do dólar. Para equilibrar o orçamento, o consumidor, que costumava tomar café na padaria, resolveu mudar de hábito e levar os pães para casa, na tentativa de economizar. "Tem que pesquisar preço, orçamento apertado, ver o preço mais em conta", disse o eletricitário Jarbas Soares.

Um bom jeito de economizar é a diminuição no consumo de produtos importados. O economista Zivanilson Silva lembra que o pão é um produto que não dura muitos dias, diminuir a quantidade pode ajudar no fim das contas. "Comprava dez pãezinhos, agora deixa pra comprar cinco pães e dividir isso por dia, até porque há desperdício. Racionalizar, essa é a terminologia para o uso do pão", concluiu.

Fonte:G1/RN

Barragem sangrando em Serra Negra do Norte



Barragem do Arapua – municipio de Serra Negra atingi sua lamina de sangria nesta madrugada de terça-feira (31).


Colisão entre veículo do Governo do RN e S10 deixa três mortos


Um grave acidente foi registrado no KM 151 da BR 304, entre as cidades de Fernando Pedroza e Angicos, envolvendo um veículo com servidores do Governo do RN. Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

Ainda de acordo com o que foi apurado pela PRF, o veículo Gol branco, de placa OKB-9826, pertencente ao Governo, teria derrapado por causa da chuva e invadido a outra faixa, atingido uma S10 prata, de placa HXG-9702.

Três pessoas que estavam no Gol morreram e um quarto ocupante deste veículo foi socorrido em estado grave. Dois ocupantes da S10 tiveram ferimentos leves. Os ocupantes do Gol do Governo do Estado seriam servidores da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria de Infraestrutura.

Fonte:Portal BO

Prefeitura realiza compra de carabinas calibre 12 para a Guarda Municipal do Natal


Prefeitura realizou a compra de 12 carabinas

O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), João Gilderlan Alves de Sousa, informou nesta segunda-feira (30) que o setor de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro autorizou a Companhia Brasileira de Cartucho (CBC) a realizar a entrega de carabinas calibre 12 para a GMN. A compra efetivada pela Prefeitura do Natal, por meio de inexigibilidades de licitação, contempla a corporação com 12 espingardas, sendo duas de controle de distúrbio civil e outras 10 de emprego letal.

De acordo com o comandante da GMN, a CBC informou que o prazo de entrega do armamento é de 60 a 90 dias. A compra também confere a aquisição de um pacote com munição letal, de elastômero e de treino. “A intenção é equipar melhor as guarnições que realizam o trabalho de patrulhamento e com isso conceder mais segurança ao guarda municipal e ao cidadão, no tocante a uma necessidade de pronta resposta em qualquer ocorrência”, explicou o comandante Gilderlan.

O processo de compra foi iniciado no final de 2013 e deve ser concluído nos próximos meses. O valor da compra já se encontra empenhado necessitando apenas a efetivação da entrega para que a Prefeitura conclua o pagamento do armamento. O material vai ser distribuído nas viaturas de patrulhamento de modo que cada veículo tenha o equipamento de maior pode r de fogo.

Fonte:GMN

Criminosos invadem casa e matam menina de 4 anos em Muriú


Uma menina de quatro anos foi morta a tiros dentro de casa na noite desta segunda-feira (30) na praia de Muriú, no litoral Norte do estado. Segundo a Polícia Militar, quatro homens armados teriam invadido o local onde a criança, identificada como Evelin Vitória Pereira da Cruz, estava com a mãe, dois irmãos - sendo um de dois anos e outro um adolescente de 13 - e o pai, quando foram alvo dos criminosos.


De acordo com a PM, testemunhas relataram que os criminosos os suspeitos chegaram ao local procurando pelos pais de Evelin. Ao perceber que estavam armados, o pai da criança fugiu pulando o muro da área externa da casa. Os bandidos então abriram fogo e atingiram a mãe e os três filhos que ficaram no imóvel.

Ainda segundo a polícia, a criança ainda teria tentado fugir, mas terminou sendo morta em um dos quartos da casa.

Os criminosos conseguiram fugir usando um carro não identificado. Os dois irmãos de Evelin e a mãe foram socorridos para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, no bairro do Tirol, em Natal.

Após o crime, a Polícia Militar deu início às diligências na região em busca dos suspeitos, porém, ainda não há maiores informações sobre os criminosos. A PM suspeita que o crime possa ter sido um acerto de contas.

domingo, 29 de março de 2015

Corpos dos 7 bandidos mortos nesta madrugada estão sendo removidos para o ITEP de Caico


Foto de Josimar
Foto de Josimar


Nesse momento estão sendo removidos 4 dos 7 corpos que ser encontram na capela do Hospital Regional de Currais Novos, bastante pessoas em frente a Capela, aguardando a remoção dos corpos, para ser levando para o ITEP de Caicó.

TENENTE LAURENTINO: CURRAISNOVENSE FOI ALVEJADO A TIROS


Por volta das 04h00 da madrugada de hoje (29) PM’s de Tenente Laurentino entraram em contato com o COPOM (190) da 3ªCIPM e informaram que um currais-novense foi alvejado por 02 disparos de arma de fogo efetuados por dois elementos que estavam numa motocicleta preta não identificada.
A vítima estava sem documento de identificação e deu o nome de PEDRO JOEL NETO MAIS CONHECIDO COMO JUNINHO e que reside na Rua Geraldo Rapadura, Bairro Sílvio Bezerra de Melo. O mesmo foi atingido na coxa, nos testículos e recebeu os primeiros atendimentos na unidade de saúde de Tenente Laurentino, mas dada a gravidade dos ferimentos foi conduzido para Currais Novos e poderá ser transferido para Natal.
A Polícia segue a procura dos acusados e quem tiver alguma informação pode ligar direto para o celular da viatura de Tenente Laurentino (84) 9873-2869.

Fim das coligações proporcionais: vantagens e desvantagens



A Proposta de Emenda Constitucional que acaba com as coligações proporcionais entra em uma fase decisiva. Após ser aprovada pelo Senado, a votação na Câmara dos Deputados, que deverá ocorrer após a Semana Santa, é determinante para mudar as regras para escolha de deputados federais, estaduais e vereadores.

Vantagem
Acaba com a distorção de se votar em um partido e eleger candidatos de outra legenda. Pode reduzir o número de “legendas de aluguel”, forçando a fusão ou a extinção de partidos pouco representativos no país. Acaba com coligações de ocasião, montadas com fins exclusivamente de estratégia eleitoral.Exige que partidos busquem candidatos viáveis, forçando um maior diálogo com as bases.

Desvantagem
Pode prejudicar partidos pequenos e candidatos que estão fora dos grandes partidos, mas tem respaldo eleitoral. Proposta pode ter pouca viabilidade política, já que encontra resistências nos partidos pequenos.

Madrugada agitada em Currais Novos, tiroteio entre policia e bandidos resulta em 7 mortos



Na madrugada deste domingo (29/03) ocorreu um confronto entre a DEICOR junto com o BOPE contra uma quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos que vinha sendo investigada pela Policia, o tiroteio aconteceu na BR 226 na entrada de Currais Novos, os indivíduos eram 8 homens, 7 foram a óbito e o outro que sobreviveu é um taxista de Natal que conduzia um veiculo com os elementos, um outro veiculo, um Gol também levava assaltantes, os corpos foram levados para o Hospital Regional de Currais Novos onde é esperada a chegada do ITEP para a condução a Caicó. Foram apreendidos com a quadrilha 05 revólveres, 01 pistola, uma escopeta calibre 12 e muito material explosivo (usado para estourar caixas eletrônicos). A população esta assustada pela quantidade de tiros no local.
Um dos homens mortos foi identificado como Isaias. Ele já tem passagens pelo Presídio Alcaçuz. O documento que estava em seu poder, era falso.

A Delegada Danielle Filgueira, deve se pronunciar ainda neste domingo, ou na segunda-feira, sobre o assunto.

URGENTE: TROCA DE TIROS NA MADRUGADA DE HOJE EM CURRAIS NOVOS DEIXA UM SALDO DE 07 ASSALTANTES MORTOS



Por volta das 02h30 da noite de hoje (29/03/15) uma operação da secretaria de segurança pública do RN coordenada pela DEICOR e o BOPE resultou numa grande troca de tiros e 07 suspeitos mortos. O confronto aconteceu na entrada de Currais Novos, de frente a empresa VVC distribuidora. 05 revólveres, 01 pistola, uma escopeta calibre 12 e muito material explosivo (usado para estourar caixas eletrônicos) foram apreendidos com a quadrilha.
Não vamos divulgar mais notícias para não atrapalhar as investigações, mais tarde a secretaria de segurança pública do RN dará uma coletiva a imprensa com todas as informações.

sábado, 28 de março de 2015

Jocimar viaja a Brasília para apresentar a Henrique chapa para concorrer a Prefeitura em 2016



O prefeito de Jardim do Seridó Jocimar Dantas (PMDB), está com viagem marcada para Brasília após a Semana Santa e na capital entre os compromissos está uma audiência com o Presidente do PMDB no Rio Grande do Norte Henrique Alves. Fontes garantem que na bagagem Jocimar leva os nomes do candidato a prefeito e vice na sua sucessão no próximo ano.

Ainda segundo fontes de livre acesso ao gupo do Prefeito, o mesmo se reuniu nos últimos dias com seus correligionários para ouvir e definir uma chapa de consenso para disputar a prefeitura em 2016. O nome da então secretária Marecilda Bezerra é defendido pelo gestor e do antes adversário vereador Iron Júnior (PSD), pelo restante do grupo. Então a chapa estaria fechada aguardando apenas a palavra final do Presidente do Partido (PMDB) Henrique Alves.

Resta saber se o Prefeito Jocimar consultou o seu pai vereador Joacir Costa que não mantém boas relações com o vereador Iron Júnior na Câmara Municipal. Iron chegou muitas vezes a humilhar com palavras duras em plena sessão o vereador pai do prefeito. Sem contar o irmão Joaci Filho que não concorda com a aproximação do vereador ao grupo do bacural em Jardim do Seridó. Mas como em política existe de tudo. Teria Joaci Costa e seus filhos esquecido o passado e abraçado o nome do vereador Iron Júnior?

Tentativa de homicídio na tarde deste sábado, em Acari




Uma tentativa de homicídio foi registrada na tarde deste sábado (28), em Acari. Segundo informações de populares, dois (02) homens, ainda não identificados, surgiram em uma motocicleta e alvejaram um indivíduo conhecido por "Nonô", filho de Noel taxista, com vários disparos de revolver.
O crime aconteceu na rua Manoel Norte, Bairro Petrópolis. Ainda não se sabe o estado de saúde da vítima, nem a causa dos disparos.

CURRAIS NOVOS: PM APREENDE ARMA DE FOGO E EVITA HOMICÍDIOS


PEDRO HENRIQUE (ALEGA QUE TEM PASSAGEM POR ASSALTO)
JOSÉ OGÁCIO (NÃO TEM PASSAGENS PELA POLÍCIA)

Por Volta das 17h30 desse Sábado (28/03/15) denúncias chegadas ao COPOM, através do 190, davam conta que 05 elementos estariam armados circulando em um veículo Corsa Sedan da cor prata e estariam a procura de outros dois elementos para mata-los. De posse das informações, policiais da Rádio Patrulha e do GTO fizeram um cerco no Bairro Paizinho Maria e se depararam com os suspeitos que jogaram alguns produtos para fora do veículo e empreenderam fuga, mas foram alcançados na altura da Ponte do Caça e Pesca e abordados. Os PM’s retornaram ao local onde cruzaram com os acusados e encontraram a arma, um revólver calibre 38 nº143536 com 05 munições intactas, mas um pacote que eles jogaram, segundo populares, foi levado por dois jovens, que presenciaram a ação dos PM’s. Esses jovens já foram identificados e estão sendo procurados.
No veículo estavam 03 menores em conflito com a Lei, de 15, 16 e 17 anos, todos com inúmeras passagens pela Polícia e dois maiores de idade identificados como; PEDRO HENRIQUE BARRETO DA SILVA DE 20 ANOSnatural de Natal (Disse que tem passagem por assalto-157) e JOSÉ OGÁCIO JENUINO DE LIMA JÚNIOR DE 18 ANOS (Não tem passagens pela polícia), natural de Currais Novos que dirigia o carro que pertence ao seu pai.
Na delegacia os menores disseram que são os donos da arma e que estariam procurando o FABINHO e o CLEITON FILHO DO VELHO DAS BURRAS para mata-los, alegando que eles os ameaçaram com uma espingarda calibre 12 e um revólver na tarde de ontem.

A Polícia acredita que os últimos atentados registrados em nossa cidade e essa ocorrência de hoje estão ligados ao tráfico de drogas.


Polícia cumpre mandado de busca e apreensão na casa de Thiago Potiguar


Policiais civis da delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas, a de Capturas e da 1ª Delegacia da cidade de Parnamirim, cumpriram na tarde desta sexta-feira (27), nobairro Vale do Sol, em Parnamirim, um mandado de busca e apreensão na casa do jogador do clube Palmeira Jonatas Thiago da Silva Lima, de 22 anos. O atleta está preso desde o início da semana suspeito de participar de um assalto na casa de praia de um casal de policiais civis no mês de fevereiro. O fato ocorreu na praia de Barreta.

De acordo com informações repassadas por fontes da polícia, durante as primeiras buscas as equipes encontraram nove munições de revólver no quarto do jogador, o material foi recolhido para averiguação. O pai do atleta o senhor Paulo Sérgio acompanhou o trabalho da polícia e disse a reportagem do PortalBO que acredita na inocência do filho e vai provar.

“Certamente armaram contra meu filho ele sempre foi um menino de bem e jamais se envolveria em uma coisa dessa. Estou inclusive organizando uma manifestação juntamente com amigos e a família para pedir justiça”, disse.

As vítimas do assalto na praia de Barreta, assim como outra que teve a casa invadida na zona Sul de Natal, continuam afirmando que Thiago Potiguar, como é mais conhecido o suspeito, participou das ações criminosos acompanhado de outras pessoas. Além do jogador outros dois homens também se encontram presos.

Fonte:Portal BO

Estão proibidas de se apresentar em eventos pagos com dinheiro público os grupos musicais Cavaleiros do Forró, Deixe de Brincadeira, Forró da Pegação, Banda Grafith



Foto: Divulgação

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, o Procurador-Geral Adjunto do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Jovino Pereira, disse que, além da prisão do ex-prefeito de Macau, Flávio Veras, e do afastamento do atual chefe de gabinete da Prefeitura, Francisco Guimarães, as investigações da Operação Máscara Negra resultaram na proibição das empresas envolvidas de serem contratadas pelo poder público.

Segundo Jovino, Flávio foi preso por agir como mentor, em reiteradas práticas de crimes como peculato, desvio de verbas públicas e ausência de licitação na contratação de bandas para eventos como o carnaval.

Para o MP, Veras continuou, até hoje, cuidando dessas contratações.

Para o MP, apesar de afastado o ex-prefeito continuou com a mesma influência para praticar os crimes contra a administração pública.

Os promotores presentes revelaram a existência de um empresário local atuando como laranja de Flávio Veras.

“As acusações de agora são todas relativas ao Carnaval de 2011, com uma cifra de R$ 1,515 milhão. No entanto, as investigações sobre a realização de outras festas promovidas em Macau continuam sendo investigadas”, explicou a promotora de Macau, Isabel Menezes.

As investigações do MPRN também se estendem aos eventos promovidos na cidade de Guamaré

Estão proibidas de se apresentar em eventos pagos com dinheiro público os grupos musicais Cavaleiros do Forró, Deixe de Brincadeira, Forró da Pegação, Banda Grafith. Esse grupos musicais estão impedidos de participar de procedimento licitatório e firmar contrato com pessoa jurídica de direito público, sendo tal medida informada especialmente ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Municípios de Macau e Guamaré.

E as pessoas envolvidas, como Francisco Gaspar da Silva Paraíba Cabral, estão proibidas de entrarem na Prefeitura de Macau.

Acidente ocorreu próximo a Capela de Santa Maria Gorete na madrugada deste sabado



Por volta das 0h deste sábado (28) um acidente ocorreu na Avenida Getúlio Vargas próximo a Capela de Santa Maria Goreti. A pessoa de ADRIANO DE BRITO CHAGAS (38 anos, Residente na Av. Getúlio Vargas) trafegava naquela avenida sentindo Coletoria pilotando uma motocicleta Honda Fan (placa NNV 6563 C. Novos/RN) quando colidiu na traseira de uma caminhonete C10 (placas MZG 1317 Cerro Corá/RN) que estava estacionada.

A empresa de segurança SSP comandada por Ezequiel fazia patrulhamento nas ruas quando deparou-se com a vítima caída ao chão e com um grave corte na cabeça e logo acionou o SAMU que veio até o local que prestou os primeiros socorros e em seguida conduziu a vítima para o Hospital Regional de Currais Novos.

CURRAIS NOVOS: AGENTES PENITENCIÁRIOS ENCONTRAM CELULARES ESCONDIDOS EM FUNDO FALSO DE BALDE



Fonte: Blog Seridó notícias
Fotos: Chagas Silva

Com relação as apreensões de dois celulares ocorridas no final da manhã e inicio da tarde desta sexta, dia 27, estive conversando com o diretor do CDP de Currais Novos, Sr. Nenilvan Rodrigues e procuramos saber do mesmo se algum detento havia assumido a responsabilidade dos aparelhos.
Os aparelhos foram encontrados acondicionados no fundo falso de um balde, durante a revista que ocorre logo após visita.

De acordo com as informações de Nenilvan, ninguém assumiu ser o dono dos aparelhos e nesse caso toda a cela fica no castigo, sem direito a banho de sol, visitas e principalmente visita intimas, num período de 30 dias.

Sesap decreta epidemia de dengue no RN


Só neste ano, foram notificados 6.902 casos suspeitos de dengue

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, decretou epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, no início da tarde desta sexta-feira (27), no gabinete do Secretário. Diante desse quadro, Ricardo Lagreca informou que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) intensificará as ações de combate à doença.

O cenário epidêmico foi decretado em função do aumento significativo no número de notificações: do início deste ano até esta sexta-feira, foram notificados 6.902 casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 169,82% em comparação ao mesmo período do ano passado. Deste total, houve 523 confirmações da doença. O prazo para diagnóstico laboratorial é de 60 dias.

Os municípios que mais notificaram foram: Natal (1868), Currais Novos (508), Parelhas (404), Parnamirim (368), Cerro Corá (243), Acari (230), Ceará-Mirim (213) e São Gonçalo (199). Quanto aos óbitos no estado, desde o início do ano até o momento, foram notificados 7 casos suspeitos, dos quais um foi confirmado.

Lagreca enfatizou que o controle da dengue é uma responsabilidade de todos. “É preciso que a população participe ativamente tanto na prevenção dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, quanto na denúncia desses focos, por meio do Disque Denúncia ou on line, por meio do Observatório da Dengue”. O número de telefone para denúncia é 0800 281 4031 e o site do Observatório é www.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue.

Para intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue e febre do Chikungunya, a Sesap recebeu R$ 542 mil, além do recurso da Vigilância, em Saúde recebido mensalmente, e o total de municípios do estado recebeu uma quantia de R$ 2.773.000,00, de acordo com a Portaria nº 2.757, de 12/12/14, do Ministério da Saúde.

Para combater a dengue no RN, a Sesap vem realizando diversas ações, com destaque para a realização de capacitações para agentes de combate às endemias, visitas aos municípios para prestar apoio técnico, além da operação de UBV (carro fumacê) em Currais Novos, Natal, Acari, Parelhas e Carnaúba dos Dantas, conforme os critérios estabelecidos em nota técnica elaborada pelo Programa. Entre as próximas ações previstas estão a reativação do comitê interinstitucional de combate à dengue, reunião com as regionais de Saúde para discutir medidas de prevenção e controle da dengue, na próxima terça-feira (31), no Cefope, realização do Fórum Estadual sobre Controle e Prevenção da Dengue com a participação dos secretários municipais de Saúde, COSEMS, Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e Conselho Estadual de Saúde (CES), e UFRN na quarta-feira (1), no Hotel Praiamar, e capacitação em bloqueio de caso para os municípios da Grande Natal em abril.

O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap chama a atenção para os cuidados com relação a possíveis criadouros do mosquito, orientando para que a população fique alerta às medidas de prevenção, entre elas: manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada e não acumular lixo em locais impróprios; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.

Fonte:Portal RN

Bombeiros retiram de tubo corpo de homem sugado por chuva em Natal


Bombeiros e Defesa Civil trabalharam uma semana
nas buscas pelo corpo do auxiliar de pedreiro
(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do RN)

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e a Defesa Civil de Natal enfim conseguiram resgatar, já na madrugada deste sábado (28), o corpo do auxilar de pedreiro Klebson Nascimento, de 37 anos, que passou quase uma semana preso dentro de uma tubulação de drenagem no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste da capital potiguar.

Klebson estava sendo procurado desde o início da tarde do último sábado (21), quando foi sugado pelo bueiro que fica na Rua Atalaia. Ele tentava desobstruir a passagem da água da chuva que caía naquele momento quando aconteceu o acidente.

A retirada do corpo foi anunciada pela assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros às 3h36.

Área em construção
As buscas pelo corpo ocorreram entre as ruas Atalaia e Guanabara, em uma área que está em reconstrução depois de ter sido atingida por fortes chuvas que causaram deslizamentos de terra em junho do ano passado. O secretário adjunto de Defesa Social de Natal, Pedro Júnior, afirmou que a tubulação foi construída pela empresa responsável pelas obras de reconstrução da área. "Foi uma sugestão dos moradores para escoar a água. Havia uma grade protegendo a boca de lobo, mas ela foi retirada, e o local estava aberto", disse.

Fonte:G1/RN

sexta-feira, 27 de março de 2015

Blitz da Lei Seca registra 36 infrações na primeira noite, em Caicó



Um total de 36 autos de infrações foi lavrado na noite de quarta e madrugada de hoje, quinta-feira (26), primeiro dia da Blitz da Lei Seca em Caicó, na avenida Rui Mariz: três por infringência ao artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, vinte e um ao 165 e doze por infrações diversas. Os condutores que descumpriram o artigo 306 foram conduzidos à Delegacia de Polícia.

Segundo a coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-RN, a operação segue até amanhã (sexta-feira 27) naquela cidade seridoense. O trabalho é realizado por esta autarquia, por meio da referida Coordenadoria, com o apoio do Comando de Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Militar. O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com retenção da CNH, do veículo, que só será liberado com a presença de um condutor habilitado, multa no valor de R$1.915,30 e sete pontos na carteira, além de outras penalidades administrativas (artigo 165). Isto se o teste de bafômetro acusar até 0,33 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ou se ele se recusar a fazê-lo.

Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l, ou se ele se recusar a fazê-lo mas apresentar sinais visíveis de embriaguez, além de responder nos termos do artigo 165, vai ser enquadrado no artigo 306 (crime de trânsito): será preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde será iniciado o devido processo legal, respondendo pelo crime que prevê a punição de seis meses a três anos de prisão. Semana passada quem esteve em Caicó foi a equipe da Subcoordenadoria de Fiscalização do Detran realizando blitzen no período de 16 a 21. As intervenções foram focadas na averiguação da documentação do condutor e do veículo. O trabalho abrangeu também as cidades de Jucurutu e Jardim de Piranhas e ao final apresentou o seguinte resultado:

Nas três cidades foram abordados 719 veículos e 38 condutores foram notificados por apresentarem irregularidades nos documentos exigidos pela fiscalização. Um automóvel foi apreendido e recolhido ao pátio do Detran. A equipe de fiscalização foi composta por técnicos do Departamento e por policiais militares do Comando de Policia Rodoviária Estadual (CPRE).

Helicóptero da Força Nacional transfere paciente de Currais Novos para Natal



Na tarde desta quinta-feira (26) a aeronave Nacional 01, pertencente a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que está no Rio Grande do Norte em apoio às ações do Governo do Estado, foi acionada pelo SAMU 192 RN, através do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ceiopaer), para realizar o transporte de um paciente do Hospital Regional de Currais Novos para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal. O senhor Severino Emídio de Freitas, 49 anos,necessitava de uma transferência imediata para internação na capital em virtude de um quadro de insuficiências respiratória e renal dialítica.

A aeronave da Força Nacional decolou da Base Aérea de Natal às 15:15h, retornando às 17:30h. A ação rápida e integrada foi considerada um sucesso pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), que esteve monitorando a operação. Severino Emídio de Freitas está neste momento sendo avaliado por uma equipe médica do hospital.

Polícia Militar irá convocar 709 concursados para o curso de formação de praças



O Comando da Polícia Militar (PM) informou que até o fim do mês irá divulgar a relação com os nomes dos 709 convocados para a última fase do concurso para soldado, que seria o curso de formação.
Os exames de saúde foram realizados entre os dias 9 e 23 de dezembro de 2014, de acordo com a convocação via Diário Oficial do Estado (DOE) na publicação de 14 de novembro. Os candidatos aprovados no concurso que forem considerados aptos do ponto de vista clínico, médico e psicológico passarão oito meses no Curso de Formação de Praças (CFP), e só depois serão distribuídos entre as unidades de menor efetivo.
Durante a formação, receberão uma bolsa mensal no valor de um salário mínimo (R$ 788). O comandante da PM lembra que, apesar do Estado ter ultrapassado o limite prudencial, o Governo tem que dispor dos recursos para o CFP, uma vez que a convocação dos concursados para os exames foi determinada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
A decisão foi do juiz Cícero Martins, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, atendendo ao pedido feito pela Associação dos Praças da Polícia Militar do RN (Aspra-RN).
O número de convocados equivale a aproximadamente 15% do déficit existente na PM, que atualmente é de 4.800 homens, com base na Lei de Fixação de Efetivo, que para o RN prevê a necessidade de 13.500 policiais. O concurso ocorreu em 2005 e o prazo de validade terminou em 10 de janeiro de 2011.

Secretário afirma interesse em resolver problemas dos hospitais regionais


Secretário Ricardo Lagreca visitou o hospital de Currais Novos nesta quinta (26)

“Posso garantir a vocês que o Governo do Estado está interessado em solucionar não só os problemas do Hospital Regional Mariano Coelho, mas também de todos os hospitais regionais”, disse o secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, nesta quinta-feira (26), em Currais Novos.

Ricardo Lagreca esteve reunido com a direção do hospital para se posicionar com relação ao enfrentamento da crise de abastecimento que a unidade hospitalar enfrenta.

Segundo o secretário, os hospitais já estão sendo abastecidos, através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). “A nossa coordenadora de Farmácia enviou uma lista que trago para vocês do que está sendo providenciado para o Mariano Coelho”, ressaltou.

Na reunião, que contou com a participação do prefeito Vilton Cunha e representantes do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Lagreca informou que Currais Novos também será beneficiado com a reforma da maternidade e com 25 leitos de UTI neonatal.

De acordo com Ricardo Lagreca, o consórcio de cogestão da Saúde (União, Estado e municípios) é a grande saída para o setor, enfatizando que a tecnologia avança, mas a gestão precisa avançar também. “Tudo isso que a gente está vendo é um acúmulo de problemas de anos e anos. Precisamos avançar na gestão e a solução é a cogestão da saúde”, afirmou.

Ricardo Lagreca enfatizou que a ideia é que a bancada federal use 50% de suas emendas para a Saúde, mas não de forma fragmentada. “A Saúde não tem orçamento para custeio e para investimentos, então as emendas para o setor não podem ser fragmentadas. A Saúde não funciona na base do imediatismo. Não se pode pensar em gambiarras”, explicou.

O secretário enfatizou ainda o combate à dengue e pediu o apoio do prefeito Vilton Cunha nessa campanha. Falou sobre o Observatório da Dengue e disse que é muito importante o monitoramento pelos municípios dos focos do mosquito transmissor da doença, oAedes Aegypt.

Quanto à definição do novo diretor para o Mariano Coelho, o secretário de Saúde disse ainda estar analisando essa questão.

A coordenadora de Hospitais e Unidades de Referência, Milena Martins, que acompanhou o secretário Ricardo Lagreca juntamente com a subcoordenadora de Hospitais, Adriana Pontes, informou que existe um projeto de estruturação da rede de ortopedia, “mas para isso é necessário fazer a reestruturação das redes hospitalares regionais”, acrescentou.

De acordo com Milena, Natal, Parnamirim, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Mossoró, por exemplo, contam com hospitais estratégicos e estão dentro do projeto de reestruturação das rede de ortopedia.

Fonte:Portal SESAP

População de Currais Novos interdita BR em defesa do Hospital Regional



Um grupo de cidadãos de Currais Novos organizou na manhã de hoje (27) um manifesto para cobrar providências quando ao Hospital Regional Doutor Mariano Coelho. Os manifestantes interditaram a BR 226, que dá acesso a Natal, a fim de pedir melhorias estruturais para aquela unidade de saúde.

Bombeiro usará roupa especial para retirar corpo de pedreiro de tubulação


A equipe de resgate pode ter localizado o corpo do pedreiro Kleberson dos Santos, que foi sugado por tubulação no sábado (21), no bairro de Mãe Luíza, em Natal. De acordo com Eugênio Soares, coordenador da Defesa Civil na capital potiguar, o local é uma encanação entre os poços de visita (PV) 4 e 5. Contudo, ainda não possível precisar a exata localização do cadáver.

Equipes de resgate continuam em prontidão para retirar corpo de pedreiro sugado por tubulação

O local é o mesmo onde, na quinta-feira (26), mergulhadores do Corpo de Bombeiros sentiram um forte cheiro que poderia ser de cadáver próximo ao PV 5. Na ocasião, foi usado um hidrojato (jato de água) da Caern, na tentativa de tentar desobistruir a tubulação. Após inúmeras tentativas nada foi encontrado. É exatamente neste ponto que, segundo a Defesa Civil, as buscas devem ser retomadas, mais uma vez com o uso do hidrojato.

Segundo o capitão Márcio Miranda, que coordena as buscas pelo Corpo de Bombeiros, o mergulhador foi retirado do local na noite de ontem devido ao risco de contaminação por bactéria, que pode ser ocasionado caso o fluído identificado seja mesmo do corpo de Kleberson. Uma roupa especial cedida pela Secretaria de Saúde Pública de Natal deverá ser usada para uma nova descida ao PV 5. O material chegou por volta das 11h45, porém, não é o adequado para esse tipo de resgate.

Traje especial que será usado no resgate foi cedido pela Secretaria de Saúde de Natal

De acordo com Eugênio Soares, caso o hidrojato não consiga fazer descer a areia e os dejetos que estão no local, a Defesa Civil vai pedir que seja retirada toda a areia que está em cima do PV 5, para facilitar a descida por parte do mergulhador do Corpo de Bombeiros.

quinta-feira, 26 de março de 2015

CURRAIS NOVOS: PM PRENDE JOVEM COM ARMA DE FOGO APÓS TENTATIVA DE HOMICÍDIO


MARQUINHOS DE NELISSA (ACUSADO)
CONSIDERADO PELA POLÍCIA DE ALTA PERICULOSIDADE
VÍTIMA

Por volta das 13h00 dessa quarta-feira (26) uma tentativa de homicídio foi registrada na Rua do Rosário, Bairro Santa Maria Gorete tendo como vítima SEBASTIÃO FERNANDES DE LIMA DE 51 ANOS CONHECIDO COMO O VELHO DAS BURRAS que não foi atingido pelo os 05 disparos efetuados em sua direção.
O acusado foi o velho conhecido da Polícia MARCOS AURÉLIO DA SILVA PONTES DE 18 ANOS conhecido como MARQUINHOS DE NELISSA que tem várias passagens pela polícia por homicídio, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, furtos e etc.
Marquinhos é acusado de assaltar a irmã de um sargento da PM no início da semana e de assaltar um funcionário da empresa Pax Deus é Grande no início desse mês. Ele já cumpriu pena no CEDUC com era menor de idade e é suspeito de vários outros assaltos aqui no município.
Sebastião (Velho das burras) já cumpriu pena por tráfico de drogas e é pai deBRUNO e CLEYTON envolvidos numa tentativa de homicídio na última terça-feira onde um moto-taxista identificado como MARCOS ANTÔNIO foi atingido por dois disparos de arma de fogo.

Um revólver calibre 32 de numeração BL-55873 com 05 munições deflagradas foi apreendido com Marquinhos, além de uma moto Yamaha de placa MZJ- 5617 usada no atentado. Um menor infrator de 16 anos que mora na rua do atentado e deu abrigo a Marquinhos também foi apreendido. A Polícia acredita que ele também está envolvido.

Juiz considera lei aplicada de Jardim do Seridó inacreditável



Os desembargadores do Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) declararam a inconstitucionalidade do art. 2º da Lei Municipal Nº 533/90 de Jardim do Seridó. O texto do dispositivo traz a previsão do desconto de oito décimos da parcela do Fundo de Participação do Município para repasse à Associação dos Municípios da Micro-Região do Seridó Oriental (Amso).

O relator do processo referente a arguição de inconstitucionalidade, levantada pelo Ministério Público Estadual, desembargador Expedito Ferreira de Souza, destaca que o artigo fere a Constituição Federal, que proíbe este tipo de desconto.

O posicionamento do relator foi seguido à unanimidade pela Corte Estadual de Justiça. O desembargador João Rebouças ressalta que esta “mensalidade” é afronta aos princípios que regem a administração pública, o que torna ineficaz possível cobrança de dívida do município em relação à associação.

O juiz convocado Jarbas Bezerra chamou a atenção dos julgadores para o fato de especificamente o artigo mencionar o Banco do Brasil, agência local, faça o desconto no FPM. O magistrado considera o texto “inacreditável”.

Governo do Estado entrega mais 484 cisternas


Já foram entregues 302 em Lagoa Nova, 151 em Cerro Corá e 31 em Bodó

Na noite desta quarta-feira (25), a secretária de Assistência Social, Julianne Faria, foi até o município de Lagoa Nova, no Seridó, para festejar a entrega de mais 484 cisternas. O Governo do Estado, através da Sethas, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), desenvolve o Programa de Cisternas no Rio Grande do Norte. Nesta etapa, foram entregues 302 em Lagoa Nova, 151 em Cerro Corá e 31 em Bodó, construídas em parceria com o Serviço de Amparo aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac).

A entrega simbólica das cisternas foi comemorada com uma missa em ação de graças no assentamento José Milanês, em Lagoa Nova, celebrada pelo bispo da Diocese de Caicó, dom Antônio Carlos, com o pároco de Lagoa Nova, padre Valdeci, e o vigário Episcopal das Pastorais Sociais, padre Ivanoff. A celebração reuniu beneficiados pelas cisternas e moradores de toda a região.

A secretária Julianne Faria destacou a importância desse projeto para a população do semiárido, afirmando que a iniciativa do Governo do RN proporciona aos beneficiados condições de enfrentamento à seca. Acompanharam a solenidade, a secretária adjunta, Maira Almeida, a chefe de gabinete, Fernanda Borges, a coordenadora de Projetos Especiais, Naylza Carvalho, e o coordenador Operacional de Desenvolvimento Social, Paulo Jordão.

O MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) financia a construção de cisternas de placas de cimento, principalmente na região do semiárido brasileiro. Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.

Fonte:Portal RN

Dourado e Gargalheiras continuam sem receber água


Mesmo com as frequentes chuvas caídas no município de Currais Novos nos últimos cinco dias, o açude Dourado, maior reservatório do município – responsável pelo abastecimento de parte da cidade, continua seco, ou seja, ainda não recebeu água esse ano.

Outro reservatório que abastece Currais Novos, o Gargalheiras, também permanece sem receber água. Segundo informações da CAERN, o Marechal Dutra que também abastece o município de Acari, tem hoje menos de 2 % de sua capacidade hídrica.

Açude Dourado

Contran adia exigência de extintor de incêndio automotivo tipo ABC




O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou nessa quarta-feira (25), pela segunda vez, o prazo para entrar em vigor a exigência de extintores de incêndio automotivos do tipo ABC. De acordo com a decisão publicada na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial da União, a nova data será 1º de julho.

Atualmente, os veículos podem circular com extintores do tipo BC, porém esses equipamentos devem ser substituídos pelo ABC, que tem maior abrangência no combate a focos de incêndios. Esses extintores são eficazes para conter chamas em produtos sólidos, combustíveis e elétricos. Os de categoria BC se resumem a incêndios alimentados por combustível ou eletricidade.

Outra vantagem do extintor ABC é que o prazo de validade é maior, chegando a cinco anos, enquanto o BC é de três anos. O primeiro não pode ser recarregado, já o segundo pode ser por uma vez e a validade não ultrapassa um ano. Os veículos fabricados de 2005 para cá já saem da fábrica com o equipamento de combate a incêndio ABC, porém os fabricados anteriores a essa data terão que se adequar a nova situação.

De acordo com Coordenação de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, o condutor flagrado em blitz ou inspeção veicular com extintor diferente do que determina a norma do Contran, deve ser autuado com multa de R$ 127,69 e com anotação de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por se configurar uma infração grave. O veículo também deve ser retido até a regularização. A mesma punição também cabe para aquele que portar o extintor fora do prazo de validade, vazio ou com o lacre violado.

Dados do setor de Estatística do Detran/RN apontam que existe em circulação no Estado 429.320 veículos com ano de fabricação anterior a 2005. Em Natal são 200.665 automóveis.

Fonte:Detran/RN

Ator Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, morre ao 89 anos no Rio


Jorge Loredo morreu na Zona Sul do Rio
(Foto: Ana Ottoni/Folhapress/Arquivo)

O ator Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, de 89 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26). Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 3 de fevereiro na Unidade de Terapia Intensiva.

Em nota, a assessoria de imprensa do hospital informou que Loredo estava internado no hospital desde o dia 3 de fevereiro e que a partir do dia 13 foi mantido na Unidade Cardio Intensiva. "Loredo lutava há anos contra uma Doença Pulmunar Obstrutiva Crônica (DPOC) grave e um Efisema Pulmunar", disse o texto. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Apesar da idade, até dois anos atrás o humorista continuava trabalhando e usando as redes sociais para falar com os fãs e divulgar sua agenda de shows.

"Zé Bonitinho", o perigote das mulheres, como o personagem de Loredo se apresentava nos esquetes de humorísticos, fez parte do enredo "Beleza pura?" da escola de samba União da Ilha, que teve como enredo a beleza em suas várias interpretações. "Zé Bonitinho" se achava um galã irresistível, sempre ajeitando a cabeleira com um pente enorme, tão grande quanto seus óculos escuros.

Jorge Loredo nasceu em 7 de maio de 1925 (completa 90 anos em 2015) foi criado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A infância e a juventude foram marcadas por doenças graves para a época: aos 12 anos, com com osteomielite na perna, sofria de dores constantes. Aos 20 anos, com tuberculose, foi internado num sanatório, situação que acabou por lhe abrir as portas para a carreira. Incentivado pelos médicos, participou de um grupo teatral no hospital e descobriu sua vocação para os palcos.

O personagem “Zé Bonitinho” foi criado por Loredo, inspirado num colega que se achava um grande galã. Loredo costumava imitá-lo nas festas, arrancando gargalhadas. “Zé Bonitinho” estreou na televisão em 1960 no programa “Noites Cariocas”, exibido pela extinta TV Rio, com os primeiros textos roteirizados por Chico Anysio.

Em 2010, ano em que completou 50 anos, “Zé Bonitinho” continuava na TV, no humorístico “A praça é nossa”. O irresistível "Zé Bonitinho" tinha bordões inesquecíveis, que Loredo repetiua com a voz impostada de um conquistador: "Câmera, close; microfone, please", ou "Garotas do meu Brasil varonil: vou dar a vocês um tostão da minha voz!".

Fonte:G1

Veículo tomba na RN 041



Por volta das 22h30min um veículo Sprinter (placas MZJ 2232 C. Novos/RN) tombou na RN041 entre Currais Novos e Lagoa Nova. No veículo só havia o condutor RAIMUNDO NONATO SOUZA DE MOURA ( 34 anos, Residente em Bacabal/MA e que trabalha no parque eólico da Serra de Sant'Ana) que apenas machucou um dedo mão. Raimundo Nonato disse que seguia sentido Lagoa Nova e ao entrar numa curva perdeu o controle do veículo que saiu da pista para o lado esquerdo e tombou e ficou em sentido oposto que seguia.

A Guarnição do 2º GPRE (sgt. Filho e sd. Mariano) foi acionada e se fez presente no local para os procedimentos cabíveis.

Sesed identifica preso que gravou vídeo com ameaças a juiz e diretora de Alcaçuz


Foi identificado o preso que aparece em um vídeo divulgado em redes sociais fazendo ameaças à diretora de Alcaçuz, Dinorá Simas, e ao juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar. Nas imagens, que ganharam repercussão após o vídeo ser compartilhado no WhatsApp, o detento Jacson Henrique canta um 'rap' e diz que os criminosos "vão queimar em pedaços" a diretora da unidade e matar a tiros de fuzil o magistrado.

Bandido faz música com ameaças a Dinorá Simas e Henrique Baltazar

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed-RN) confirmou durante a manhã desta quinta-feira (26) que o detento foi identificado ainda ontem. Agentes penitenciários do setor administrativo observaram as fotos dos detentos e compararam com as imagens do vídeo. De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, o apenado foi retirado do pavilhão onde estava para que sejam tomadas as providências legais.

No vídeo, o detento mostra o rosto e afirma que os criminosos vão "queimar os pedaços" de Dinorá Simas e matar o juiz com tiro de fuzil. Segundo a música, "o crime está organizado" e vai atuar como terroristas.

O detento será ouvido pelo Ministério Público hoje a tarde e responderá a novo processo por ameaça de morte. Dinorá Simas e Henrique Baltazar farão um boletim de ocorrência na delegacia de Nísia Floresta.

Reação
Com 30 anos de magistratura, Henrique Baltazar afirmou que já recebeu, pelo menos, 30 graves ameaças de morte e disse que essa não está entre as mais preocupantes. No entanto, ele afirma que o caso já foi informado ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências cabíveis.

"Trata-se de um crime de ameaça que está sendo praticado. Por isso deve ser punido. Como ele mostra o rosto, não será difícil de identificar quem é e saber em qual unidade ele está preso", resumiu.

Para o magistrado, o detento deve ter sido encorajado pelos demais presos a fazer a música por saber escrever. "Não gosto muito do estilo. Ele até que tem um ritmo bom, mas a letra é pobre demais", ironizou o magistrado.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Reservatórios do RN começam a transbordar


Açude Pataxó em Angicos já atingiu seu limite máximo

A s chuvas intensas que vêm sendo registradas em todo o Rio Grande do Norte, principalmente nas regiões Oeste e Central, têm causado a cheia de alguns açudes e barragens na região.
Esse é o caso do açude Pataxó, localizado no município de Ipanguaçu, que atingiu seu limite máximo na manhã desta terça-feira, 24. Segundo informações de populares, na tarde de ontem uma lamina de mais de 10 centímetros de água já podia ser observada no sangradouro do açude.
Na cidade de Angicos, o acumulado do ano, em sua totalidade registrado no final de semana, já acumula 413 milímetros. Isso foi o suficiente para promover o transbordamento dos três principais reservatórios de água da cidade.
O açude Novo Angicos, mais conhecido como Açude do Rio, que é barrado pelo rio Pataxó, em Angicos, começou a sangrar ainda na tarde da segunda-feira (23). O reservatório é considerado a maior reserva hídrica da cidade, com capacidade de 4.245.061,00m³.
Na cidade de Jucurutu, os moradores do Distrito de Boi Selado festejaram na terça a sangria de alguns açudes naquela localidade. Desde a última sexta, 20, a região vem registrando fortes chuvas.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), nas últimas 24 horas, foram registradas chuvas em 120 dos 197 postos de monitoramento do Estado, o que vem promovendo o aumento do volume dos reservatórios.
As de maior intensidade foram na mesorregião Oeste. Em Itaú, foram 105 milímetros num período de 24 horas. Em Felipe Guerra, 80; Ipanguaçu, 77; Apodi, 75.
Em Angicos, na região Central, onde já havia chovido 237 milímetros no final de semana, a chuva de ontem para hoje foi de 105,5mm.
Mesmo assim, para a Emparn, as chuvas fizeram que o município saísse da condição de “muito seco”, em que estava no início da semana passada, para a situação de inverno normal.
Já Portalegre, onde a média pluviométrica é bem maior por se tratar de região serrana, passou da condição de “muito seco” para “seco”, mesmo tendo atingido 492,4 milímetros no acumulado deste ano. Para o inverno ser considerado normal do ponto de vista “volumétrico”, é necessário um acumulado acima de 654,7mm em Portalegre.
Mesmo com as chuvas enchendo os pequenos açudes no final de semana, a situação no RN ainda é de muito seco em 144 municípios dos 167 existentes.

Chuvas também trazem transtorno para a população
Apesar da alegria da maioria dos moradores pelo volume de chuvas que ocasionou o transbordamento dos reservatórios, a situação de outros é de insatisfação em consequência dos transtornos causados.
Na cidade de Angicos, o município mais atingido pelas chuvas dos últimos dias, os moradores estão praticamente ilhados, tendo em vista que um trecho da rodovia estadual RN-263 que liga os municípios de Angicos e Afonso Bezerra e dá acesso da cidade ao campus da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) foi destruído e as aulas acabaram sendo suspensas.
Na cidade de Assú, as chuvas dos últimos dias causaram o desabamento do teto de duas lojas no centro da cidade.
Mesmo com o desabamento do teto das lojas, a informação é de que os danos foram apenas materiais, sem registro de pessoas feridas.
Na cidade de Carnaubais, as chuvas causaram o alagamento de bairros, casas invadidas pelas águas e muitas crateras; é o cenário de algumas ruas de Carnaubais após as chuvas de segunda-feira e terça-feira.
O serviço de meteorologia ainda confirmou que as chuvas deverão continuar até a próxima quinta-feira (26).

Chuvas atingem 92 cidades da PB, com alagamentos e estragos em vários locais



Choveu em 92 municípios da Paraíba entre segunda e terça-feira (24), segundo informou na tarde desta terça-feira (24) a Agência Executiva de Gestão da Águas (Aesa). As maiores precipitações foram registradas no Sertão do Estado e no Litoral. Em alguns casos, elas deixaram estragos, mas a Defesa Civil do Estado informou que não recebeu nenhuma notificação.

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, onde mais choveu em todo o estado foi no município de Santa Cruz, no Vale do Piancó, no Sertão do Estado, com o registro de 91 milímetros. Seguido por Pombal, também no Sertão, com 74 milímetros, e Mari, na Zona da Mata (a 60 quilômetros de João Pessoa), também com o registro de 74 milímetros. No Litoral, o município mais chuvoso foi João Pessoa, com 65.2 milímetros, seguido de Cabedelo, com 62.8 e Baía da Traição, com 54.9 milímetros.

CURRAIS NOVOS: ARROMBAMENTOS A CARRO E RESIDÊNCIAS FORAM REGISTRADOS NESSA QUARTA


A Polícia Militar registrou três arrombamentos a carro e residências nessa quarta-feira (24) em 03 Bairros de nossa cidade. O primeiro registro foi de uma residência na Rua Riacho Totoró, 231- Bairro Promorar- onde foi furtado de lá 01 TV de 24 polegadas Semp Toshiba, além da casa que ficou toda revirada.
O segundo registro foi no Bairro Radir Pereira na Rua Joaquim Irapuã Gomes onde os vagabundos arrombaram uma residência e furtaram de lá uma TV de led de 24 polegadas, 02 aparelhos de DVD e 01 notebook.
O terceiro registro foi no Bairro JK na Rua da Platina onde um veículo foi arrombado por 02 elementos que estavam numa bicicleta que quebraram o vidro e furtaram uma bolsa com documentos e aproximadamente R$-300,00.
As vítimas foram orientadas a prestarem queixa na delegacia.

Senado aprova fim das coligações partidárias em eleições proporcionais


O Senado aprovou hoje (24), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 40, que acaba com as coligações eleitorais em eleições proporcionais, permitindo que elas ocorram apenas para as majoritárias. A PEC é um dos principais temas da reforma política.

Na prática, a proposta estabelece que os partidos só poderão se coligar em eleições para cargos do Executivo – federal, estadual e municipal – e para o Senado. Portanto, ficam proibidas as coligações para disputas à Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras de Vereadores.

Não será mais possível, por exemplo, que dois partidos que não alcançaram o número necessário de votos para atingir o coeficiente eleitoral se unam para eleger um candidato. A PEC também impede que, durante o afastamento de um parlamentar, o suplente convocado seja de outro partido.

A proposta tinha sido aprovada em primeiro turno no último dia 10. A matéria segue para a Câmara dos Deputados, onde também terá de ser aprovada em dois turnos, com maioria qualificada, ou seja, pelo menos 308 deputados precisam votar a favor. Se o texto sofrer alterações na Câmara, retornará ao Senado para última análise.

Barragens nas cabeceiras do Dourado começam a transbordar


Barragem localizada no Sítio Pedra Preta.

Com as chuvas de hoje a noite na região, pequenos reservatórios que situados nas cabeceiras do açude Dourado começam a transbordar.

Uma delas está localizada no Sítio Pedra Preta, vizinho a comunidade Maxinaré.

Informações ainda não oficiais, é que outros pequenos reservatórios também estão sangrando.

Fonte:Jean Souza

Ministra do STF decide abrir inquérito para investigar senador José Agripino



A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para investigar se o senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM, cometeu crime de corrupção passiva. A decisão foi tomada na sexta-feira (20), após pedido da Procuradoria Geralda República. O inquérito foi instaurado na segunda (23) e tramita em segredo de Justiça.

Em acordo de delação premiada, o empresário George Olímpio afirmou que pagou R$ 1 milhão ao senador para tentar implantar o sistema de inspeção veicular no estado, governado pelo DEM. As informações foram veiculadas no Fantástico no fim de fevereiro.

Nesta segunda, Agripino divulgou nota na qual afirma desconhecer "as razões que estejam ensejando a reabertura deste assunto". "Este assunto, tratado em 2012, gerou processo de investigação pela Procuradoria Geral da República que, em 31 de outubro de 2012, o arquivou pela 'inexistência de indícios, mínimos que sejam, que confirmem a afirmação de que o Senador José Agripino Maia teria recebido doação eleitoral ilícita do grupo investigado na operação Sinal Fechado'", diz o senador na nota (leia a íntegra ao final desta reportagem).

Procurador-geral pediu
O pedido de investigação foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que também pleiteou a homologação do acordo de delação, pelo qual um investigado colabora com as apurações em troca de redução de pena. Como o empresário citou um senador, o acordo precisa do aval do Supremo, única instância que pode julgar parlamentares.

Assim como ocorreu na operação Lava Jato com as delações premiadas de Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, o acordo de Olímpio tramita no Supremo como processo oculto, aquele extremamente secreto que não consta do andamento processual. Além de determinar a abertura do inquérito, a ministra Cármen Lúcia também homologou o acordo.

A partir de agora, a Procuradoria vai poder pleitear que a Polícia Federal cumpra diligências, como coleta de provas e depoimentos. Depois, o procurador vai decidir se denuncia ou não o parlamentar. Se isso acontecer e o Supremo receber a denúncia, Agripino passa a ser réu e responderá à ação penal. Ainda terá que ocorrer julgamento do parlamentar.

Após a fase de inquérito, o procurador poderá ainda optar pelo arquivamento, se considerar que não foram coletadas provas suficientes para a continuidade do processo.

Nota
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo senador José Agripino:

NOTA DO SENADOR JOSÉ AGRIPINO SOBRE CITAÇÃO NA OPERAÇÃO SINAL FECHADO

Não tenho qualquer informação sobre as razões que estejam ensejando a reabertura deste assunto. A meu juízo, trata-se do reposicionamento de uma pessoa que voluntaria e anteriormente foi ao cartório 7º Ofício de Notas de Natal (RN) declarar o contrário do que se supõe estar dizendo agora.

Este assunto, tratado em 2012, gerou processo de investigação pela Procuradoria Geral da República que, em 31 de outubro de 2012, o arquivou pela “inexistência de indícios, mínimos que sejam, que confirmem a afirmação de que o Senador José Agripino Maia teria recebido doação eleitoral ilícita do grupo investigado na operação ‘Sinal Fechado’”.

Coloco-me, entretanto, à disposição da justiça para os esclarecimentos que se venham a fazer necessários.

Senador José Agripino (Democratas-RN)
24 de março de 2015


Fonte:G1/RN

terça-feira, 24 de março de 2015

Nordeste tem muita chuva nas próximas 48 horas


Nuvens muito carregadas voltaram a se espalhar sobre o Nordeste provocando chuvas volumosas em diversas áreas da Região, incluindo capitais. O outono é época de chuva em grande parte do Nordeste e temporais são comuns. Nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) avançam novamente sobre o Nordeste trazendo chuva forte, raios e até ventania.

No fim da tarde desta segunda-feira, a passagem desta nuvens sobre Fernando de Noronha provocou rajadas de vento de 96 km/h no aeroporto local. A chuva torrencial reduziu a visibilidade para 500 metros. Voltou a chover forte sobre Natal e João Pessoa, que teve alagamentos no fim de semana, começou a noite de segunda-feira com trovoadas.

Frei Martinho avança na Educação do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental




O Município de Frei Martinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação promove hoje e amanhã, segunda e terça-feira dias 23 e 24 de março, “Formação Continuada para Professores do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental” no Programa Primeiros Saberes da Infância, Programa do Governo do Estado da Paraiba que visa realizar, diariamente, o monitoramento da aprendizagem dos escolares devidamente matriculados e frequentes nesta modalidade de ensino. Na oportunidade, estão proferindo a referida “Formação” as Técnicas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação, professoras Tânia Alexandre e Andréia Sobreira, para 11 professoras da Rede Municipal de Ensino das Unidades Escolares Rurais e Urbana.

“Estamos muito confiantes nos monitoramentos e avaliações que serão realizadas a partir de agora, pois, conheço a sistemática em pauta e, de fato, surte efeito. Por meio dela, acompanharemos e veremos mais ainda o crescimento acadêmico dos alunos, além de que realizaremos sistematicamente avaliações internas para enfrentamentos das avaliações externas, e, com isso, garantirmos melhorias nos índices educacionais e, mais que isso, permanência com sucesso do aluno na escola”, ressalta a Secretária Aguifaneide Gondim. E acrescenta: sempre foi nosso desejo garantir o regime de colaboração entre as esferas públicas para fins de consolidação da base de aprendizagem dos alunos da Rede de Ensino deste município num Programa de incentivo a leitura e escrita de forma oficial e totalmente rastreada.

“É, sem dúvida, uma grande responsabilidade que a equipe da Educação assume, mas, certamente, continuaremos apoiando e dando o suporte necessário para os avanços que virão. E que venham!, ressalta o Prefeito Aido Lira.

Fonte:PFM