domingo, 31 de maio de 2015

Adutora de Currais Novos vem sendo feita pela mesma empresa da de Jucurutu


Ministério Público Federal decidiu acompanhar obra em Currais Novos

O fato da Gaid Construções, a que construiu a adutora de engate-rápido de Jucurutu ser a mesma que está construindo a adutora que levará água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para as cidades de Currais Novos e Acari, chamou a atenção do Ministério Público Federal. Como em Jucurutu foram investidos mais de 2 milhões de reais do Governo Federal, através do DNOCS e hoje encontra-se sem funcionar, o MPF está acompanhando de perto a construção da de Currais Novos, para que os mesmos problemas não ocorram novamente.

“Nós temos um procedimento administrativo no Ministério Público Federal que acompanha a obra de Currais Novos. Estamos tomando algumas diligencias no sentido de saber se o projeto feito pelo DNOCS é o que a Caern vai receber no futuro, já que a de Jucurutu a Caern até hoje não quis receber. Quando ao abastecimento de Currais Novos em si, é do meu conhecimento que existe um procedimento especifico no Ministério Público de Currais Novos”, explicou o procurador Bruno Lamenha ao Blog do Marcos Dantas.

Cinco fogem do CDP de Santa Cruz



Cinco presos conseguiram fugir na manhã deste domingo,31, do centro de detenção provisória da cidade de Santa Cruz.

Segundo informações da polícia militar os preso fugiram por uma abertura no comungol da unidade. O buraco só foi percebido no início da manhã. Os policiais realizaram a recontagem dos apenados e identificara.

Os fugitivos foram identificados como Francisco Viana da Silva Junior,Felipe dos Santos Fernandes,Gilderlânio da Silva Moreira,Juliano Confessor de Lima, e Osmar Fernandes da Paz. A Polícia Militar está em diligência na região na tentativa de recapturar os fugitivos.

Fonte:190 RN

'Pode estar soterrado', diz diretor sobre preso desaparecido no RN


Buscas por preso desaparecido foram retomadas neste domingo (31) (Foto: Coape/Divulgação)

Agentes penitenciários fazem buscas neste domingo (31) por um detento que, de acordo com outros presos, teria ficado soterrado após o desabamento de um túnel em uma tentativa de fuga no presídio de Alcaçuz, o maior do Rio Grande do Norte. A saída do túnel foi descoberta na manhã deste sábado (30). A saída do buraco foi achada próximo ao Pavilhão 4 da unidade prisional. A informação sobre o túnel foi confirmada pelo diretor de Alcaçuz, Eider Brito.

O preso que está sendo procurado é Anderson Carlos Inácio do Nascimento, que é condenado por assalto e porte ilegal de arma de fogo. Ainda neste sábado, Eider Brito disse que há duas possibilidades para o desaparecimento do preso. "Fizemos uma contagem geral no Pavilhão 4 e notamos a ausência dele. Ou ele conseguiu fugir ou ficou soterrado com o desabamento do túnel. E essa segunda possibilidade, de acordo os próprios presos, é a provável", disse Eider neste sábado. O G1 tentou entrar em contato com o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Edilson França, e com a assessoria de comunicação da Secretaria, mas até a publicação desta matéria não havia conseguido.

O túnel encontrado próximo ao Pavilhão 4 neste sábado foi o segundo em 48 horas. Na quinta (28), agentes penitenciários encontraram, durante uma revista de rotina, um túnel com aproximadamente 10 metros de extensão dentro do Pavilhão.

O buraco encontrado neste sábado tem cerca de cinquenta centímetros de diâmetro. Homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar já estão no local auxiliando os agentes. O Corpo de Bombeiros faz as escavações para tentar localizar esse preso que estaria soterrado.

Fonte:G1/RN

sábado, 30 de maio de 2015

Agentes e PM encontram mais um túnel em Alcaçuz



Policiais militares da guarda, do presídio Estadual de Alcaçuz, encontraram no início da manhã deste sábado (30), mais um túnel construído pelos presos da unidade. O Buraco com cerca de cinquenta centímetros de diâmetro estava aberto do lado do muro externo próximo ao pavilhão 4, segundo os policiais existe a suspeita de fuga, mas a direção da unidade não confirma a informação.

De acordo com um policial da guarda , que preferiu não ser identificado, o túnel só foi descoberto ao amanhecer, pelos próprios guariteiros que realizaram uma ronda após a troca de turno dos policiais da Força Nacional, que realizam a fiscalização na parte externa do presídio. O PM informou que possivelmente houve fuga de pelo menos sete presos do pavilhão 4, no entanto essa informação não foi confirmada pelo diretor Eider Brito.

Uma equipe do Bpchoque esteve no presídio para apoiar os agentes em uma revista no local e também na contagem dos presos. O buraco foi tapado no final da manhã, mas o túnel ainda permanece no local. Uma fonte de dentro de Alcaçuz disse a reportagem do PotalBO que um dos presos do pavilhão estaria soterrado no túnel após tentar escapar nesta madrugada, porém esta informação também não foi confirmada pela direção.

Fonte:Portal BO

Homicídio registrado nas primeiras horas de hoje na zona oeste de Caicó


A Policia Militar registrou mais uma morte violenta no início da manhã deste sábado(30) na rua Luzia Maria do Nascimento que fica localizada no bairro João Paulo II na zona oeste da cidade de Caicó.

De acordo com informações, um corpo foi encontrado com a face desfigurada em frente a uma residência. A vitima trata-se de Francisco das Chagas Pereira de Araujo, 37 anos, morador do bairro João Paulo II, onde aconteceu o crime.

Equipes do ITEP e da Policia Civil foram acionados e tomaram as medidas de praxe para remoção do corpo que foi conduzido a sede do órgão para ser necropsiado e em seguida liberado para sepultamento. A Policia Civil vai investigar o caso.

Polícia prende suspeito de assalto a carro-forte em CG e recupera dinheiro



A Polícia Militar prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (29), um dos suspeitos de ter roubado um carro-forte no momento em que o veículo chegava para abastecer a agência do banco do Bradesco da Avenida Canal, no centro da cidade de Campina Grande. O acusado se identificou como José Silvânio Teixeira Castro, de 23 anos, mas a identidade dele ainda será investigada, já que o suspeito estava sem nenhuma documentação.


Com ele, os policiais do 2º Batalhão recuperaram um malote com R$ 500 mil reais e ainda apreenderam uma pistola calibre 380. O suspeito foi interceptado em um carro, na Avenida Manoel Tavares. O veículo tinha sido tomado por assalto e ele estava levando como refém o proprietário, de 52 anos.

De acordo com o sargento José Bruno, o suspeito foi preso durante a perseguição realizada pela Força Tática e viatura do Comando do 2º Batalhão. “Cercamos o carro que ele vinha com a vítima e o suspeito resolveu se entregar. Ele teria fugido a pé com o malote e tomado este carro por assalto, em outra esquina”, disse.

Ainda segundo o sargento, o restante do bando fugiu em um veículo Toyota Corolla branco, que foi roubado há alguns dias, na cidade de Timbaúba, no Estado de Pernambuco. O veículo foi encontrado abandonado próximo à Avenida Manoel Tavares. “O bando teria seguido em um carro preto, provavelmente pela mesma via que dá acesso à saída da cidade”, completou.

O assalto ocorreu por volta das 9h. Conforme contaram os vigilantes da agência, parte do bando estava próximo aos caixas eletrônicos e renderam os funcionários com o malote de dinheiro no momento em que eles chegaram à porta de entrada, onde foram cercados, tomando deles duas espingardas. Houve troca de tiros entre um terceiro funcionário do carro-forte e os bandidos. Próximo à agência, a PM localizou também uma ambulância que tinha sido roubada e estaria com o bando.

Todo dinheiro recuperado, o preso e a arma apreendida na ação foram entregues na Delegacia de Roubos e Furtos da Polícia Civil, em Campina Grande.

Fonte:PB Agora

2º GPRE apreende motoneta irregular em Blitz




Na noite desta sexta(29) a guarnição do 2º GPRE realizou uma blitz na rua Ulisses Caldas, no qual foi apreendida uma motoneta Traxx com várias irregularidades como farol de cor azul, e faltando alguns equipamentos exigidos pela lei como retrovisores e cano de escape.

O condutor foi liberado e o veículo foi recolhido para o pátio do 2º GPRE de onde só pode ser retirado com os equipamentos devidamente colocados e o farol corretamente.

População não quer presídios em sua cidade, mas quer que polícia prenda bandidos



O Rio Grande do Norte vive um dilema: as pessoas pedem e repetem a todo momento que a polícia precisa prender mais bandidos, mas, por outro lado, ninguém quer o Estado construa presídio em sua cidade. E, agora, para onde serão levados os presos potiguares?

Se Miguel Mossoró fosse o governador, talvez ele construísse aquela ponte ligando Natal a Fernando de Noronha e no meio do caminho construísse um presídio em alto mar. Seria realmente interessante...

Recentemente, os políticos e moradores de Ceará-Mirim fizeram barulho para evitar que as obras de uma Cadeia Pública fossem iniciadas na cidade. As obras até começaram, mas já foram suspensas judicialmente por causa de um imbróglio envolvendo o terreno, que havia sido dado pela Prefeitura e, depois, o prefeito quis tomar para que a cadeia não fosse construída e, agora, parece que o terreno nem da Prefeitura era.

Agora, o Estado corre o risco de perder uma verba federal de R$ 14,7 milhões porque as obras não estão sendo executadas.

Nesta quarta-feira (27), os vereadores de Parnamirim aprovaram um projeto de lei que proíbe a construção de presídios no perímetro urbano do município. Com certeza, os representantes da Câmara Municipal de Parnamirim estão fazendo isso para antecipar o discurso eleitoral, caso o Governo fosse, futuramente, construir uma cadeia na cidade.

O argumento dos vereadores é que a lei é para garantir a segurança da população. Ora, então quer dizer que a população se sente mais segura com bandidos soltos do que com bandidos presos?

O que a população precisa entender é que presídio é um “mal” necessário. Infelizmente, ou se constrói cadeias novas ou a violência irá sim aumentar. Entendo que os moradores de uma cidade se preocupam com os índices de fugas, mas isso acontece justamente porque as atuais cadeias do RN já estão entupidas de presos e suas estruturas não comportam mais nenhum detento.

O déficit no sistema penitenciário é de mais de três mil vagas. Se novas cadeias não forem construídas urgentemente, não vai ter quem segure a criminalidade em nosso Estado. Mas, se pensarmos bem, talvez seja isso que a maioria dos políticos queiram mesmo. É a velha teoria do quanto pior melhor.


Fonte:Portal BO

CPI da CBF é oficialmente criada no Senado


Foi oficialmente criada nesta sexta-feira (29) a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o comitê organizador local da Copa do Mundo Fifa 2014.

Segundo a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, as 53 assinaturas reunidas pelo senador Romário (PSB-RJ) foram mantidas. Os parlamentares tiveram até meia-noite para retirar ou acrescentar assinaturas ao pedido. O início dos trabalhos, no entanto, ainda leva alguns dias. Respeitando a proporcionalidade das bancadas e dos partidos no Senado, os líderes partidários terão cinco dias para indicar os parlamentares que integrarão o colegiado e só depois disso é marcada uma reunião de instalação da comissão. Nela, serão eleitos presidente, vice-presidente e relator da CPI.

A CPI da CBF será a sexta em funcionamento no Senado, terá sete membros titulares e 180 dias para investigar possíveis irregularidades em contratos feitos para a realização de partidas da Seleção Brasileira de futebol, de campeonatos organizados pela CBF, assim como para a realização da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo de 2014.

Apesar de estar nesta sexta-feira (29) cumprindo compromissos em Brasília, o senador Romário não foi encontrado para comentar o assunto até a publicação da reportagem. Ontem (28), o senador que é ex-jogador de futebol, falou na tribuna sobre as expectativas em relação ao trabalho da comissão. “Acredito que, com essa possibilidade dessa CPI nesta Casa, a gente possa realmente fazer um trabalho sério, corajoso e honesto, e que o resultado seja um só: que definitivamente o futebol brasileiro seja moralizado. Na verdade, dois resultados: que todos aqueles que praticaram crime durante esses anos todos e se enriqueceram ilicitamente paguem pelos seus crimes, principalmente sendo presos”.

Romário disse ainda que esse é o momento oportuno para uma devassa na CBF. Ele acrescentou ainda que as investigações do FBI apontam indícios de que parte das propinas pagas pelo ex-presidente da CBF José Maria Marin foram compartilhadas por outro ex-presidente da entidade Ricardo Teixeira e pelo atual presidente, Marco Polo Del Nero.

O pedido de criação da CPI foi apresentado por Romário depois que Marin e outros seis dirigentes da Fifa foram detidos na última quarta-feira (27) pelo serviço de inteligência norte-americano (FBI) e pela polícia suíça em Zurique por suspeita de corrupção. Entre outras irregularidades, Marin teria recebido propina em um esquema de corrupção envolvendo a organização da Copa América.

Inclusão de nono dígito em números de celular do RN começa domingo


Nono dígito entra em vigor a partir deste
domingo (Foto: Reprodução)

A partir do próximo domingo (31) os números de celulares do Rio Grande do Norte começam a contar com o nono dígito. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o dígito 9 (nove) deverá ser acrescentado à esquerda dos atuais números, que passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. A mudança é válida para todas as operadoras.

Ainda segundo informações da Anatel, por um determinado período, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Além do RN, os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe também terão a adoção do nono dígito. O nono dígito deverá ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para terminais nos estados acima mencionados, independentemente do local de origem da chamada.

Fonte:G1/RN

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Governo anuncia a promoção de mais de 100 oficiais militares estaduais


Anúncio foi feito na reunião com a Associação dos Oficiais Militares Estaduais

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e da Consultoria Geral do Estado, anunciaram no fim da tarde desta quarta-feira (27), durante reunião com a Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Rio Grande do Norte (ASSOFME), que vai promover, até a próxima semana, mais de 100 oficiais militares estaduais. A medida, segundo a secretária de segurança, Kalina Leite, foi embasada em fundamentos jurídicos feitos pela Consultoria Geral do Estado e buscou alternativas legais para regularizar os atos de promoções dos oficiais militares estaduais.

Para o governador Robinson Faria, a gestão mais uma vez cumpre com a palavra e demonstra compromisso e prioridade com os militares estaduais e com a segurança pública, respeitando os direitos inerentes à categoria.

“A Consultoria analisou as demandas apresentadas pela Associação e se empenhou na busca pelos embasamentos jurídicos que nortearam essa decisão. Chegamos à conclusão de que os pleitos atendem aos critérios estabelecidos pelos órgãos controladores e iremos encaminhar, em regime de prioridade, para sua efetivação. Todos nós desejamos uma segurança harmônica, e isso se garante atendendo ao direito de cada um”, disse o governador Robinson Faria.

O Poder Executivo Estadual tem como expectativa a promoção de pelo menos 1.870 praças da Polícia Militar do RN e do Corpo de Bombeiros Militar do RN, neste ano. Somente em maio, o Governo do Estado já havia promoveu 1.220 militares. Para o mês de agosto está prevista ainda a promoção de 465 militares e em dezembro de mais 173.

Vinte e dois oficiais da Polícia Militar foram promovidos no início do mês

No dia 1 deste mês, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte já havia promovido vinte e dois 2º Tenentes ao posto de 1º Tenente PM do Quadro de Oficiais da Polícia Militar do RN, pelo critério de antiguidade. O ato de promoção foi retroativo ao dia 21 de abril de 2012 e seguiu em cumprimento ao Acórdão proferido no Mandado de Segurança com Liminar nº 2013.000210-7.

Fonte:Portal RN

Agentes encontram túnel em pavilhão reformado em Alcaçuz


Pouco menos de duas semanas após o fim da reforma do pavilhão 4 do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta, um túnel já foi encontrado no local. O acesso à área externa do presídio ainda não estava concluído e, com isso, não houve fugas. Atualmente, 226 presos cumprem pena no pavilhão.

CedidaNovo túnel foi encontrado nesta quinta-feira, no Pavilhão 4 de Alcaçuz
Durante a onda de rebeliões nos presídios do estado, os presos destruíram todos os pavilhões de Alcaçuz. O Governo do Estado iniciou a recuperação da unidade e o primeiro a ser entregue foi o pavilhão 4. Contudo, em exatos 13 dias após o fim da obra, o novo túnel foi encontrado.

O Pavilhão 4 passou por reforma após ser destruído durante as rebeliões de março

O acesso estava sendo aberto de dentro de uma das celas até a área externa atrás do pavilhão. Ao todo, o túnel tinha seis metros de profundidade e já tinha 10 metros de comprimento, chegando próximo ao muro que cerca a maior penitenciária do estado. Porém, os agentes penitenciários descobriram o acesso antes da conclusão.

Segundo o coordenador da Administração Penitenciária, Durval Franco, o túnel foi encontrado durante uma inspeção de rotina realizada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) dos agentes penitenciários, BPChoque e com o uso de cães. No interior da cela, os agentes encontraram areia, pás improvisadas, cordas usadas para puxar os baldes com terra e também uma luminária, possivelmente utilizada durante as escavações.

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz possui 620 vagas, entretanto abriga 1.000 presos

De acordo com a COAPE, os presos permanecerão no pavilhão 4 mesmo durante as obras para tapar o túnel porque não há outro local para custodiá-los dentro da unidade.

Os presos utilizavam uma ferramenta com cordas para retirar areia e abrir túnel

CURRAIS NOVOS: PM APREENDE 64 PEDRAS DE CRACK E PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO QUE VEIO DE NATAL, FELIPE CAMARÃO



Como se não bastasse os traficantes de Currais Novos, traficantes de outras regiões do estado estão vindo comercializar entorpecentes em nossa cidade. Na manhã de hoje (28) por volta das 11h00 após denúncias chegadas ao nosso Watsaap (84) 9866-1904 que um jovem comercializava crack na mesma rua (Rua Maria Idalina, Bairro Dr. Silvio Bezerra de Melo) onde outra apreensão havia sido realizada ontem. Uma guarnição do GTO foi deslocada para o local, encontrou o jovem suspeito e o realizar a abordagem foi encontrando com o mesmo 64 pedras de crack já fracionadas e prontas para serem comercializadas.
Segundo os policiais, esse jovem estava na mesma casa onde foi apreendido o entorpecente ontem e conseguiu fugir pulando o muro e entrando na mata fechada. Ele foi identificado como JOSÉ ANDERSON NUNES FÉLIX DE 19 ANOS natural de Felipe Camarão, Natal, que já tem passagem por tráfico de drogas.
O acusado foi encaminhado para delegacia onde será autuado no artigo 33 ( tráfico de drogas).
O comandante da 3ª CIPM, Capitão Moaci, avisa que as operações continuarão reforçadas e intensificadas por tempo indeterminado e quem insistir nesse tipo de crime em nossa cidade vai acabar preso, mais cedo ou mais tarde.
A Polícia vai ver se existe algum mandado de prisão contra o suspeito e se ele deve alguma coisa a justiça.
Desde já agradecemos a cooperação da população que tem ajudado muito no combate a criminalidade e podem ficar a vontade para fazer suas denúncias, tanto pelo o COPOM (190) quanto pelo o Whatsaap (84) 9866-1904.

Deputado acusado de contrabando de pedras preciosas entre RN e PB diz que abrirá sigilos bancário, fiscal e telefônico



O deputado estadual João Henrique (DEM), vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, revelou que abrirá os sigilos bancário, fiscal e telefônico para, segundo ele, colaborar com todas as investigações da Polícia Federal no caso da operação ‘Sete Chaves’, que investiga ações de contrabando de pedras preciosas do estado. Ele foi entrevistado no programa 27 Segundos, da RCTV (emissora por assinatura do Sistema Correio de Comunicação).

Na entrevista, o deputado, que já havia divulgado nota à imprensa para se defender, disse que há 15 anos vem denunciando grupos ilegais que exploram lavras na Paraíba. Ele disse que fez 15 denúncias à Polícia Federal e que está em dia com todas as obrigações.

Ele contra-atacou acusações do procurador da República em Patos, João Rafael Lima, que disse que teria um deputado envolvido em formação de quadrilha. “Não acredito em tamanha aberração dita por um procurador”, afirmou João Henrique ao jornalista Hermes de Luna. Ele ainda classificou as declarações como “infelizes e imaturas”. O deputado informou que fará um pronunciamento sobre o caso na sessão desta quinta-feira (28) da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Polícia solicita reprodução simulada do caso da psicóloga assassinada




O delegado Raimundo Rolim, que preside o inquérito da morte da psicóloga Natália Tâmara Felipe Macêdo, de 24 anos, vai solicitar ao ITEP que seja feita a reprodução simulada do crime. De acordo com ele, “existe divergência na dinâmica dos fatos do depoimento do assassino confesso e o resultado do laudo do exame necroscópico”.

O suspeito do crime que está preso e confessou ter praticado o assassinato é Carlos André dos Santos Cassimiro, de 29 anos. O homem alega que matou a jovem, mas que não praticou abuso sexual contra ela.

Em depoimento, Carlos André disse que teria desferido dois golpes no pescoço da psicóloga, viu que ela tinha desmaiado, mas continuou esfaqueando. Depois de perceber a morte da jovem, o suspeito levou o corpo para uma estrada carroçável e fugiu.

É justamente esses detalhes que o delegado pretende confrontar para saber se Carlos André mentiu ou omitiu algum ponto desde o momento em que encontrou com Natália até o momento em que deixou o corpo em uma estrada e fugiu.


Fonte:Portal BO

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito


Plenário aprovou o tema com amplo apoio dos partidos. Foram 452 votos a favor e 19 contra

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) artigo da reforma política (PEC 182/07) que acaba com a reeleição nos cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos). A medida foi aprovada com o apoio majoritário das bancadas: 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção.

O texto aprovado é o do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos no período anterior.

A exceção para o cargo de presidente da República não cabe porque a presidente Dilma Rousseff, já reeleita, não poderá se candidatar novamente em 2018.

Histórico
A reeleição nunca fez parte das Constituições brasileiras até a Emenda 16, de 1997, cujo processo de análise se iniciou em 1995 – PEC 1/95, apresentada pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE).

Desde antes de sua implantação, o tema não obteve consenso no Parlamento. Seus defensores argumentam que quatro anos de mandato podem se mostrar insuficientes para a implantação de projetos de governo mais duradouros.

Os contrários argumentam que a reeleição permite o uso da máquina pública e desvia o mandatário/candidato das atribuições da governança no ano de eleições. Outros defendem mandatos maiores para compensar o fim da reeleição.

A proposta de mandatos maiores será debatida pela Câmara a partir desta quinta-feira (28), quando será retomada a votação da reforma política. A PEC está sendo analisada em primeiro turno pelo Plenário.

Governo quer elevar salário para R$ 855 no próximo ano

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, revelou ontem uma estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos em um país) diferente da que constava da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, enviada ao Congresso em abril deste ano. O ministro apresentou projeções revistas do cenário econômico, que preveem que o PIB crescerá 1%, e não mais 1,3%, como havia sido calculado. Outra mudança nas projeções diz respeito ao salário mínimo - que deveria chegar a R$ 854 no ano que vem. 

Nelson Barbosa também revelou a perspectiva de crescimento menor para a economia em 2016

O valor do salário foi elevado em R$ 1, para R$ 855. Atualmente, o salário mínimo é R$ 788. As demais projeções da proposta da LDO de 2016 são inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 5,6%. A Selic, taxa básica de juros da economia, deve ficar em 11,5% ao ano. O câmbio foi projetado em R$ 3,30. Para 2015, as previsões são queda de 1,2% do PIB, IPCA em 8,26% e Selic em 13,25%. O câmbio, para a equipe econômica, encerrará este ano cotado a R$ 3,22.

Nelson Barbosa participou de audiência com parlamentares da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Ele falou sobre a proposta da LDO para o ano que vem e sobre o contingenciamento de R$ 69,9 bilhões anunciado para o orçamento neste ano.

2015
Na sexta-feira passada, quando anunciou um corte de quase R$ 70 bilhões no orçamento, o governo também divulgou que agora prevê uma queda de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, seguindo a projeção média do mercado financeiro. Será a maior recessão econômica em 25 anos.

Até um dia antes, a projeção oficial apontava crescimento de 0,8% do PIB. No período de Guido Mantega no comando da política econômica, as projeções para o PIB eram sempre mais otimistas do que as previsões do setor privado. Era uma tentativa de criar expectativas positivas na economia.

O governo Dilma Rousseff anunciou na sexta o maior contingenciamento de gastos públicos em 13 anos de Orçamento federal sob a administração do PT. Foram R$ 69,9 bilhões em retenções de despesas previstas neste ano, atingindo todos os 39 ministérios. Em volume de recursos, Cidades, Saúde e Educação foram, no entanto, os mais atingidos pela tesoura da equipe econômica.

Número
R$ 788 É o valor do salário mínimo atualmente.

CURRAIS NOVOS: APÓS DENÚNCIAS CHEGADAS AO WHATSAAP E AO COPOM, PM APREENDE MAIS DE 01 KG DE DROGAS DURANTE OPERAÇÃO


DIDI
DAVID


Durante todo o dia dessa quarta-feira (27) várias denúncias chegadas ao COPOM (190) e principalmente ao nosso Whatsaap (84) 9866-1904 davam conta que na Rua Maria Idalina, 162, Bairro Dr. Silvio Bezerra de Melo funcionava uma boca de fumo. Diante das informações foi montada uma operação para averiguar as denúncias e por volta das 16h00 07 viaturas sendo; 02 guarnições do GTO, 02 de Rádio Patrulha, 02 do 2ºGPRE e 01 do Ronda Escolar se deslocaram para ao local e ao se aproximar, dois elementos que estavam numa moto Yamaha Clypton de placa NOD-7646 empreenderam fuga e durante a perseguição o garupa jogou uma sacola, porém 50 metros depois eles foram alcançados, abordados e ao retornar ao local onde foi jogada a sacola os PM’s encontraram aproximadamente 850 gramas de maconha e 01 balança de precisão. Eles foram identificados como; MYCARLOS RODRIGUES DE OLIVEIRA DE 22 ANOS VULGO DIDI (Já tem passagens pela Polícia) residente na Rua Estessel Augusto, Bairro JK, Currais Novos e DAVID ANDERSON DA SILVA DE 22 ANOS residente na Rua Paraíba, Bairro Santa Maria Gorete, Currais Novos.
A outras guarnições continuaram com a operação no Bairro e após várias diligências uma menor de 17 anos, que segundo foi apurado, alugou a casa, foi apreendida. Ela é acusada de jogar no muro do vizinho uma sacola contendo aproximadamente 500 gramas de maconha e 28 pedras de crack já embaladas para o consumo. Essa adolescente veio do Bairro Paulo VI em Caicó, está grávida de 03 meses e mora há poucos dias em Currais Novos. O marido dela identificado como IGOR ABDIAS DA SILVA DE 27 ANOS, que tem passagens pela Polícia , conseguiu fugir do cerco Policial.

Outros dois adolescentes que estavam na casa foram apreendidos, conduzidos a delegacia e chegando lá eles faziam pouco da situação sabendo que iriam ser liberados graças a nossa bela legislação.
Nos últimos dias a Polícia Militar, apesar das dificuldades com viaturas sucateadas, tem conseguido aumentar o efetivo com as diárias operacionais vindas do estado e graças a ajuda de denúncias chegadas ao nosso Whatsaap (84) 9866-1904 e ao COPOM (190) muita droga tá sendo apreendida e a tendência é continuar com o trabalho intensificado por tempo indeterminado, inclusive com operações surpresas de dia, noite, madrugada com abordagens a veículos e pedestres suspeitos.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Poços de Mineração em Currais Novos poderão ajudar no abastecimento da cidade



Em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) desta segunda-feira (25) o secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França deixou claro que a estratégia de sua pasta tem sido encontrar água onde puder, para garantir o abastecimento dos potiguares. Em Currais Novos, por exemplo, o Governo do Estado vai analisar a vazão de 27 poços pertencentes à Companhia de Mineração, que já deu a autorização ao Governo.

“Se der certo, ou injetaremos água direto em Currais Novos, ou até mesmo quem sabe um pouco d’água no Açude Gargalheiras, e por ter um bom acesso rodoviário, ser um ponto de captação para carros pipas”, explicou Mairton. Outra alternativa será a perfuração de poços no Açude Gargalheiras. “Pra isso precisamos analisar a qualidade d’água do Gargalheiras, principalmente de seu aluvião, pode ter muito ferro e não ser adequada para o consumo”. Outro estudo tem sido a ampliação da captação da adutora da Serra de Santana, em mais ou menos 1,5 km de distancia da captação, direto da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. “E essa captação, dependendo do aumento da vazão vamos estudar a criação em Florânia de um ponto de captação para carros-pipas”, finalizou Mairton.

Currais Novos; Réus da Operação Alcatraz vão a julgamento na manhã desta quarta-feira


Juiz Criminal Dr. Ricardo Cabral

Juiz,promotora e advogados de defesa estão reunidos neste momento no plenário da câmara de vereadores de Currais Novos,para audiência e julgamento de processos como: Trafico de drogas,Estelionato,Furto,Roubo,Receptação e Crime de transito,todos os processos provenientes da Operação Alcatraz, desencadeada no final do ano de 2014 no Rio Grande do Norte e em outros cinco estados da federação.

Agentes penitenciários em viaturas dos presídios fizeram a condução dos apenados para Currais Novos.

Bandidos tentam explodir agência bancária em Monte Alegre



Cerca de seis homens fortemente armados tentaram explodir uma agência do Banco do Brasil, na madrugada desta quarta-feira (27), localizada no centro da cidade de Monte Alegre, distante 34 quilômetros de Natal. De acordo com a polícia is suspeitos ainda chegaram a instalar bananas de dinamites em alguns caixas eletrônicos, mas por algum motivo desistiram da ação.

O fato ocorreu por volta das 3h, a quadrilha, segundo testemunhas, chegou em dois carros, dois dos homens entraram na agencia e instalaram os explosivos, chegando a danificar um dos caixas e quebrar a porta de vidro do prédio. Depois de cinco minutos, por alguma razão os suspeitos fugiram rapidamente sem acionar as bananas de dinamite.

O esquadrão anti bomba, do Batalhão de Operações Policiais Especiais foi acionado pelo oficial da polícia militar da região para que os artefatos sejam removidos da agencia com segurança. Policiais locais e de cidades vizinhas fizeram diligências, mas nenhum dos envolvidos foi localizado ou preso.

Fonte:Portal BO

Pedras preciosas extraídas ilegalmente eram 'esquentadas' no RN


A Polícia Federal deflagrou, na madrugada desta quarta-feira (27), a Operação Sete Chaves, em conjunto com o Ministério Público. Com o objetivo de desarticular organização criminosa que agia na extração ilegal da turmalina paraíba, uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo, a Operação teve medidas judiciais cumpridas no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Minas Gerais e em São Paulo. De acordo com as investigações, as pedras conseguiam registro para a legalidade em Parelhas, no interior potiguar.

Divulgação/PF
Cada turmalina azul pode custar até R$ 3 milhões

Natal e Parelhas, município do Seridó potiguar, estão entre as cidades em que a Operação ocorreu. Cerca de 130 policiais federais cumpriram simultaneamente 35 medidas judiciais, sendo 8 de prisão preventiva, 19 mandados de busca e apreensão e 8 de sequestro de bens. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos também nas cidades de João Pessoa/PB, Monteiro/PB, Salgadinho/PB, Governador Valadades/MG e São Paulo/SP.

Uma rede de empresas off shore (ou seja, situadas no exterior), era utilizada por diversos empresários e por um deputado estadual para dar suporte às operações bilionárias nas negociações com pedras preciosas e lavagem de dinheiro.

A turmalina Paraíba é considerada uma das pedras mais caras do mundo, estimada em R$ 3 milhões, e era retirada de São José da Batalha, um distrito do município de Salgadinho/PB, e enviada à cidade de Parelhas, onde era esquentada com certificados de licença de exploração. De lá, as pedras seguiam para Governador Valadares/MG, para a comercialização em mercados do exterior como Bangkok, na Tailândia, Hong Kong, na China, Houston e Las Vegas, nos Estados Unidos.

Todos os investigados responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, usurpação de patrimônio da União, organização criminosa, contrabando e evasão de divisas.

A operação, batizada dessa forma em referência aos negociadores no mercado restrito da pedra, turmalina azul, que guardavam à “sete chaves” o segredo sobre a existência de uma pedra extra valorizada e pouco conhecida no mercado de pedras preciosas, contou com a colaboração de fiscais do Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM e da Secretaria da Receita Federal.

CURRAIS NOVOS: PM APREENDE MEIO QUILO DE MACONHA E PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS




Por volta das 12h50 dessa terça-feira (26) Policiais Militares que estavam tirando Diária Operacional (PPO) faziam um patrulhamento da Rodoviária quando desconfiaram da atitude de um jovem que ao ver os Policiais demonstrou muito nervosismo e ficou nas proximidades esperando um ônibus.
A guarnição fingiu ter saído do local e quando o suspeito entrou no ônibus os PM’s resolveram fazer uma abordagem e para surpresa de todos foi encontrado dentro da bolsa do acusado cerca de meio quilo de maconha devidamente embalada (várias trouxinhas) para comercialização e a quantia de R$-626,00 em dinheiro fracionado.
O jovem foi identificado como GIULIANO HAULLINSON GUEDES DANTAS de 23 anos residente na Rua Tomáz Silveira, centro, Currais Novos.
O jovem foi encaminhado para delegacia onde foi autuado pelo o delegado por tráfico de drogas e após os procedimentos foi encaminhado para o CDP onde ficará detido a disposição da Justiça.
A Polícia Civil investigará o destino e a origem da droga.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Comissão é cancelada e reforma política vai a Plenário nesta terça com novo relator


Líderes partidários decidiram votar a reforma política diretamente no Plenário da Câmara dos Deputados

Os líderes partidários decidiram nesta segunda-feira (25) que a reforma política será discutida por temas em Plenário e terá um novo relator, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). O texto do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da comissão especial destinada a analisar o tema, não foi votado pela comissão, que teve a reunião desta segunda-feira cancelada.

O Plenário se reúne nesta terça-feira (26), em sessão extraordinária, a partir das 12 horas.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse que a decisão de não votar a reforma política na comissão especial não foi tomada por ele, mas pelos líderes partidários. “A comissão especial tem uma representatividade que não expressa a proporcionalidade do Plenário, e o objetivo é que tudo seja votado”, disse.

A proposta teve o aval da maioria dos líderes partidários, de acordo com o líder da Minoria, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE). “Há a compreensão majoritária de que, regimentalmente, a não votação na comissão permite mais acordos ao longo do Plenário. Permite alguma chance de pontos negociados artigo a artigo. A votação na comissão levaria a outro tipo de procedimento que deixaria poucas alternativas de negociação no Plenário”, explicou.

A decisão foi criticada pelo líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), para quem a comissão foi “assassinada”. “Jamais vimos uma comissão especial não concluir os seus trabalhos querendo discutir, querendo votar o relatório do Marcelo Castro. Essa votação final era uma obrigação regimental.”

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) acusou o presidente da Câmara de “golpe”. “Foi uma ação autoritária do presidente da Câmara que, de forma imperial, decidiu cancelar os trabalhos da comissão e usar a mão de ferro para impor a vontade dele”, disse Fontana.

Eduardo Cunha respondeu às críticas acusando Fontana de inviabilizar a reforma em legislaturasanteriores. “Ditatorial é colocar um único modelo, como Henrique Fontana foi relator no passado da reforma política e ditatorialmente colocou apenas aquilo que ele entendia que era a reforma. Jamais permitiu que outros modelos fossem votados. A razão pela qual a reforma política não saiu na legislatura passada foi única e exclusivamente culpa de Henrique Fontana", rebateu Eduardo Cunha. Fontana nega ser o responsável pelo fracasso de tentativas anteriores.

Temas em votação
De acordo com a reunião de líderes, o projeto da reforma política será votado por grupo de artigos, em que a primeira opção que tiver o voto favorável de 308 deputados prevalecerá, de acordo com os seguintes temas:
1. Sistema eleitoral para eleição de deputados: proporcional com lista; distrital misto; distritão; e distritão misto.
2. Financiamento de campanhas: público e privado extensivo a pessoa jurídica; público e privado restrito a pessoa física; e público.
3. Fim ou não da reeleição;
4. Tempo de mandato de cargos eletivos;
5. Coincidência de mandatos: 2 anos para o próximo ano; 6 anos para o próximo ano; 2 anos para 2020;
6. Cota para as mulheres;
7. Fim das coligações;
8. Cláusula de barreira;
9. Outros temas independentes: voto obrigatório e data da posse presidencial.

Ainda não está claro se outros temas que sejam objeto de outras propostas de emenda à Constituição que foram analisadas pela comissão especial e tramitam em conjunto poderão ser discutidos por meio de destaques. Há deputados que admitem essa possibilidade, enquanto outros dizem que apenas os temas da lista serão analisados pelo Plenário.

Dois corpos em decomposição são encontrados em São José do Mipibu



Os corpos de dois homens ainda não identificados foram encontrados na manhã desta terça-feira (26), em uma estrada carroçável, na comunidade Pau Brasil, no município de São José do Mipibu, região Metropolitana de Natal. De acordo com a polícia, devido ao alto estado de decomposição, nenhuma das vítimas foi identificada prontamente no local.

Segundo o tenente Leão, comandante do policiamento do município, foram moradores da comunidade que encontraram os corpos e informaram aos policiais através do telefone de emergência 190. “Os moradores estavam incomodados com um forte odor que partia de um determinado ponto de uma estrada carroçável, um deles saiu esta manhã para trabalhar na cidade e acabou encontrando os corpos já em decomposição”, informou.

Os peritos do ITEP (Instituto Técnico e Científico de Polícia) foram acionados para as primeiras análises e recolhimento de informações. Nenhuma testemunha se apresentou aos policiais civis para neste primeiro momento, porém a suspeita dos investigadores, que preferiram não ser identificados, é de que as vítimas tenham sido assassinadas e os corpos desovados no local.

Fonte:Portal BO

RN tem quase 20 mil casos suspeitos de dengue em 2015, diz Sesap


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) emitiu nesta terça-feira (26) mais um boletim com a análise da situação da dengue no Rio Grande do Norte. De janeiro até o último dia 16 de maio foram notificados 19.153 casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 277,70% em comparação com o mesmo período do ano passado. Do total de notificações registradas, 2.480 casos foram confirmados através de exames laboratoriais.

Os municípios que mais notificaram casos suspeitos de dengue foram: Natal (5.140 casos suspeitos), Parnamirim (1.165) e Ceará-Mirim(755), na Grande Natal, Mossoró (873), na região Oeste do RN e Caicó (715), no Seridó potiguar. O número de óbitos confirmados desde o início do ano até agora é de dois casos: um emNatal, no mês de janeiro, e outro em Montanhas, município da região Leste potiguar, no mês de março.

De acordo com a secretaria, desde o início do ano, carros-fumacê (operação UBV) já estiveram em 23 municípios do estado e estão sendo realizadas operações nos municípios de Natal, Parnamirim, Caicó, Nova Cruz e Caraúbas. A secretaria ainda informou que o Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD) da Sesap continua realizando visitas técnicas aos municípios, para orientar as ações de prevenção e combate a doença.

A orientação da Sesap é para que a população intensifique as medidas de prevenção, entre elas não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados, não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas e colocar areia nos vasos das plantas.

Fonte:G1/RN

domingo, 24 de maio de 2015

População tenta invadir delegacia para linchar suspeito da morte de psicóloga



A população de São Gonçalo do Amarante cercou a delegacia da cidade, no início da noite deste sábado (23), para tentar linchar o principal suspeito do crime bárbaro registrado naquele município nesta sexta-feira (22). A equipe da Polícia Civil local precisou chamar reforço da Polícia Militar para garantir a segurança e a ordem na unidade.

Carlos André dos Santos Cassimiro, de 29 anos, é suspeito de matar a jovem Natália Tâmara Felipe Macêdo, de 24 anos. O crime aconteceu dentro da casa dele. A psicóloga era filha da babá do filho de Carlos. Ela foi atraída por ele até o local e acabou sendo assassinada a facadas.

A suspeita é que o homem também tenha abusado sexualmente da jovem. Após passar aproximadamente 24 horas foragido, Carlos se entregou à Polícia Militar, na cidade de Barcelona. Depois disso, o delegado Raimundo Rolim, titular da DP de São Gonçalo do Amarante, conduziu o suspeito até sua delegacia.

Lá, de acordo com o delegado, ele seria autuado em flagrante por homicídio. Ainda de acordo com a polícia, Carlos André confessou o crime. Ainda neste sábado, o delegado Raimundo Rolim também solicitou uma perícia no veículo do suspeito para confirmar que o transporte do corpo da vítima foi feito no carro.

Fonte:Portal BO

Sendo justo! Quando se faz, o vereador Adailson Pereira reconhece. Isso sim é oposição com responsabilidade!



REGISTRO: Atendendo requerimento de nossa autoria a Secretaria Municipal de Agricultura do nosso município estar executando o serviço de recuperação da estrada que liga a BR 226 ao Povoado Boa Vista e divisa com Frei Martinho na Paraíba, devo salientar que o serviço está sendo executado com qualidade, parabéns aos servidores da Prefeitura de Currais Novos que estão trabalhando nesse serviço, esperamos muito em breve a conclusão do mesmo. Comigo é assim, cobro E exijo em nome do povo e quando a prefeitura FAZ, registro.

Concurso Correios 2015: previsão de vagas para níveis médio e superior


Concurso para os Correios

O concurso público aguardado há mais de dois anos para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) deverá ser realizado até o final do primeiro semestre de 2015 – pelo menos esta é a esperança que ainda resta até o momento. A expectativa é de que sejam preenchidas milhares de vagas imediatas e formado cadastro de reserva em diversos cargos.

A novidade é que também está prevista a realização de processo seletivo simplificado para a contratação de temporários, segundo anúncio feito pelo próprio presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira, no mês de fevereiro de 2015, em entrevista ao jornal “O Dia”.

Perguntado sobre a renovação do modelo de contratação de pessoal, Oliveira afirmou que “será por concurso, mas com validade de 12 a 60 meses“. Porém, em princípio essa seleção valerá apenas para Campinas e “depois será levada para o país inteiro”. Concluiu dizendo que “não abandonaremos os concursos tradicionais. Estamos em análise para um possível concurso nestes moldes ainda para 2015“.

Esta solução temporária iria contribuir para que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) reponha parte do seu quadro, que encontra-se carente de trabalhadores, especialmente em algumas regiões do país, bem como para aquelas onde já não há cadastro de reserva disponível.

CURRAIS NOVOS: PM ENCONTRA MOTO SUSPEITA DE TER SIDO USADA EM ASSALTO NESSA MADRUGADA


SE VOCÊ CARO LEITOR PRESENCIOU O ASSALTO E RECONHECE ESSA MOTO ENTRE EM CONTATO COM A POLÍCIA

Por volta das 05h da madrugada de hoje (24) um assalto foi registrado na Avenida Teotônio Freire, próximo a rodoviária, onde dois elementos numa moto Honda Twister assaltaram uma enfermeira identificada como MARIA DAGUIA que teve a bolsa levada pelos os ladrões com documentos, pertences e aproximadamente R$-150,00.
A Polícia Militar caiu em campo e encontrou uma moto suspeita que estava com o motor quente, porém não havia indícios da participação do dono dela, um elemento que tem passagens pela Polícia e é suspeito de tráfico de drogas. Ele deverá ser intimado e a Polícia está atrás de testemunhas que presenciaram o assalto e possam ajudar a vítima no reconhecimento do suspeito.
Vamos divulgar a foto da moto para ver se alguma testemunha reconhece como a usada nesse assalto e para evitar injustiça não vamos divulgar o nome do suspeito, ainda.

Homem preso pela polícia confessa ter matado psicóloga na Grande Natal


Carlos André dos Santos confessou o crime
(Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)

O homem preso pela polícia na manhã deste sábado (23) no município de Barcelona confessou ter matado a facadas a psicóloga Natália Tâmara Macêdo, de 24 anos, na última sexta-feira (22). De acordo com o delegado Raimundo Rolim, responsável pelas investigações, Carlos André dos Santos afirmou que estava sob efeito de álcool no momento do crime. Ele foi preso em flagrante e autuado por homicídio duplamente qualificado. O corpo da psicóloga foi enterrado na tarde deste sábado (23).

De acordo com o delegado Raimundo Rolim, Carlos André afirmou que atraiu a vítima dizendo que tinha umas frutas para a mãe dela na casa dele. De acordo com o depoimento, Natália foi ao local buscar as frutas e chegando lá foi assediada pelo criminoso. Ela reagiu e deu-se início a uma luta corporal. "Ele disse que então pegou uma faca de serra, dessas de cortar pão, e deu várias facadas no pescoço dela", afirmou o delegado.

Carlos André relatou ainda que enrolou o corpo em um lençol, colocou no carro dele e levou até a estrada onde o corpo foi encontrado. Em seguida, de acordo com o delegado, ele fugiu e chegou a pedir abrigo a um primo em Santa Cruz, mas teve o pedido negado. "Então ele foi para Barcelona e se hospedou em uma pousada e ficou lá até a manhã de hoje (sábado)", disse.

Natália Tâmara Felipe Macêdo, de 24 anos, foi
morta em São Gonçalo do Amarante
(Foto: Arquivo pessoal)

A polícia apreendeu o carro usado na fuga e o veículo será submetido a uma perícia do Itep.

Enterro
O corpo da psicóloga foi enterrado no fim da tarde deste sábado no cemitério municipal de São Gonçalo do Amarante. Familiares e amigos se despediram da jovem sob forte comoção.

O crime

Natália Tâmara Felipe Macêdo morava com a mãe na rua Iraci Pereira Machado, que fica ao lado do teatro municipal, no Centro de São Gonçalo do Amarante. Da residência da moça até a residência do suspeito, são quatro casas de distância. Depois de assassinada, o corpo da moça foi levado e deixado em uma estrada de terra que dá acesso ao distrito de Serrinha, na zona rural do município, por trás do Aeroporto Internacional Aluízio Alves.

“Fica a uns dois quilômetros de distância da casa do suspeito”, disse o delegado Raimundo Rolim, responsável pela investigação. Na casa do suspeito foram encontrados sinais de luta e havia sangue na cama dele.

“A mãe de Natália trabalhava como babá, cuidando da filha do suspeito. Até pelo fato de a mãe dela cuidar da criança, ele conseguiu atrair a moça até a casa dele. Ela foi morta com cutiladas de faca no pescoço. A arma usada no crime não foi encontrada”, acrescentou Rolim.

Carro usado na fuga do suspeito foi apreendido e será periciado (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)
Fonte:G1/RN

sexta-feira, 22 de maio de 2015

RN será o primeiro estado a migrar as emissoras AM para FM



O Rio Grande do Norte será o primeiro estado a migrar as emissoras de rádioAM para FM. A informação foi confirmada durante o Encontro de Tecnologias para Radiodifusão, que acontece em Natal.

Segundo o diretor do Sistema Rural de Comunicação, padre Ivanoff da Costa Pereira, a Rádio Rural de Currais Novos será a primeira do Sistema Rural de Comunicação a migrar da faixa de transmissão AM para FM. Na sequência, será a vez da Rádio Rural de Parelhas. “Como temos a 95 FM em Caicó, a nossa rádio mãe [Rural de Caicó] será a última”, disse ele durante o aniversário da emissora.

Homem é executado em Santa Cruz



Por volta das 02:30h da madrugada desta sexta-feira (22), um crime de homicídio foi registrado na cidade de Santa Cruz. O fato se deu no Conjunto Cônego Monte próximo a Capela, a vítima é conhecida até o momento por Rafael e tem o apelido de “Coco”.

Segundo informações colhidas no local, é que a vítima vinha conduzindo sua moto, as suspeitas levam a crê que o mesmo vinha sendo perseguido e acabou sendo atingido por dois disparos de arma de fogo, quando ele veio perder o controle de sua moto e colidiu de frente com um poste.

Populares que residem próximo ao local, disseram que ouviram uns disparos e logo em seguida o barulho de uma colisão, e ao saírem para verificarem o que tinha ocorrido, encontraram o corpo da vítima estendido no meio da pista.

Policiais foram acionados até o local e foi realizado o isolamento até a chegada do ITEP.

Fonte:190 RN

Projeto do PSDB é ter candidatura própria a prefeito de Natal, diz Rogério Marinho



PSDB do Rio Grande do Norte tem, entre seus objetivos para as eleições municipais de 2016, lançar uma candidatura própria a prefeito de Natal. O posicionamento foi revelado pelo deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra da legenda, durante entrevista concedida ao programa RN no Ar, na TV Tropical, nesta sexta-feira (22).

“Time que não jogar não tem torcida. O projeto do PSDB é ter uma candidatura própria para a Prefeitura de Natal em 2016, mas esse é um tema que só será discutido pelo partido no próximo ano. Agora é hora de trabalhar por melhorias para nossa cidade e Estado, de fiscalizar esse desgoverno do PT e de cobrar soluções para os problemas do país”, disse o parlamentar.

Exposição Agropecuária reúne criadores do RN e movimenta economia do Seridó

A procura foi grande e todos os espaços de argolas e currais da Exposição Agropecuária do Seridó, que acontece este final de semana, no Parque de exposição Governador Walfredo Gurgel, na cidade de Caicó, foram preenchidos. O evento, que movimentará a economia da região, é realizado pelo Governo do RN, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, com apoio da ANORC – Associação Norte-riograndense de Criadores e ANCOC – Associação Norte-riograndense de Caprinos e Ovinos. As entidades esperam recorde na participação de animais nas diversas raças de bovinos, caprinos e ovinos, bem como nos resultados de negócios gerados. 

Apesar da seca que há quatro anos impera no Estado, os agropecuaristas estão confiantes numa realização bem sucedida do calendário de Exposições Agropecuárias, que este ano recebeu incentivo maior do Governo do RN. “Isso demonstra a força, vocação e talento dos nossos criadores. A grande participação na exposição de Caicó é mais uma demonstração da pujança da nossa pecuária. O desafio agora é criarmos mecanismos para a convivência permanente com a seca, com apoio governamental, tecnologia e investimentos privados também. Estamos convocando todos para um grande debate em Caicó, no próximo sábado, quando vamos debater as estratégias que devemos adotar”, destaca Antônio Teófilo, presidente da ANORC. 

A Exposição do Seridó contará com uma vasta programação, envolvendo atrações locais, artesanato regional julgamento de pista de caprinos, ovinos e bovinos (pardo suiço, guzerá e sindi) e o grande leilão Seridó. O evento acontece no período de 21 a 24 de maio de 2015. A abertura oficial acontece nesta sexta (22), às 19h. No sábado, às 10h, está programada uma grande reunião de agropecuaristas e diversas entidades representativas, como FAERN, ANORC, ANCOC, para tratar do tema da seca e as alternativas a serem adotadas pelos criadores para a manutenção dos rebanhos com produtividade. 

A Exposição de Caicó será realizada sob coordenação do Governo do Estado. No início desta semana, o governador Robinson Faria recebeu todos os representantes do segmento agropecuário e assegurou apoio na execução do calendário de exposições, bem como na intermediação, em Brasília, de pleitos como a manutenção da venda do milho subsidiado e a renegociação de dívidas para que novas operações bancarias possam ser realizadas. “Sabemos que estas não são atribuições do Governador, mas ele levará essa bandeira para Brasília. No que cabe ao Governo do RN, estamos atentos e trabalhando para compensar as perdas da seca. Inclusive a questão do abastecimento dágua não só para humanos mas também para o abastecimento animal”, destacou o secretario de Agricultura, Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana. 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL 
Dia: 22/05/2015 – Sexta-feira 19:00 
– Abertura oficial da Exposição. 
Dia 23/05/2015 – Sábado 08:00 
– Início do julgamento dos Caprinos e Ovinos, logo em seguida o julgamento dos Bovinos. 
20:00 – Grande Leilão Seridó. Dia 24/05/2015 
– Domingo 09:00- Saída dos animais. 

Fonte:Portal RN

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Blogueira é esfaqueada no pescoço e acusa namorado de agressão



A blogueira patoense Juliana Mirtes, 38 anos, residente na Rua Lima Campos, Bairro São Sebastião, em Patos, foi esfaqueada na manhã desta terça-feira, dia 19, por volta das 11h, pelo namorado.

De acordo com as primeiras informações, Juliana Mirtes foi atingida no pescoço e perdeu bastante sangue. Juliana se encontrava com o namorado no apartamento dela que está localizado no 2º andar do referido endereço. Ainda de acordo com informações, Juliana estava apenas com o namorado e teria sido atingida no quarto do apartamento.

Em 2014, durante uma festa, Juliana Mirtes já teria sofrido agressões físicas do suspeito de efetuar a tentativa de homicídio com faca nesta terça-feira. A blogueira na época não levou o caso as autoridades de segurança, apenas compartilhou o fato com amigos e parentes. A blogueira foi socorrida com agilidade por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através de uma viatura da Unidade de Suporte Avançado (USA). A tentativa de homicídio aconteceu a poucos metros da sede do SAMU/Patos e isso facilitou a prestação do serviço.

Juliana Mirtes foi submetida aos procedimentos necessários para conter o sangramento no ferimento, depois transportada para o Hospital Regional de Patos onde deu entrada no bloco cirúrgico. A reportagem do site Patos Online foi informada que Juliana Mirtes passou por procedimento cirúrgico, está consciente, orientada e não corre risco de morte. Ela está em observação em uma das enfermarias do Hospital Regional de Patos.

Despacho do Juiz de Direito Marcus Vinicius Pereira Júnior, no Processo do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da Prefeitura de Currais Novos.


Servidores da Prefeitura de Currais Novos, foi publicada o Despacho do Juiz de Direito Marcus Vinicius Pereira Junior, para conhecimento de todos os servidores, os direitos dos servidores, como também os direitos dos servidores aposentados, vamos aguarda a assembleia essa noite do Sindicato dos Servidores Municipal, aguardando melhores esclarecimento, veja abaixo:



Canos da adutora de engate rápido chegaram a Currais Novos



A primeira de muitas carretas que trarão os canos da adutora de engate rápido que abastecerá Currais Novos e Acari chegou à terra da sheelita na manhã desta quarta-feira (20) com mais de cem canos, que no total de toda a obra somarão mais de 80 quilômetros, trazendo água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para os dois municípios seridoenses.

A GAID Construções, empresa responsável pela execução da obra, já iniciou há pouco mais de dois meses a limpeza das vias que servirão de base para a obra de mais de R$ 33 milhões.

Currais Novos: vereador deve ressarcir Município pelo pagamento irregular de diárias


Com base no artigo 11 da Lei de Ação Popular (4.717/65), o juiz da Vara Cível de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Júnior, condenou o vereador Ivonaldo Trajano de Medeiros, que em 2003 era presidente da Câmara de Vereadores daquele município a ressarcir a quantia de R$ 58 mil aos cofres públicos da cidade em virtude do pagamento irregular de diárias a ele e outros seis parlamentares de Currais Novos. Conforme os autos do processo analisado pelo magistrado foram “montados” eventos em capitais do Nordeste como Natal, João Pessoa, Fortaleza e Maceió, além da cidade pernambucana de Caruaru para justificar o deslocamento dos legisladores para essas cidades. O juiz reforça que o interesse público não fora comprovado a justificar a concessão das diárias.

Além de Ivonaldo Trajano de Medeiros, as diárias também foram pagas aos vereadores Ivan Medeiros, Marinaldo Francisco Gabriel Soares, José Targino Dantas, Adalberto Antônio do Nascimento, Nailzon Francisco Brandão de Albuquerque e José Anselmo de Souza. No entendimento do julgador foi realizado expediente “com o fim de proporcionar turismo, pago com o dinheiro público, bem como o recebimento de diárias que serviam apenas para encher os bolsos de pessoas eleitas pelo povo, que, infelizmente, gastavam o dinheiro já escasso da sociedade, em benefício próprio”, ressalta o juiz.

De acordo com o magistrado, os vários certificados juntados aos autos “demonstram o absurdo que foi a farra no pagamento de diárias por parte do promovido Ivonaldo Trajano de Medeiros, na condição de Presidente da Câmara de Vereadores de Currais Novos, nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro de 2003, eis que é impensável a existência de eventos de capacitação quase todos os meses do ano”, salienta Marcus Vinícius.

Informações contidas nos autos reforçam que o resultado dessas viagens foi apenas a ida dos Vereadores para bonitas cidades da região Nordeste, supostamente para participar de cursos, com certificados assinados pelos próprios palestrantes, que sequer eram pessoas com reconhecida pesquisa acadêmica ou mesmo experiências nas áreas das palestras ministradas.

Ressarcimento
Ao julgar o pedido feito por cidadão na ação popular, o juiz condenou Ivonaldo Trajano de Medeiros com a ressalva de que após o ressarcimento, este poderá cobrar os valores recebidos indevidamente pelos demais vereadores. O valor deverá ser pago com o acréscimo de juros legais (1%), a contar da data da citação que ocorreu em 10 de novembro de 2003, bem como de correção monetária, a partir do ajuizamento da ação, que ocorreu em 8 de agosto daquele ano.

O juiz também condenou o ex-presidente da Câmara Municipal de Currais Novos ao pagamento das custas processuais, bem como em honorários advocatícios, arbritados em R$ 5.860,00, nos termos dos §§ 3º e 4º do CPC, tendo em vista a média complexidade da causa, zelo do advogado da parte autora que atuou em favor da coletividade, escritório em local diferente do presente Juízo, bem como a necessidade de comparecimento em uma audiência.

Marcus Vinícius destaca que o Município de Currais Novos, além do pagamento das diárias, foi responsável pelo pagamento do transporte dos Vereadores, realizados por taxista, que, de forma totalmente suspeita, foi contratado sem licitação e cobrou os mesmos valores para as viagens, independentemente da cidade, conforme audiência ocorrida em 29 de setembro de 2014, “ficando, mais clara ainda a fraude na concessão das diárias referidas nos presentes autos”.


Ação Popular Nº 0001521-28.2003.8.20.0103

Fonte:TJRN

Sindicato tem legitimidade para atuar mesmo sem a carta sindical


É assente na jurisprudência do STF entendimento quanto à desnecessidade de Carta Sindical para atuação dos sindicatos após a Carta Federal de 1988, bastando para comprovar a existência dessas entidades o registro em cartórios de títulos e documentos, sendo desnecessária ainda, comprovar autorização assemblear ao ajuizamento de alguma ação.

A matéria se encontra até sumulada. A Súmula nº 677 do STF diz que até que lei venha a dispor a respeito, incumbe ao Ministério do Trabalho proceder ao registro das entidades sindicais e zelar pela observância do princípio da unicidade. Portanto, a carta sindical tem a serventia de apenas zelar por este princípio nada interferindo na atuação das entidades sindicais.

No Mandado de Segurança nº 930.901-9-Paraná, impetrado pelo SINDICATO DOS INVESTIGADORES DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARANÁ, cujo um dos impetrados é o governador daquele estado, o relator, Des. Ruy Cunha Sobrinho, do TJPR, em data recente (04 de março de 2013), afirmou, dado o questionamento do governador daquele estado de que falta a carta sindical para que o sindicato impetrante atue de forma legítima: “Também não prospera a alegada falta de legitimidade do sindicato impetrante para postular o direito dos servidores representados na ação, por ausência de registro de Carta Sindical. Na linha da orientação traçada pelo Supremo Tribunal Federal é suficiente o registro da entidade sindical no Cartório de Registro de Títulos e Documentos, não sendo necessário seu registro perante o Ministério do Trabalho e Emprego.”

Desta forma o SINDOJUS/RN tem legitimidade para atuar até mesmo em processos judiciais dentro e fora de nosso estado, assim como arrecadar mensalidades (menos o imposto sindical), fazer assembleias gerais para aprovação das contas, pauta de reivindicações, convênios, etc.

Chuvas não encherão reservatórios do RN este ano, afirma meteorologista Gilmar Bristot



A alegria de ver açudes transbordando tem sido rara no Rio Grande do Norte. E a previsão, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), é de que até o final do ano as chuvas não sejam suficientes para encher os reservatórios que abastecem o estado. "Infelizmente não tem mais previsões de chuvas intensas para o interior do estado. O período de chuvas está acabando e não tem mais condição de formação de chuva”, afirmou Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn.
A equipe de reportagem da Inter TV Costa Branca visitou alguns dos principais reservatórios do Rio Grande do Norte. A situação, na grande maioria deles, é preocupante. Notícia boa apenas no açude Pataxó, que transbordou no mês de março. Os moradores de Ipanguaçu, na região do Vale do Açu, comemoraram. Felicidade de uns, mas preocupação de outros. Na região do Alto Oeste, o cenário é diferente. O açude Bonito, principal reservatório do município de São Miguel, está totalmente seco. E está assim desde janeiro. Água, só através de carros pipa.
Em Pau dos Ferros a situação do açude, que tem o mesmo nome da cidade, é semelhante. O reservatório tem capacidade para armazenar mais de 54 milhões de metros cúbicos de água, mas hoje está com menos de 1% da capacidade. A represa ainda abastece a cidade de Rafael Fernandes, que tem 5 mil habitantes. Já a população de Pau dos Ferros, com quase 30 mil moradores, recebe a água que vem da barragem de Santa Cruz, em Apodi.
A barragem de Santa Cruz tem sido a fonte de água não só para Pau dos Ferros. Outros três municípios da região Oeste dependem dela. Atualmente, o reservatório está com 227 milhões de metros cúbicos: isto representa 37% de sua capacidade. É o segundo maior do estado, e é o que se encontra em melhor situação.
O cenário é mais preocupante no maior reservatório do estado, na região do Vale do Açu. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com pouco mais de 720 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 30% de sua capacidade total. Este é o menor nível desde sua inauguração em 1983. A barragem abastece 34 municípios. São mais de 500 mil pessoas que dependem desta água. Além do consumo humano, a barragem distribui água para vários projetos de agricultura irrigada em todo o Vale do Açu.
Saindo do Oeste para a região Seridó, é possível perceber que a estiagem também castiga a população. O espetáculo das águas do açude Gargalheiras, na cidade de Acari, não é visto desde 2011. Atualmente, está com apenas 1,8% da capacidade. Mesmo com o baixo volume, o açude ainda abastece as cidades de Acari e Currais Novos. Ao todo, são 56 mil habitantes que recebem esta água em sistema de racionamento.

AÇÕES DO VEREADOR ADAILSON PEREIRA



-VEREADOR ADAILSON PEREIRA SOLICITA A PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS A CONCLUSÃO DA REFORMA DO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO SILVIO BEZERRA, QUE SE ARRASTA A QUASE UM ANO.

-MÉDICO: Vereador Adailson Pereira cobra da Prefeitura a contratação de um médico para atender no Posto de Saúde do Bairro Paizinho Maria.

-Vereador Adailson Pereira agradece o convite recebido da escola Socorro Amaral para participar da festa mães. Fala que sempre estará à disposição daquela escola.

-Vereador Adailson Pereira reclama da quantidade de contratados existentes na SETHAS de Currais Novos. Afirma que está reclamando de como essas pessoas foram contratadas. O correto seria através de seleção como está ocorrendo em outras cidades! !!


Agentes realizam paralisação em todos os presídios do RN nesta quarta-feira


Presidente Vilma diz que categoria espera uma resposta do governo

Os agentes penitenciários realizam, nesta quarta-feira (20), uma paralisação de 24 horas em todas as unidades prisionais do RN, conforme havia sido deliberado pela categoria, no último dia 11. Além da paralisação, os agentes promovem um ato público em frente ao prédio da Governadoria, a partir das 9h. Apenas os serviços básicos e de urgências serão mantidos em funcionamento.

A categoria aguardava uma resposta oficial do Governo do Estado referente ao projeto de valorização dos agentes penitenciários, através do envio do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações. No entanto, mesmo o projeto estando pronto desde o ano passado, até o início da noite desta terça-feira (19), a equipe do Governo não apresentou a data de envio da mensagem para a Assembleia Legislativa.

“Vale ressaltar que, em assembleia realizada no dia 28 de abril, a categoria tinha deliberado que iria aguardar por uma reunião com o Governo do Estado até o dia 8 de maio. Como isso não aconteceu, na assembleia do dia 11, os Agentes votaram por uma paralisação. No entanto, no dia 14, o Governo convocou o Sindasp-RN para uma reunião”, explica Vilma Batista, presidente do Sindicato.

Ela destaca que, a respeito da pauta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, o governador Robinson Faria solicitou ao Consultor Geral do Estado, Eduardo Nobre, que apresentasse seu parecer até esta segunda-feira (18), para que o secretário de Planejamento, Gustavo Nobre, fizesse a análise dos impactos e, nesta terça-feira (19), o Governo apresentasse uma possível data para o envio da minuta do PCCR.

“Fomos para a Governadoria em busca de uma resposta, mas, até o inicio da noite o Governo não apresentou oficialmente um cronograma. Com isso, como a categoria já havia deliberado pela paralisação, o movimento está mantido para esta quarta-feira”, completa a presidente do Sindasp-RN.

Vilma Batista ressalta ainda que os Agentes Penitenciários têm uma pauta de reivindicações que inclui reestruturação dos presídios, aquisição de materiais de trabalho, nomeação de novos agentes e o envio do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para a Assembleia Legislativa.

Homem comete suicídio no município de Cerro Corá


Por volta das 11: 00 da manhã dessa terça feira(19) a guarnição da policia militar local recebeu a informação de um suicídio na zona rural, trata-se da pessoa de Severino Euclides da Costa, 54 anos, natural de Cerro Corá, residente na comunidade de Várzea dos Félix.

O mesmo era funcionário da prefeitura, mais tinha pedido o afastamento do setor de trabalho e ultimamente vinha passando por problemas de depressão, vindo a cometer o suicídio por enforcamento usando uma corda debaixo de um pé de umbu, na referida comunidade onde residia.

Prefeitura de Caicó começa a implantar ponto eletrônico nas Unidades de Saúde



A Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando o sistema de ponto eletrônico nos postos de saúde da cidade. Os equipamentos já estão sendo instalados e o modelo de registro de frequência em breve estará em funcionamento registrando a entrada, a saída e os intervalos dos médicos e demais servidores do Programa Saúde da Família(PSF) e da Estratégia Saúde da Família (ESF).

O cadastramento de todos os profissionais de saúde será feito em breve, sendo que, o método é o mais eficaz utilizado por empresas e repartições públicas, no controle do cumprimento da jornada de trabalho.

A Secretaria de Saúde de Caicó aguarda a vinda de um instrutor da empresa responsável pelos equipamentos para que possa coloca-los em atividade. O objetivo dessa ação é controlar, aumentar e melhorar a prestação de serviço para todos aqueles que necessitam de atendimento nos postos de saúde do município.