quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Investigação de desvios na AL segue suspensa, decide TJRN


Mandados de busca e apreensão foram cumpridos
na procuradoria da Assembleia Legislativa no dia
20 de agosto (Foto: Sérgio Henrique Santos)

O pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu nesta quarta-feira (28), por unanimidade, manter a suspensão das investigações da operação 'Dama de Espadas', interrompidas desde setembro. De acordo com o TJRN, a suspensão, resultado de uma decisão liminar do desembargador Cornélio Alves, tem como objetivo evitar a nulidade do processo, uma vez que há indícios de que as investigações podem chegar até deputados estaduais que possuem foro privilegiado. A investigação só será retomada quando o mérito for julgado.

No final de setembro, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorreu ao TJ pedindo a suspensão das investigações. De acordo com a PGE, em razão do foro privilegiado dos deputados que estariam sendo investigados, o processo deveria sair da 8ª vara criminal e passar para o TJ, sob risco de ser considerado nulo.

Enquanto isso, a decisão desta quarta-feira é resultado de um recurso do MPRN, que se mostrou contrário a decisão liminar que suspende a investigação. O MP pedia o prosseguimento das investigações na 8ª vara criminal de Natal e a exclusão da procuradoria e da Assembleia Legislativa do processo.

Com a negativa do pleno do TJ, a reclamação da PGE, que pede a transferência do processo da primeira instância para o tribunal, será retomada. De acordo com o TJRN, o julgamento deve ocorrer após o retorno do desembargador Cornélio Alves, relator do processo, uma vez que este se encontra em "gozo de folgas compensatórias". Ainda de acordo com o TJRN, a folga do magistrado coincide com o prazo para o Ministério Público dar o seu parecer sobre o Agravo Regimental.

O Ministério Público vai analisar se há alguma medida a ser tomada para dar celeridade ao processo que suspendeu a investigação.

Fonte:G1/RN

terça-feira, 27 de outubro de 2015

ALUGA-SE:


Casa para alugar na avenida dr Silvio Bezerra de Melo 1485, bairro Antônio Rafael próximo ao centro com 2 quartos sendo uma suíte sala cozinha área de serviço e terraço.

Deputados estaduais votam aumento de impostos no RN


Os deputados estaduais votam na tarde desta terça-feira (27) o aumento de impostos no Rio Grande do Norte, proposto pelo Governo do Estado. Os parlamentares analisarão se os impostos ficarão permanentes ou terão uma temporalidade limitada, conforme aprovado nas comissões técnicas do Poder Legislativo.

Serão apreciados os aumentos para o ICMS, IPVA e do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação). O governo articula para derrubar a emenda, aprovada nas comissões da Assembleia, que define um prazo de vigência de 48 meses para o aumento nas alíquotas.

PRF e Secretaria de Tributação apreendem 57 kg de maconha na BR 101



A Polícia Rodoviária Federal, em uma operação conjunta com a Secretaria de Tributação do RN, aprendeu na tarde de segunda-feira (26), no km 174 da BR 101, no posto de fiscalização da divisa RN/PB, em Canguaretama, cerca de 57 kg de maconha prensada.

A droga foi encontrada em caixas de papelão, no porta malas de um ônibus que fazia a linha de São Paulo para Natal. O que chamou a atenção dos policiais foi o forte cheiro de naftalina exalado do compartimento de bagagens do ônibus.

O entorpecente estava na posse de um adolescente de 17 anos, natural de Barueri/SP.

Segundo o jovem, a droga seria entregue a um desconhecido na estação rodoviária de Natal e que receberia a quantia de três mil reais pelo transporte. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Plantão zona sul de Natal.

Fonte:Portal BO

CURRAIS NOVOS: MOTOCICLETA FOI TOMADA DE ASSALTO



UM ASSALTO FOI REGISTRADO POR VOLTA DAS 22 HORAS DESSA SEGUNDA-FEIRA (26) NA PAREDE DO AÇUDE DO GOVERNO NO BAIRRO SILVIO BEZERRA DE MELO ONDE UMA MOTO YAMAHA XTZ DAS CORES PRETO COM VERMELHO FOI TOMADO DE ASSALTO POR DOIS ELEMENTOS, UM DELES ARMADO DE REVÓLVER.
A VÍTIMA DEMOROU ACIONAR A POLÍCIA O QUE DIFICULTARÁ ENCONTRAR A MOTO. TODAS AS GUARNIÇÕES FORAM ACIONADAS E ESTÃO EM DILIGÊNCIAS. O DETALHE É QUE A MOTO ESTÁ SEM PLACA.
A ÚNICA DESCRIÇÃO QUE A VÍTIMA PASSOU FOI QUE UM DOS ELEMENTOS É BAIXO E MAGRO.
QUEM TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE O PARADEIRO DESSA MOTO LIGAR PARA O COPOM ATRAVÉS DO 190.


Bancos públicos continuam em greve no RN; privados reabrem


Os bancários privados decidiram encerrar a greve no Rio Grande do Norte e as agências particulares reabrem as portas nesta terça-feira (27). Já nas agência públicas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, a paralização que já dura 21 dias vai continuar. Foi o que ficou decidido nesta segunda-feira (26) em assembleia realizada pelo sindicato da categoria no estado.

Durante a assembleia, representantes das agências particulares decidiram aceitar a proposta de reajuste de 10% proposta pelos bancos, enquanto os servidores dos bancos públicos rejeitaram a orientação do Comando Nacional dos Bancários que já sinalizava para que a proposta fosse aceita.

A greve dos bancários alcançou uma adesão de 80% no RN. Das 184 agências do estado, 181 chegaram a suspender os serviços. Os bancários pedem reajuste salarial de 32% e a contratação de mais funcionários.


Reajuste salarial de 10%
A última proposta apresentada pela Fenaban foi de reuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas.

Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.

Inicialmente, os bancos ofereceram um reajuste de 5,5%, enquanto os bancários reinvindicavam uma correção de 16% nos salários.

"A nova proposta da Fenaban, apresentada no 19º dia da greve, significa a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados", informou a Contraf, em nota.

Em 12 meses, até setembro, a inflação acumulada chegou a 9,77%, segundo o IPCA-15, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A greve da categoria entou nesta segunda-feira em seu 21º dia. Durante a paralisação, mais de 12 mil das 22.975 agências instaladas no país chegaram a fechar as portas para o público.

Fonte:G1/RN

domingo, 25 de outubro de 2015

Polícia Militar considera tranquilo primeiro dia de ENEM no RN


A Polícia Militar não registrou graves ocorrências envolvendo as forças policiais e de apoio que atuaram em todos os pontos de aplicação de provas em todo o Estado do Rio Grande do Norte durante a Operação ENEM 2015, sendo considerada tranquila.

Com exceção de duas chamadas de som alto, "perturbação do sossego alheio" que foram solicitadas via Central de Operações em Segurança Pública (CIOSP) 190 no que foram prontamente atendidas e resolvidas com a intervenção da Polícia Militar através do diálogo, nenhuma outra ocorrência foi registrada.

A Operação ainda continua nos locais de aplicação até as 22h, momento final das provas para os candidatos considerados "sabatistas", aqueles os quais as religiões asseveram a preservação do sábado, onde só começaram as provas às 18h.

Ao todo neste primeiro dia, a Polícia Militar empregou aproximadamente 1000 militares estaduais em todos os locais de aplicação; nas escoltas das provas durante o percurso de ida e volta executadas por motocicletas e viaturas, além de policiais na fiscalização dos respectivos locais.

Mesmo assim, a PM só espera encerrar as atividades neste primeiro dia de ENEM por volta das 00:00h do domingo, (25), onde se fará a chamada Operação Reversa, isto é, a escolta dos gabaritos das provas para o local da guarda.

Mais um preso é encontrado morto em presídio de Parnamirim


Na noite deste sábado (24), mais um preso do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte foi encontrado morto. Desta vez, o caso foi registrado no Presídio Estadual de Parnamirim.

O detento, identificado como Carlos Henrique dos Anjos Nascimento, foi encontrado enforcado, pendurado em uma grade do Pavilhão 2 do PEP. A morte tem as mesmas características dos outros casos de detentos mortos.

A polícia investiga as mortes nas unidades como homicídios, motivados por uma disputa de poder entre facções criminosas que dominam as cadeias.

O Presídio Estadual de Parnamirim já havia registrado um motim, nesta sexta-feira (23), quando os presos promoveram quebra-quebra e atearam fogo em colchões.

Fonte:Portal BO

CURRAIS NOVOS: PM PRENDE JOVEM ACUSADO DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE, DESACATO, AMEAÇA, RESISTÊNCIA A PRISÃO E DANOS AO PATRIMÔNIO PÚBLICO



Por volta das 17h desse Sábado (24) Policiais Militares prenderam na Avenida Dr. Silvio Bezerra de Melo, Centro de Currais Novos, o jovem DAYVSON HUDSON DE MELO SILVA MAIS CONHECIDO COMO BUGIU acusado de embriaguez ao volante, desacato, ameaça, resistência a prisão e danos ao patrimônio público.
A guarnição fazia um patrulhamento de rotina próximo ao Centro de artesanato quando o acusado passou de moto, com o passageiro sem capacete, em alta velocidade, fazendo zigue-zague na via e próximo a viatura . Diante da situação a guarnição resolveu fazer uma abordagem, porém o acusado não obedeceu a ordem de parada e tentou empreender fuga, mas foi alcançado cerca de 600 metros depois. O mesmo apresentava sintomas de embriaguez, usava uma moto de placa NNN-2646 sem retrovisores e partiu para cima dos Policiais que chegaram a efetuar um disparo de taser (arma de choque) para contê-lo.
Bugiu ao chegar na delegacia ainda amassou a viatura de trânsito do 2º GPRE e continuou a desacatar e ameaçar os Policiais.
O delegado Dr. Antônio Pinto, que estava de folga, resolveu realizar o flagrante, assim evitou que a viatura se deslocasse para Caicó, o autuou por vários delitos e arbitrou uma fiança de dois mil reais.
Familiares do acusado foram comunicados e não compareceram na delegacia. Relatos repassados aos policiais dão conta que Bugiu é extremamente violento e costuma agredir os próprios familiares, talvez por isso, nenhum deles compareceu na delegacia.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Após princípio de tumulto no CDP de Jucurutu, presos começam a ser transferidos para outros Presídios do Estado


Momento em que três pesos estavam sendo transferidos do CDP de Jucurutu para outra Unidade Prisional do Estado

Após o início de tumulto e tentativa de motim de presos no CDP de Jucurutu, Policiais Militares e Agentes Penitenciários deram início à transferência de alguns detentos para outras unidades prisionais do Estado, que, por motivo de segurança, não foi informado quais são.

A primeira transferência foi feita às pressas. Foram transferidos três presos, sendo um de Jardim de Piranhas e dois de Santana do Matos. O trio mostrava muita preocupação com o Presídio para onde iriam, pois temiam ser mortos por inimigos de facções criminosas que agem dentro dos presídios. “Eu quero saber pra onde nós vamos, porque tem cadeia que eu não posso entrar, se não a facção me mata“, relatava um dos presos transferidos, dando a entender que faz parte de uma das facções atuantes no RN.

Embora esteja havendo a remoção desses presos, parece que as celas do CDP de Jucurutu não vão ter sua população diminuída, pois, enquanto saem alguns presos, outros estão chegando. Seria uma espécie de troca que o Sistema Penitenciário faz, na tentativa de garantir a segurança dos próprios detentos e das instalações físicas das Unidades prisionais.

De acordo com o que foi apurado pelo nosso Blog, a movimentação dentro das celas do CDP começou logo pela manhã. Presos deram início a uma pancadaria, que acabou com um deles ferido. No entanto, a Polícia Militar e Agentes Penitenciários intervieram e controlaram os ânimos.

Rei do Futebol, Pelé completa 75 anos nesta sexta-feira sem perder o fôlego


Pelé completa nesta sexta-feira 75 anos. Contrariando muita gente, ele não é um senhor de cabelos brancos, bigode grosso e que passa os dias sentado em uma cadeira de balanço contando histórias. O Rei, reverenciado no mundo muito antes de sair de campo e se tornar lenda, ainda está na ativa. Nesta semana, desembarcou na Índia para fazer a alegria de milhares de pessoas apaixonados por ele e pelo futebol. A única coisa que queriam era tocá-lo.

Campeão do mundo em 58, 62 e 70, Pelé marcou 95 gols com a camisa da Seleção; Rei do Futebol completa 75 anos hoje

Pelé não chuta uma bola desde 1977, quando se despediu pela última vez no jogo do New York Cosmos contra o Santos, no dia 1.º de outubro, no Giants Stadium, em Nova York, nos Estados Unidos, atuando um tempo para cada lado. Tinha 36 anos. E nunca foi esquecido. Continua apertando a mão de gente famosa, de presidentes a papas, mas sempre que pode se refugia onde mais gosta de estar: em sua casa com a mulher, filhos e a criançada. Pelé é um senhor humilde, emotivo e bastante feliz.

Enfraquecido pela idade, cirurgias e internações nos últimos anos, como uma troca do fêmur por desgaste e que o impedia de andar, Pelé ainda não completou a sua missão. À reportagem, revelou três desejos aos 75 anos, que ele espera festejar com a família, como nos almoços de domingo. Aliás, seu maior desejo é que os familiares continuem unidos e com saúde. Pelé tem três filhos do primeiro casamento e mais dois do segundo, além da Flávia, fisioterapeuta que o tem acompanhado desde a primeira internação e susto.

Aos 75 anos, não é mais aquele homem vigoroso e forte como nas imagens imortalizadas que o mundo se acostumou a ver. Está mais encurvado. Precisa, por vezes, se apoiar em algo ou alguém para se manter ereto. Perdeu peso. Sua saúde é monitorada mais de perto. Nas ocasiões em que esteve internado, mudou a rotina do hospital em um grande teste de popularidade. Funcionários choravam só de vê-lo passar no corredor. Seu carisma continua em alta em todas as camadas da sociedade. “A Flávia só me puxa a orelha quando não cuido da saúde, mas graças a Deus, estou recuperado”, garantiu.

As viagens pelo mundo, representando marcas com as quais têm contrato, tendem a diminuir. É promessa, diz. O desgaste é cada vez maior, embora consiga descansar nos voos. Pelé tem um ritual nos aviões, do qual não abre mão: pede para a aeromoça o acordar somente na aterrissagem. Não come nem bebe. Também não se livra dos sapatos nem se desarruma na poltrona. Dorme do começo ao fim da viagem.

Nestes anos em que sustenta seu reinado, Pelé viu uma série de postulantes ao trono ficar pelo caminho. Ninguém nunca chegou nem perto dele. Maradona foi quem mais se aproximou. Ronaldinho Gaúcho e Messi não são metade do que foi. Sempre que um jogador se destaca no futebol surge a notícia de que um "novo Pelé" está sendo forjado. O Rei nunca acreditou em substituto. Seu reinado morrerá como ele.

Suas opiniões sempre foram contestadas. Ganhou fama de pé frio pelos palpites furados no futebol. Disse que o Brasil ganharia a Copa do Mundo de 2014. Deu no que deu. Agora aposta tudo no time de Dunga. “Não ficaremos fora da Copa da Rússia”. Esteve recentemente do lado de Blatter para mais quatro anos de mandato antes de a corrupção ser estourada na Fifa. Agora vê amigos do passados, como Beckenbauer, enrolados em esquemas de propinas.

Nesta semana, revelou à reportagem também outros dois desejos aos 75 anos: "que o planeta tenha mais igualdade" e "que o mundo possa viver em paz", como cantou John Lennon, com quem se encontrou nos Estados Unidos no fim da década de 70. Daí a dúvida de apostar que um dia Pelé vai mesmo sossegar e tomar seu lugar na história, de camarote, vendo a vida passar.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Estudantes devem ficar atentos a itens obrigatórios durante provas do Enem


Inep alerta para motivos que podem eliminar o candidato, como fazer consultas ou comunicar-se com outros participantes durante as provas Arquivo/Agência Brasil

Os candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos aos itens obrigatórios durante as provas. O Enem ocorre neste sábado (24) e domingo (25) em todo o país.

Nos dias de aplicação do exame é obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. Para saber quais são os documentos aceitos, é importante que o candidato verifique o edital. Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência. Segundo o edital, o boletim deve ter sido expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica, que deve ser de tinta preta e fabricada em material transparente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que se o candidato usar caneta com tinta de outra cor, a leitura ótica do cartão-resposta pode ser comprometida.

No site do Enem, o Inep informa também que apesar de não ser um documento obrigatório, é recomendável que o candidato leve o cartão de confirmação da inscrição. Além do local de prova, ele traz o número de inscrição, a data e o horário das provas, a opção de língua estrangeira, solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso, além da indicação de atendimento especializado ou específico, se tiver sido solicitado pelo participante.

O Inep alerta para os motivos que podem eliminar o candidato, como fazer consultas ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas. Também não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e qualquer dispositivo eletrônico como, por exemplo, calculadoras, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, relógios, entre outros. Não é permitido também usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Se estiver com um desses itens, o participante deverá colocá-lo no porta-objetos fornecido pelo aplicador.

Também será motivo de eliminação portar qualquer arma, mesmo tendo autorização de porte, sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame ou receber da equipe de aplicação informações sobre o conteúdo. Para saber mais dicas, o candidato pode acessar a página do Enem, além de verificar o edital da prova.

As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília.

Para ajudar estudantes a se preparar para os exames, a Empresa Brasil de Comunicação(EBC) preparou o aplicativo Questões Enem, que reúne todas as questões da prova, desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas de conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

O que levar
- É obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. No edital estão os documentos aceitos.

- Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”

- Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente

Motivos que podem eliminar o candidato:
- Consultar ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas

- Portar lápis, lapiseira, borrachas, caneta que não seja de material transparente, livros, manuais, impressos e anotações. Portar qualquer dispositivo eletrônico

- Usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares

- Portar armas

- Sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame

- Receber da equipe de aplicação, informações sobre o conteúdo do exame

Preso é achado morto em cadeia no Agreste do RN; é o 21ª caso este ano


Cadeia Pública de Nova Cruz (Foto: Ademílson Amorim)

Um preso foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (22) dentro da Cadeia Pública de Nova Cruz, na região Agreste potiguar. A informação foi confirmada pela direção do presídio. Este é o 21º detento achado morto em condições suspeitas dentro de uma unidade carcerária do estado.

Ainda de acordo com a direção, sabe-se apenas que o preso morto, que foi encontrado enforcado, atenndia pelo apelido de Pelé, acusado de ter matado duas pessoas este ano na cidade.

A Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) já foram comunicados.

Fonte:G1RN

CURRAIS NOVOS REGISTRA O 10º HOMICÍDIO DE 2015



Um homicídio foi registrado por volta das 14h30 dessa quarta-feira (21) na Rua Herbeth Brito Noqueira, Bairro José Bezerra (Promorar) tendo como vítimaEUGÊNIO PEREIRA JÚNIOR DE 22 ANOS VULGO BIU que foi alvejado com aproximadamente de 06 disparos de arma de fogo.
A Polícia Militar já está em campo com todo o efetivo de serviço realizando diligências a procura dos acusados. Várias denúncias chegadas ao COPOM dão conta que os suspeitos são dois menores de idade, fugitivos do CIAD em Natal, suspeitos de outro homicídio em Currais Novos.
A residência de Biu já havia sido alvejada semana passada e ele próprio avisou a Polícia que esses menores tinham sido os responsáveis.
Desde a fuga no início desse mês a Polícia Militar vem realizando diligências e já atendeu inúmeras denúncias sobre o paradeiro desses menores, mas até essa data eles não foram localizados.
A Polícia acredita que o homicídio tenha ligação com o tráfico de drogas naquela área.
Esses adolescentes acusados são considerados de alta periculosidade com passagens por tráfico de drogas, assaltos, homicídio e etc. Quem tiver alguma informação que ajude a encontrá-los pode ligar direto para o COPOM através do 190 ou se preferir entre em contato pelo o Whatsaap (84)-9866-1904.
Há vários meses não era registrado esse tipo de crime aqui no nosso município.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Prefeitura convoca enfermeiros, técnicos em enfermagem e radiologia


A Prefeitura do Natal divulgou nesta quarta-feira (21) parte da lista dos aprovados no processo seletivo simplificado para a Secretaria Municipal de Saúde. Foram divulgados os nomes dos selecionados para os cargos de técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e enfermeiros.

Luiz Roberto Fonseca confirmou que lista dos demais selecionados será divulgada dia 28

Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou 390 vagas para técnico de enfermagem, com e 35 vagas para técnico de radiologia, com vencimentos de R$ 1.369,61, além de 190 postos de trabalho para enfermeiros, com salários de R$ 3.424,03.

Segundo o secretário Luiz Roberto Fonseca, os nomes dos selecionados para os demais cargos serão conhecidos no dia 28 de outubro. Ainda para o nível médio, foram disponibilizadas vagas para agente administrativo (50) e auxiliar de farmácia (20), com salários de R$ 1.391,73, além de oportunidades técnico de laboratório (26), com vencimentos de R$ 1.369,61. Para auxiliar de consultório dentário foram ofertadas 40 vagas com salários de R$ 998,68 e, para técnico de informática, são duas vagas com salários de R$ 1.414,45. Todos os cargos de nível médio são para jornada de 40 horas semanais.

Para nível superior, os salários são de R$ 3.424,03, também para jornada de 40 horas semanas. Foram colocadas em disputa vagas para assistente social (20 vagas), farmacêutico bioquímico (22), cirurgião dentista (45), farmacêutico (25), fisioterapeuta (6), educador físico (2), nutricionista (12) e psicólogo (16). Para o cargo de médico clínico, foram 49 vagas para jornada de 20 horas semanais, com salários de R$ 1.712,02.

Confira lista de aprovados aqui.

Comissão aprova aumento do piso salarial dos professores da educação básica


O projeto de lei que prevê o aumento do piso salarial dos professores da educação básica (PLS 114/2015) – de R$ 1.917,78 para R$ 2.743,65 – foi aprovado nesta terça-feira (20) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), presidida pelo Romário (PSB-RJ).Os senadores membros da comissão expressaram preocupação em relação aos impactos orçamentários desse aumento do piso. Ainda assim, decidiram pela aprovação do PL, que ainda precisa passar em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde acreditam que as questões orçamentárias serão avaliadas com mais precisão.

“Há um longo caminho a ser percorrido para que disparidades de remuneração de profissionais do magistério em exercício não se tornem abissais e para que todos os professores, estejam onde estiverem, tenham garantidas as condições mínimas de subsistência”, justificou a autora do PL, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

O projeto prevê que sejam destinados 5% da arrecadação das loterias federais para o custeio dessa despesa, como forma de a União complementar os recursos dos estados e dos municípios para o pagamento do novo piso. Segundo o projeto, a União será a responsável pelo pagamento da diferença entre o piso atual e o novo.

O PL também determina que a integralização do aumento seja feita progressivamente, ao longo de 5 anos – até 2018. “Passados esses cinco anos, a complementação da União, ficará limitada aos casos em que o estado ou o município não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor mínimo fixado”, informou a relatora do projeto, senadora Ângela Portela (PT-RR).

Para ela, considerando os baixos salários que historicamente têm sido pagos ao magistério no Brasil, a implementação do piso foi um grande avanço, que permitiu maior valorização desses profissionais. A senadora disse esperar que, com esse novo patamar salarial, haja impacto sobre a atratividade da carreira, e, consequentemente, sobre a qualidade do ensino.

“O PL busca justamente avançar mais no sentido de oferecer aos profissionais do magistério uma remuneração digna e condizente com o papel que desempenham”.

Acusado de tentativa de homicídio deverá se apresentar na Delegacia de Caicó


 Vitima

Deverá se apresentar nas próximas horas na Delegacia de Policia Civil de Caicó o homem suspeito de ter tentado contra a vida do jovem Raoní Dantas da Costa na noite de ontem (terça-feira) nas proximidades do Restaurante Ponto Certo no centro da cidade de Caicó.

A nossa reportagem tentou contato com o advogado que procurou a Delegacia nesta manhã, Ariolan Fernandes, o mesmo informou que não poderia adiantar muita coisa, mas que logo que possível traria a versão do acusado.

Perguntado sobre a identidade do acusado, o advogado informou que estava em audiência e não podia, por enquanto, trazer maiores detalhes. Também perguntamos se o crime teria motivação passional, que é o que se comenta, o advogado também preferiu não antecipar nada, e nos disse que seu cliente exporá apenas e tão somente a verdade dos fatos.

Justiça suspende greve e determina retorno de professores da UERN


O desembargador Cornélio Alves decidiu pela suspensão da greve dos professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), determinando o retorno imediato dos docentes às atividades. A liminar foi expedida na manhã desta quarta-feira (21) e inclui a aplicação de multa diária, em caso de descumprimento da medida, no valor de R$ 10 mil até o limite de R$ 50 mil para a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN (Aduern). A greve dos professores da UERN começou no dia 25 de maio.

O pedido de concessão da liminar foi feito pela Procuradoria Geral do Estado. Segundo alega o Estado, foram 130 dias de paralisação que pode gerar prejuízo irreparável para mais de 10 mil alunos da universidade estadual. Durante a greve, ocorreram 14 reuniões entre os órgãos de classe e representantes do governo. A procuradoria mencionou ainda que o sindicato não atendeu o indicativo da manutenção dos serviços essenciais e o percentual de servidores ativos para garantir a permanência dos serviços prestados à comunidade.

Em 16 de outubro, o desembargador presidiu audiência de conciliação entre representantes do Governo do Estado e dirigentes de sindicatos de professores e servidores da UERN, quando estes pediram prazo para discutir a proposta do Poder Público, que envolvia o pagamento de auxílio transporte com reajuste médio de 12%. O ponto controverso, naquela ocasião, foi a extensão do auxílio para os aposentados. O Estado alega que vem enfrentando dificuldades para implementação de vantagens salariais aos funcionários, estando atualmente acima do limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal, “razão pela qual resta impossibilitado o atendimento imediato das reivindicações salariais da categoria”.

Em sua decisão, Cornélio Alves destaca que “não se nega o direito de greve aos servidores públicos, o qual no entanto, não é absoluto, devendo ceder a outras garantias fundamentais de magnitude social mais abrangente”. E acrescenta: “registre-se ainda que a greve já vai completar praticamente cinco meses, o que reforça, não só por isso, a ilegalidade do movimento grevista, sobretudo quando observadas as consequências dele advindas, dentre as quais a perda do semestre, revelando como excessiva a duração da greve e reclamando o retorno imediato das aulas na rede de ensino superior do Estado”.

Fonte:G1/RN

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Policial militar é baleado durante tentativa de assalto no Lagoa Azul



Um cabo da Polícia Militar lotado na Companhia de Guarda foi alvo de dois tiros, na noitr desta segunda-feira (19), na rua Apóstolo Simão, no conjunto Nova Jerusalém, no bairro Lagoa Azul. De acordo com informações repassadas pelo oficial de dia do 4° Batalhão a vítima dirigia o próprio veículo quando foi surpreendida por uma dupla em um carro roubado que chegou atirando. O sargento Irineu informou ainda que quando os suspeitos viram que o PM estava armado abriram fogo atingindo o cabo na perna e no abdômen. "Ele não teve chance nenhuma de se defender e foi imediatamente ferido. Estamos realizando diligências para localizar e prender os criminosos", disse. A equipe médica do hospital Santa Catarina relatou ao sargento que ainda é cedo para dar alguma informação sobre a situação do paciente, porém deverá apresentar um boletim no início da madrugada após o policial ser submetido a uma intervenção cirúrgica. A dupla suspeita teria assaltado um estudante e levado dele um veículo tipo Polo de cor prata possivelmente usado no crime.

Fonte:Portal BO

Atriz Yoná Magalhães morre em casa de saúde no Rio


Yoná Magalhães na novela Cama de Gato (Foto: Renato Rocha Miranda / TV Globo)

Morreu no Rio, na manhã desta terça-feira (20), a atriz Yoná Magalhães, de 80 anos. Ela estava internada, desde o dia 18 de setembro, na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio. A atriz estava no CTI do hospital devido a um problema cardíaco.

Atriz de Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Yoná Magalhães entrou para a vida artística para ajudar a família quando o pai ficou desempregado. “Eu tinha que ajudar de alguma maneira, não sabia muito como, queria continuar os meus estudos. Gostava de brincar de teatro, essas coisas que todo mundo faz. Então eu digo: ‘Quem sabe não é por aí, né?’ Fui fazendo pequenas pontas, pequenos papéis, isso em meados da década de 1950, até que consegui um contrato com a Rádio Tupi”.

Yoná Magalhães Gonçalves nasceu no dia 7 de agosto de 1935, no bairro do Lins, no Subúrbio do Rio de Janeiro. Depois de passar pela rádio, ela estrelou sua primeira telenovela, convidada por Antônio Leite. Em seguida, participou de novelas e do Grande Teatro da TV Tupi e excursionou pelo Brasil com as peças "O Amor é Rosa Bombom e Society em Baby-Doll", em 1962, com a companhia de André Villon e Ciro Costa.

Fonte:G1

CURRAIS NOVOS: PM APREENDE MENORES ACUSADOS DE ASSALTAR MERCADINHO NA CANDIDO DANTAS



Por volta das 14 horas dessa segunda-feira (19) um assalto a estabelecimento comercial foi registrado na Avenida Cândido Dantas, Bairro Parque Dourado, onde o Mercadinho "Bom Preço" foi assaltado por dois adolescentes de 15 e 16 anos.
A Polícia Militar agiu rápido e conseguiu apreender os dois menores infratores, uma arma de fogo artesanal (Garrucha), usada no assalto, o dinheiro e um aparelho celularroubados do estabelecimento.
Os menores são velhos conhecidos da Polícia com várias passagens pela delegacia, um deles de 15 anos, assaltou uma panificadora usando um facão quando tinha 13 anos de idade.
Os menores foram encaminhados para delegacia para realização dos procedimentos cabíveis.
Mais uma vez parabenizamos a todos os Policiais Militares que não medem esforços, apesar das dificuldades, e mais uma vez tiram de circulação, mesmo temporariamente, esses menores infratores que vem aterrorizando nossa cidade.
O Marcadinho está funcionando há poucos dias e infelizmente já recebeu a visita indesejada desses delinquentes, porém a Polícia Militar está nas ruas 24 horas por dia, 30 dias por mês, 365 dias por ano para garantir a segurança da sociedade.

Com ajuda de 'teresa', presos fogem da Cadeia Pública de Nova Cruz, RN


Cadeia Pública de Nova Cruz (Foto: Ademílson Amorim)

Presos escaparam da Cadeia Pública de Nova Cruz, cidade localizada a pouco mais de 90 quilômetros de Natal, na madrugada desta terça-feira (20). Guariteiros viram pelo menos dois detentos fora da cadeia. De acordo com a Polícia Militar, buscas estão sendo feitas na região de mata nas proximidades da unidade prisional.

O Grupo de Operações Especiais (GOE), que pertence ao sistema prisional, foi acionado para uma intervenção. Segundo a PM, os presos usaram uma ‘teresa’ (uma espécie de corda feita com lençóis) para escapar da cadeia.

Ainda de acordo com a polícia, os detentos estão soltos dentro dos pavilhões, o que pode ter facilitado a fuga. "Só não aconteceu uma fuga em massa porque os guariteiros perceberam a ação", disse um policial militar.

Em julho, presos da unidade fizeram três internos reféns durante uma rebelião, mas eles foram liberados sem ferimentos.

A Cadeia Pública de Nova Cruz possui capacidade para 224 presos, mas tem atualmente mais de 250 apenados. A unidade é um dos 11 presídios do estado que estão proibidos pela Justiça de receberem novos detentos.

Fonte:G1/RN

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Liminar do STF suspende rito de tramitação de processos de impeachment


A liminar que suspende a tramitação dos processos de impeachment foi concedida pelo ministro Teori ZavasckiValter Campanato/Agência Brasil


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki concedeu hoje (13) liminar que suspende os efeitos do rito, definido por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para processos deimpeachment contra presidenta Dilma Rousseff, em tramitação na Câmara dos Deputados.

O ministro acatou mandado de segurança impetrado pelo deputado Wadih Damous (PT-RJ). O pedido de Damous foi apresentado sexta-feira (9), assim como outro mandado do deputado Rubens Pereira Jr. (PCdoB-MA), que também tentava impedir a abertura de um processo. Eles alegam o fato de Cunha ter afirmado que o regimento interno da Casa seria a norma adequada para conduzir o rito processual. Para esses parlamentares, o processo teria que ser guiado pela Lei 1.079/1950, que regulamenta processos de impeachment.

A orientação expressa por Cunha foi lida em plenário no final do mês passado, quando apresentou um documento de 18 páginas, em que destaca que, desde a Constituição de 1988, a competência para processar ou julgar o presidente da República por crimes de responsabilidade é do Senado. A Câmara ficou restrita a analisar a admissibilidade da denúncia.

Comerciante morre baleado após reagir a assalto em Parnamirim


Um comerciante de 42 anos, identificado como Joaci Daniel da Costa foi morto à tiros após reagir a um assalto dentro do próprio estabelecimento, na rua Tancredo Neves, no bairro Santa Teresa, em Parnamirim. Segundo a polícia os suspeitos anunciaram o crime depois de beber no bar da vítima.

O fato ocorreu por volta das 17h no momento que Joaci fechava o comércio. De acordo com informações repassadas por policiais do 3° Batalhão cerca de seis homens bebiam no local e resolveram anunciar o assalto, realizando um arrastão.

Inconformado com a ação dos suspeitos a vítima reagiu e acabou baleada no abdômen e na cabeça morrendo no local minutos depois. Os assaltabtes fugiram em um veículo ainda não identificado.

Fonte:Portal BO

ADAILSON PEREIRA: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL TEM DEIXADO MUITO A DESEJAR



Na tarde dessa segunda-feira (12) estive na Comunidade MAXIXE, e vi o quanto a população daquela comunidade se encontra revoltada com o descaso que as autoridades governamentais do nosso município tem tratado os que ali residem.
Cansados de solicitar a prefeitura de C. Novos que fizesse a recuperação das estradas que dá acesso aquela comunidade (três anos sem a máquina motoniveladora passar por lá). a solução foi solicitar ao Prefeito do município de CAMPO REDONDO, que de imediato mandou recuperar todas as estradas que dão acesso a comunidade, por sinal o serviço ficou muito bem feito.

Uma outra coisa que vem prejudicando a população é oDESSALINIZADOR que se encontra quebrado a muito tempo, como a água é muito salgada, nada mais viável que a prefeitura numa parceria com o governo do Estado fazer o conserto desse equipamento que transforma a água salobra em água doce. Mas infelizmente não notamos nenhum interesse na resolução desse caso por parte da prefeitura de C. Novos.

Infelizmente como Vereador não posso resolver situações como essa, mas tenho feito a minha parte, faço visitas, solicito aos órgãos que tem a obrigação de resolver, quando se resolve divulgo, quando não resolvem falo, denunciou e torno público, ou seja, a minha parte como legislador e fiscalizador tenho feito, infelizmente a administração municipal tem deixado muito a desejar.

Parque faz adequações e Justiça manda reabrir Festa do Boi no RN


Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, palco da Festa do Boi (Foto: Divulgação/Anorc)

A Justiça do Rio Grande do Norte mandou desinterditar o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, que fica em Parnamirim, na Grande Natal. Com uma liminar concedida na madrugada desta terça-feira (13), a Festa do Boi – maior feira de animais e máquinas agrícolas do Rio Grande do Norte – volta a abrir os portões a partir das 7h.

O parque havia sido fechado no último domingo (11) em razão da falta do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e passou todo o feriado da segunda-feira (12) sem funcionar. Uma programação especial, preparada para celebrar o Dia das Crianças, chegou a ser suspensa e o público fechou a BR-101 como forma de protesto.

Segundo a assessoria de imprensa da Associação de Criadores do Rio Grande do Norte (Anorc), resposável pelo evento, foram feitas as adequações exigidas e uma nova vistoria foi feita pelo Corpo de Bombeiros, que emitiu o AVCB.

Disparidades entre o projeto apresentado e a estrutura disponibilizada para combate a incêndio levaram o Ministério Público a pedir a interdição do parque, que foi acatado pelo juiz Deyvis de Oliveira Marques, da Comarca de Parnamirim. O magistrado condicionou a reabertura do parque à liberação do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), sob pena diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Segundo o MP, foram encontradas várias irregularidades, desde a obstrução de hidrantes ao uso inadequado de botijões gás.

Esta é a 53ª edição da Festa do Boi. Para este ano, a Anorc anunciou que a expectativa é atrair mais de 500 mil visitantes e movimentar mais de R$ 150 milhões com as exposições. O evento, que foi aberto nó sábado (10), vai até o próximo domingo, dia 18.

Fonte:G1/RN

CURRAIS NOVOS: PM PRENDE JOVEM COM ARMA DE BRINQUEDO E FACA DURANTE ABORDAGEM DE ROTINA



Por volta das 23 horas dessa segunda-feira (12) Policiais Militares da rádio Patrulha faziam um patrulhamento pela Avenida Cândido Dantas quando suspeitaram da atitude de dois jovens, velhos conhecido da Polícia, e resolveram abordá-los. Com um deles identificado como JÚLIO CÉSAR SANTOS ALVES DE 26 ANOS VULGO JULIÃO foi encontrado um simulacro de revólver e uma faca.
Julião sofreu um atentado na mesma Avenida meses atrás onde foi atingido por 04 disparos de arma de fogo e disse que usava a faca para se defender dos inimigos. Como não havia nenhuma queixa contra o mesmo ele foi encaminhado para a companhia e após ser confeccionado um boletim de ocorrência foi liberado.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Dona da TV União, jornalista Wilma Wanderley se apresenta como provável candidata à prefeita de Natal



Proprietária da TV União, a jornalista pernambucana Wilma Wanderley se filiou ao PTC e colocou seu nome à disposição para disputar a cadeira hoje ocupada por Carlos Eduardo. Wilma comanda diariamente o programa RN Urgente.

“Natal precisa de um gestor capacitado e isso não tem nenhuma relação com experiência política. O Brasil está repleto de casos de corrupção, de desmandos, sempre praticados, segundo as investigações, pelos tais políticos experientes. Tenho uma história de trabalho, de dedicação e de progresso nas empresas que dirijo com minha família e gostaria de ter a chance de administrar a capital do Rio Grande do Norte, para mostrar que podemos fazer um grande trabalho, apesar dos poucos recursos financeiros, mas para isso ter um bom projeto e uma equipe competente e honesta”, justificou a pré-candidata que ainda aguarda a posição do seu partido para sacramentar o seu projeto.

CURRAIS NOVOS: POLÍCIA MILITAR ACABA DE APREENDER CRACK PRÓXIMO AO ESCADÃO


A POLÍCIA MILITAR ACABA DE APREENDER 50 GRAMAS DE CRACK NA RUA DO ROSÁRIO, SANTA MARIA GORETE, NA PARTE DE CIMA DO ESCADÃO. OS PM's FAZIAM UM PATRULHAMENTO NA ÁREA QUANDO SE DEPARARAM COM O SUSPEITO, OUVE REAÇÃO E UM REFORÇO FOI ENVIADO AS PRESAS PARA O LOCAL. O ACUSADO É VELHO CONHECIDO DA POLÍCIA E TEM PASSAGEM POR TRÁFICO DE DROGAS.
EM INSTANTES TODAS AS INFORMAÇÕES!!!!!!!!!!!

Sesed diz que ataques a pessoas e veículos na ponte de Igapó, em Natal, é boato



A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) alerta a população para não compartilhar boatos no Whatsapp, que levam pânico à população. A mais recente informação inverídica a ganhar as redes sociais em Natal, neste fim de semana, fala sobre possíveis ataques a pessoas e veículos que circularem pela conhecida Ponte de Igapó, na zona Norte de Natal.

Para a Sesed essa é mais uma falsa notícia originada por quem deseja fomentar de forma irresponsável a insegurança e o medo na população.

A Secretaria de Segurança ratifica o compromisso com o cidadão no sentido de garantir a ordem e a paz social e pede que a população continue colaborando com informações utilizando os canais oficiais do Disque Denúncia da Secretaria, por meio do telefone 181 e pelo WhatsApp (98149-9906).

Fonte:190 RN

CURRAIS NOVOS: PM PRENDE DUPLA COM PEQUENA PORÇÃO DE COCAÍNA




Por volta das 20h desse Domingo (11) Policiais Militares do GTO faziam um patrulhamento de rotina pelo o Bairro Paizinho Maria quando suspeitaram da atitude de dois jovens que seguiam numa moto Yamaha YBR de placa MZK-3395/ Currais Novos e resolveram abordá-los. Os jovens ainda tentaram fugir, mas foram alcançados e com um deles que estava no carona, identificado como ANDERSON RIBEIRO LINHARES DE 29 ANOS foi encontrado 02 trouxinhas de cocaína. O condutor da moto estava sem documentos e disse que era menor de idade.
A Polícia acredita que eles estavam com mais drogas e se desfizeram antes da abordagem. Havia suspeita que Anderson engoliu alguns papelotes de cocaína antes da abordagem e para resguardar sua saúde o mesmo foi encaminhado para o Hospital.
O menor disse que pegou a moto emprestada com um vizinho e apenas atendeu o pedido do colega e foi apanhá-lo. A moto não tem queixa de furto ou roubo.
A dupla foi conduzida para a delegacia para os procedimentos cabíveis.

Juiz manda interditar Parque Aristófanes Fernandes e suspender Festa do Boi


Uma decisão do juiz Deyvis de Oliveira Marques, da Comarca de Parnamirim, interditou neste domingo (11) o Parque Aristófanes Fernandes, local onde é realizada a Festa do Boi. Problemas na central de gás é uma das falhas apontadas pelo Corpo de Bombeiros para não liberar o Atestado de Vistoria (AVCB) necessário para o funcionamento do espaço onde ocorre o evento (veja a íntegra da decisão no final da matéria).

Após recomendação do MP, juiz determinou a interdição do Parque Aristófanes Fernandes, onde acontece a Festa do Boi

O Ministério Público entrou com uma ação civil pedindo a suspensão do evento até que o Corpo de Bombeiros emita documentação necessária e, na tarde de hoje, o juiz Deyvis de Oliveira Marques determinou a interdição completa do Parque e suspensão da Festa do Boi. O magistrado estipula multa diária de R$ 50 mil, caso não haja cumprimento da determinação.

A Anorc, realizadora do evento, ainda não se pronunciou sobre a determinação.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, o projeto da estrutura móvel da Festa do Boi foi aprovado pela corporação, mas a estrutura física do Parque não possui a documentação exigida pelos Bombeiros para abrigar eventos de grande porte.
Um dos problemas apresentados pelo parque diz respeito a estrutura da central de gás que alimenta bares e restaurantes, que estaria localizada em área indevida. "O parte fixa do Parque não apresenta o AVCB. Realizamos uma vistoria antes da abertura do evento e fizemos recomendações, que foram em partes cumpridas pela organização do evento. Contudo, o MP optou por recomendar a interdição, baseado nos problemas que foram apresentados", explicou o tenente Christiano Couceiro, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros.

Na vistoria, o Corpo de Bombeiros apontou as falhas e listou os ajustes necessários para a liberação a documentação para a realização a Festa, o que ainda não foi cumprido pela Anorc.

Equipe da Tribuna do Norte esteve hoje à tarde no Parque e conferiu que a Festa do Boi estava ocorrendo normalmente. Não há agenda de shows para a hoje e a previsão era de encerramento à meia noite.

Com a expectativa de movimentar mais de R$ 150 milhões, a 53ª Festa do Boi foi aberta na tarde de sábado (10). O evento reúne cinco mil animais e tem programação agendada até o próximo dia 18. Os organizadores esperam 500 mil visitantes.

Confira a decisão que interditou o Parque Aristófanes Fernandes:

Após recomendação do MP, juiz determinou a interdição do Parque Aristófanes Fernandes, onde acontece a Festa do Boi

MOTO COM PLACA DE FLORÃNIA SE ENVOLVE EM ACIDENTE FATAL NA BR-427 ENTRE ACARÍ E A RAJADA


VÍTIMA FATAL
FOTO ENVIADA POR UMA LEITORA DO BLOG NEIDE SILVA

Por volta das 18h40 min desse Domingo (11/10/15) um grave acidente tipo colisão frontal foi registrado na BR-427, trecho entre Acarí e a Rajada, envolvendo um veículo Ford Ecosport ano 2004 de placas KMC-0452/Currais Novos e uma moto Honda 150 Fan de placa NOE-0849 2011/2012/Florânia.
O condutor do carro foi identificado apenas como ETINHO e seria de Currais Novos. O condutor da moto, que veio a óbito no local, foi identificado como JOSÉ JUZIAN LUCIANO RODRIGUES DE 32 ANOS possivelmente residente em Florânia. No carro estavam outras duas mulheres que não se feriram.
Segundo informações repassadas por PM’s de Acarí o motociclista seguia de Carnaúba sentido Acarí e o carro seguia sentido Acarí sentido Jardim do Seridó, para uma festa, quando houve a colisão.
O condutor do carro foi socorrido para Natal com sérias escoriações pelo o corpo.

domingo, 11 de outubro de 2015

Alvo de operação do MP é encontrado morto dentro de cadeia no RN


Joel Rodrigues da Silva, o Joel do Mosquito (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Foi encontrado morto – enforcado com um lençol amarrado nas grades de uma das celas do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte de Natal – o detento Joel Rodrigues da Silva, o Joel do Mosquito, principal alvo da operação Citronela, realizada pelo Ministério Público no dia 25 de setembro na comunidade conhecida como Favela do Mosquito, no bairro das Quintas, Zona Oeste da cidade.

Durante a operação, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e duas pessoas foram presas em combate a crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Um dos detidos foi Joel, apontado pelas investigações como líder de uma organização criminosa que comandava o comércio de entorpecentes na região.

Segundo os agentes penitenciários que trabalham no presídio, os internos que dividiam cela com Joel alegam que ele se matou. Porém, a Polícia Civil abriu inquérito para apurar se o preso foi vítima de homicídio, uma vez que Joel seria membro de uma das duas facções criminosas que disputam o poder dentro das unidades prisionais do estado.

Fonte:G1/RN

Número de celular ganha nono dígito neste domingo em mais três estados


Dígito 9 tem de ser acrescido ao número de celulares de Minas Gerais, da Bahia e de Sergipe Arquivo/ABr

A partir de hoje (11) os telefones celulares dos estados de Minas Gerais, da Bahia e de Sergipe passam a ter mais um dígito. Quem fizer ligações de qualquer lugar do país, seja de telefone fixo ou móvel, para celulares desses estados terá de discar o 9 antes do número do telefone. A mudança vale também para o envio de mensagens de texto.

Para que a rede e os usuários se adaptem à mudança, as chamadas feitas com os antigos oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 20 deste mês. Do dia 21 até 18 de janeiro de 2016, se o número 9 não for incluído, a ligação feita para o celular não será completada e o usuário escutará uma mensagem de aviso sobre a mudança.

Depois do dia 18 de janeiro, as ligações feitas com oito números não serão completadas. Para as mensagens de texto, o envio sem o nono algarismo será permitido até o dia 19 de novembro.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo da mudança é atender à crescente demanda por celulares no país. A alteração já foi feita no Amazonas, em Roraima, no Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco, Alagoas, no Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo.

Até 31 de dezembro do ano que vem, todo o país terá o nono dígito implantado para telefones celulares.

Quem tem telefone celular pré-pago não precisa se preocupar. De acordo com a Anatel, o saldo e a validade dos créditos não sofrerão alteração. A agência informa também que cabe ao usuário fazer a atualização da agenda de contatos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

I Workshop de Segurança Pública das Capitais do Nordeste será realizado dia 16


Programação completa do evento foi divulgada

A programação do I Workshop de Segurança Pública das Capitais do Nordeste foi divulgada na manhã desta quinta-feira (08) pela equipe da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) responsável pela organização. O evento realizado pela Prefeitura do Natal vai acontecer durante todo o dia da sexta-feira (16) no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), situado no bairro de Cidade da Esperança, em Natal.

As prefeituras das nove capitais nordestinas confirmaram a participação no encontro que vai contar com gestores públicos de segurança das cidades de Natal, Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Recife, Salvador, São Luiz e Teresina. A programação contempla a participação de técnicos da área de segurança conhecidos nacionalmente, a exemplo da titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki, que vai proferir palestra abordando o tema “As Novas Diretrizes do Senasp/MJ: Pacto pela redução da violência”, e do consultor, escritor e ex-gestor da Senasp, Ricardo Brisolla Balestreri, que vai abrir o evento falando dos “Desafios e Perspectivas no Cenário Contemporâneo da Segurança Pública Municipal”.

No evento vão ser mostrados os projetos e programas de segurança preventiva direcionados a crianças e adolescentes, como o Semente Cidadã e o Agente Mirim Ambiental, que são promovidos pela Prefeitura do Natal por meio da Guarda Municipal. Ainda serão apresentados cases de sucesso empregados por gestores municipais das cidade de Natal, Aracaju, Recife e Fortaleza. Como também haverá a exposição do planejamento das ações de segurança efetivadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Natal (GGI-M).

O I Workshop de Segurança Pública das Capitais do Nordeste vai ser concluído com a assinatura do “Pacto por uma Segurança Cidadã” que vai ser referendado pelos representantes públicos das noves capitais nordestinas. “O evento coloca as capitais nordestinas como protagonistas no fortalecimento da segurança pública municipal e a troca de experiências é um fator motivador para que novas ações sejam implantadas e consigamos trazer a tranquilidade social para os cidadãos”, concluiu o secretário da Semdes, Osório Jácome.

Fonte:GMN

RN é o terceiro estado do Brasil com mais mortes violentas por habitante


O Rio Grande do Norte é o terceiro estado do Brasil com mais mortes violentas por cada 100 mil habitantes. De acordo com o relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (8), foi registrado um aumento de 3,9% no número de mortes violentas no estado entre 2013 e 2014, o que manteve o RN na terceira colocação do ranking atrás apenas de Alagoas e Ceará.


Segundo os dados do fórum, foram registradas 1.704 mortes violentas no estado, número muito inferior ao registrado em Rio de Janeiro (5.719) e São Paulo (5.612). No entanto, quando comparado ao valor proporcional, o RN ultrapassa os demais estados, com uma taxa de 50 mortes/100 mil habitantes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), locais com índices iguais ou superiores a 10 mortes violentas por 100 mil habitantes são tidos como zonas endêmicas de violência.

Dentre as mortes violentas ocorridas no estado, foram registrados 1.590 homicídios, 61 latrocínios, 44 lesões corporais seguidas de morte e nove mortes de policiais em serviço. Para o Rio Grande do Norte, o levantamento feito pelo fórum não estabelece a quantidade exata de mortes ocasionadas por intervenções policiais, sendo somadas ao número total de homicídios.

O levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública leva em consideração dados fornecidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social, do Sistema Nacional de Estatística em Segurança Pública (Sinesp) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte:G1/RN

VEREADOR ADAILSON PEREIRA APRESENTA PROPOSIÇÃO CRIANDO COMENDA PROFESSOR JOABEL RODRIGUES



Na sessão da Câmara Municipal de Currais Novos dessa quinta-feira, apresentei a seguinte proposição: Que seja criada a Comenda Professor Joabel Rodrigues, com o objetivo de homenagear as pessoas ou autoridades que tenham ou estejam contribuído com o engradecimento da educação e cultura no nosso município.

Como também, podendo ser homenageado com essa horaria, pessoas como alunos, professores, diretores e demais servidores que venham se destacar na realização de suas atividades na área da educação e cultura do nosso município.
No momento deixo a vontade para que qualquer pessoa possa aqui deixar a sua sugestão, no sentido de se ter uma redação mais justa e coerente na elaboração final do texto desse Projeto de Resolução, espero até o dia 25.10.15 recebe-las e no dia 27.10.15 apresentar no plenário da Câmara para apreciação dos demais colegas.

Currais Novos: Colisão entre carro e moto foi registrado na Av. 13 de Maio no Paizinho Maria



Por volta das 07h dessa sexta-feira (09) um acidente foi registrado na Avenida 13 de Maio, de frente ao prédio do DNER, no Bairro Paizinho Maria envolvendo uma motocicleta e um veículo Chevete.
As primeiras informações dão conta que o condutor do Chevete parou na faixa de pedestre e o motociclista não conseguiu pará e chocou-se violentamente na traseira. Com o impacto o motociclista foi jogado em cima do carro e chegou a quebrar o para-brisa traseiro com a cabeça.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

TSE reabre ação que pede a cassação da presidente Dilma Rousseff



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu reabrir, nesta terça-feira (6/10), uma das quatro ações que pedem a cassação da presidente da República, Dilma Rousseff, e de seu vice, Michel Temer. A ação havia sido arquivada em março, por decisão da relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura. As informações são de reportagem do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, o processo foi desarquivado após a análise de um recurso do PSDB. Votaram pelo desarquivamento do caso os ministros João Otávio de Noronha, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Henrique Neves e Dias Toffoli.

Com a reabertura da ação, haverá a fase de produção de provas, e Dilma Rousseff e Michel Temer serão intimados a apresentar suas defesas. Após essas providências, o TSE irá julgar se houve ou não fraude durante a campanha petista de 2014.

GTO consegue recapturar dupla que fugiu há 8 dias do CDP de Jucurutu


Na sequência: José Augusto e Fabiano Bernardo. Os dois estavam escondidos em uma casa abandonada, no Sítio Saquinho do Padre, em Jucurutu


Na madrugada desta quarta-feira, 07, o GTO de Jucurutu fez uma operação, que culminou com a prisão de dois fugitivos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Jucurutu, de nomes Fabiano Bernardo da Silva, 20 anos, natural de Jucurutu, que responde pela prática de agressão a sua companheira (Lei Maria Da Penha) e José Augusto Gonçalves de Lima, 20 anos, natural de Currais Novos, preso por Assalto. A dupla conseguiu fugir no último dia 29 de setembro, durante o banho de sol.

Segundo o Cabo Guilherme, que comandou a Operação, o GTO fez várias diligências durante a noite e, já nesta madrugada, os Policiais conseguiram localizar uma casa abandonada, no Sítio Saquinho do Padre, Município de Jucurutu, onde estavam escondidos os dois fugitivos.

Ainda, de acordo com informações do Cabo Guilherme, ao ser surpreendida com a abordagem, a dupla não esboçou reação, recebendo assim voz de prisão. Com os dois, os Policiais encontraram celulares e carregadores, não tendo sido localizada qualquer tipo de arma.

Agora, Fabiano Bezerra e José Augusto estão de volta ao CDP de Jucurutu, onde ficarão, novamente, à disposição da Justiça.

Nosso Blog, mais uma vez, parabeniza a ação da Polícia Militar de Jucurutu, que tem sempre cumprido com o seu papel, trazendo assim, mais segurança à população.

Após morte de preso em Alcaçuz, Coape decide levar Fernando Freire para Apodi

O ex-governador Fernando Freire não será transferido para a penitenciária estadual de Alcaçuz. Na manhã desta quarta-feira (7), a Coordenação da Administração Penitenciária (Coape) conseguiu a autorização para levar o ex-governador para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi, na região Oeste do estado. O motivo alegado pela Coape é a segurança de Freire.

Fernando Freire ficará em cela separada em Apodi

Devido à morte de um preso na manhã de ontem (6) em Alcaçuz, a Coape justificou que situação ainda está indefinida e não se sabe o que poderá acontecer na unidade nos próximos dias. Por isso, para não haver outro fato atípico na unidade, com a chegada de um ex-governador, eles decidiram levar Fernando Freire para Apodi.

"A nossa avaliação, devido aos últimos acontecimentos em Alcaçuz, é que o momento não reflete segurança. Nosso pensamento é somente quanto à segurança. Ele é uma figura pública custodiá-lo em um local como Alcaçuz, que ainda veremos o que pode acontecer durante as próximas horas, seria mais um complicador para a gente", explicou o coordenador da Administração Penitenciária, Durval Franco.

O motivo da escolha de Apodi é que a unidade é considerada tranquila e tem estrutura nova. Lá, Fernando Freire permanecerá em cela separada dos demais detentos da unidade.

"Como é um caso atípico, uma situação nova, de muita repercussão, achamos prudente que se coloque em local separado com os outros. É praxe esse tipo de isolamento no primeiro momento. No decorrer da pena ele deverá ser integrado à comunidade prisional", disse Durval Franco.

A Polícia Militar levará o ex-governador para Apodi. Ainda não está definido o momento em que ele será transferido. De acordo com a PM, a transferência depende de comunicado formal por parte da Coape e da Secretaria de Segurança.